Impedimento de todos

16/10/2016 13:57

Impedimento de todos

Impedimento de todos

A Fifa, já faz um bom tempo, vem tomando medidas para que o futebol seja mais dinâmico e que a bola fique mais em jogo. A proibição de o goleiro usar as mãos nas bolas recuadas é um bom exemplo.



Também para que o jogo não pare muito há a determinação da entidade para que árbitros e bandeiras só marquem o impedimento quando o jogador em posição irregular receba ou toque na bola. Penso que isso é um erro, que em muitas oportunidades acaba beneficiando o infrator, sem dizer que acaba trazendo mais uma interpretação – e também responsabilidade – para o trio de arbitragem.



O lance do gol - anulado, validado e finalmente anulado – do Fluminense, no clássico contra o Flamengo, na última quinta, ilustra bem o que penso.



Na batida da falta, quando é jogada a bola para área, alguns jogadores do Fluminense entram na grande área em impedimento. O que gerou toda a discussão era se quem tocou na bola estava em posição irregular, no caso o zagueiro Henrique, mesmo o ele estando cercado por companheiros de time que estavam impedidos.



Henrique também estava em posição irregular, mas acho que em lances assim, independente de quem recebe a bola, se há jogadores em posição de impedimento, o jogo tem que ser parado.



Ou seja, se na batida da falta, quatro jogadores, próximos uns dos outros, correm em direção da bola e há algum em posição irregular já deve ser caracterizado o impedimento.



Em um chuveirinho é impossível para o trio de arbitragem saber quem vai receber a bola e, mesmo se o jogador que ficou com pelota não está em posição irregular, a ação dos seus companheiros atrapalha os defensores.



Há outra distorção que também acontece muito nesse tipo de jogada que é a de um atacante, que no início da jogada estava impedido, marcar o gol. Tudo bem que vai ser alegado que já é outro lance, mas o jogador leva vantagem por estar em vantagem sobre os defensores.



Vou tentar ilustrar isso usando mais uma vez o polêmico lance do Fla-Flu.



Vamos imaginar que a cabeçada do Henrique fosse espalmada pelo Muralha e no rebote, depois da briga entre zagueiros e atacantes a bola sobrasse para um jogador do Fluminense, que na hora do cruzamento estivesse impedido, e ele fizesse o gol. Pela atual determinação seria valido o gol. Como já disse, eu acho errado, pois o jogador estava em posição irregular no nascimento da jogada.



O mesmo acontece em uma jogada de contra-ataque, quando o atacante, impedido na origem da jogada, recebe um passe e acaba fazendo o gol. Ele só teve liberdade para concluir, pois teve vantagem sobre os zagueiros quando o lance começou.



Um coisa é o chamado “impedimento passivo” quando um jogador está muito longe da bola e não vai interferir na jogada imediatamente, outra totalmente diferente é quando um grupo de atacantes invade a área no mesmo momento, após um cruzamento.



A atual determinação se transforma lances de futebol em uma corrida em que os atacantes podem largar com metros de vantagem sobre os zagueiros. Isso fere totalmente o espírito da lei do impedimento, pois os atacantes devem fugir da posição irregular e nunca tirarem alguma vantagem dela.





VEJA TAMBÉM
- GABRIEL JESUS PARA O MUNDIAL? Diretoria Alviverde de olho em provável saída do atacante do Arsenal
- Chelsea prepara oferta milionária por Estêvão, promessa do Palmeiras.
- Palmeiras busca penta na Copa do Brasil de olho em mais de R$ 90 milhões





8160 visitas - Fonte: Blog: Peron na Arquiba

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

também concordo, tem q acabar com essa porra de impedimento, a defesa tem que marcar, se não marcar q se fodam, no futebol o melhor momento é o gol, porque o impedimento se tem time q usa desse artificio para se defender, muda logo esse regulamento, acabe com o impedimentos.

o que tem que mudar não são as regras e sim a cbf e o stjd de estado, pois mesmo se não tivesse impedido eles anulariam o gol, pois eles fazem de tudo para o futebolzinho carioca leve vantagem, 2009 foi um exemplo explícito ou varias outras vezes, time da terceira que vem pra primeira ,time da primeira que nao cai pra segunda, etc .... Na dúvida vantagem para os cariocas, isto sim precisa mudar !!!! a falta de vergonha na cara !!! Isto precisa mudar !!!!!!!

Acaba ligo com o impedimento. No Futsal mudou a regra é só melhorou. os times que façam esquemas para evitar gol. E se sair gol?? Melhor, afinal, é o melhor momento do futebol.

tá enganado se o goleiro espalmace o gol não valeria também porquê o Henrique tava impedido

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras