Jailson e a academia palmeirense de goleiros campeões em emergências

19/10/2016 15:46

Jailson e a academia palmeirense de goleiros campeões em emergências

Peron na Arquibancada

Jailson e a academia palmeirense de goleiros campeões em emergências

A trajetória de Jailson, que saltou de terceiro goleiro para titular do gol do líder Palmeiras, é uma das grandes histórias do atual Campeonato Brasileiro.



O ano prometia ser mais uma temporada em que o goleiro seria um mero coadjuvante. Com Fernando Prass, titular absoluto e herói da conquista da Copa do Brasil do ano passado e com a contração de Vagner, Jailson, que para piorar ainda mais a situação vinha de grave contusão, estava fadado a passar mais uma temporada sem jogar.



Com a contusão de Prass e as más atuações de Vagner, Jailson teve a chance de assumir o posto de goleiro do Palmeiras no pior momento do time no Campeonato Brasileiro e pressionado por ter que substituir um arqueiro que era unanimidade, depois de Vagner ter fracassado na missão.



Aos 35 anos, sem nunca ter jogado uma partida de Série A, ele entrou contra o Vitória e já no primeiro lance que foi exigido já salvou o time, com uma grande intervenção. Ainda na partida de estreia ele fez uma defesa muito boa em um chute alto e cruzado no último minuto de jogo.



Com boas e seguras atuações, Jailson ganhou a confiança dos companheiros e dos torcedores e desde que ele se tornou titular, o time não perdeu uma partida no Brasileiro.



Assim como tem a tradição de formar bons goleiros, o Palmeiras também tem história de ganhar títulos importantes quando precisa utilizar arqueiros reservas em situações de emergência .



Viajando no tempo, na Copa Rio de 1951, o Palmeiras tinha como seu goleiro o lendário Oberdan Cattani, mas após uma derrota para a Juventus de Turim (4 a 0), na última partida da fase de classificação daquele Mundial de Clubes, Oberdan foi afastado e Fabio foi escalado para a jogar a fase final.



Nas partidas jogadas no Maracanã, Fábio foi muito bem, principalmente na segunda partida da semifinal contra o Vasco, quando ele se transformou um paredão e a partida terminou em um empate sem gols. Ele também não tomou gol na 1ª partida da final contra a Juventus e mesmo levando dois gols na partida decisiva, o Palmeiras se tornou o melhor time do planeta com Fábio, que começou como reserva, como goleiro.





No título do Campeonato Paulista de 1993, aquele que acabou com o jejum de 17 anos sem títulos do clube, o Palmeiras foi campeão também usando um goleiro que não era titular no início do torneio. O arqueiro titular daquele time recheado de craques era Velloso, mas ele acabou se machucando na terceira partida do campeonato e foi substituído por Sérgio, então com 23 anos. Mesmo com as especulações que o clube traria um goleiro experiente, Sérgio se firmou na posição e acabou sendo o goleiro no time que tirou o Palmeiras da fila - ele também foi titular na campanha do título Brasileiro conquistado pelo clube naquele ano.





Por fim, há o caso de Marcos. Ele era reserva de Velloso no início da campanha do time na Copa Libertadores de 1999. O titular se machucou em um treino recreativo e Marcos - vencendo a disputa com o já experiente Sérgio - se tornou titular da equipe. Com o camisa 12 fazendo grandes atuações e milagres, o Palmeiras foi campeão da Libertadores e Marcos foi considerado o melhor jogador da competição.



Agora, faltando apenas sete rodadas para o final do atual Brasileiro, os palmeirenses esperam que o time ganhe mais um título importante com um goleiro que assumiu o posto de titular em uma emergência. Jailson está muito perto para entrar para a academia de goleiros palmeirenses campeões em emergências.



>> Ao lembrar de goleiros do Palmeiras que salvaram o time em situações de emergência, não posso deixar de citar o dia que o atacante Gaúcho virou herói improvisado de arqueiro, inclusive pegando dois pênaltis, em um jogo contra o Flamengo, no Brasileiro de 1988.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





3351 visitas - Fonte: GloboEsporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

É um gigante no Gol , e está numa excelente fase , parabéns Jailson!..

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras