Técnico do Botafogo desafia Cuca como o mais eficaz do Brasileirão

20/11/2016 12:56

Técnico do Botafogo desafia Cuca como o mais eficaz do Brasileirão

Jair Ventura é atualmente o dono do melhor aproveitamento de pontos disputados do campeonato, mas vitória do Palmeiras elevaria treinador da equipe à ponta da lista

Técnico do Botafogo desafia Cuca como o mais eficaz do Brasileirão

Era 13 de agosto quando os repórteres Marcelo Baltar e Thiago Lima publicaram no GloboEsporte.com que depois de oito anos no clube, Jair Ventura seria efetivado como técnico do Botafogo. Em um clube historicamente cercado por superstições, essa data é significativa. O trabalho atraiu sorte: apesar da eliminação da Copa do Brasil após sofrer uma goleada em casa contra o Cruzeiro, passados 17 jogos pelo Brasileirão, o treinador alvinegro tem hoje o melhor aproveitamento da competição: ganhou 68,6% dos pontos que disputou (11 vitórias, dois empates e quatro derrotas).



Depois que o técnico Marcelo Oliveira deixou o Palmeiras, os repórteres Felipe Zito e Rodrigo Faber contaram algumas superstições (como não gostar que o ônibus dê marcha a ré) atribuídas ao novo contratado, Cuca, no dia 14 de março. No domingo anterior, dia 13 de março, quem dirigiu a equipe na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo foi Alberto Valentim. Após as eliminações na primeira fase da Libertadores e na semifinal do Campeonato Paulista, no Brasileirão o Palmeiras é líder e fortíssimo candidato ao título, e com o dobro de jogos disputados em relação a Jair Ventura, Cuca tem o segundo melhor aproveitamento: 67,7% (21 vitórias, oito empates e seis derrotas). Se vencer o Botafogo neste domingo, Cuca praticamente assegura o título e ainda toma do ex-pupilo a condição de melhor aproveitamento (68,5%).



o jogo acabar empatado, curiosamente, os dois treinadores ficarão empatados com o melhor aproveitamento da competição, naquilo que na escola aprendemos se chamar uma dízima períodica: 66,666%. Para quem é supersticioso, o número seria indício de mau agouro? O resultado igual abriria caminho para Zé Ricardo e Dorival Júnior aproximarem seus aproveitamentos da dupla, caso vençam nesta rodada, o que levaria seus times, Flamengo e Santos, a encostarem na liderança, pressionando o líder Palmeiras. A vantagem cairia a dois pontos com seis em disputa nas duas úiltimas rodadas. Zé Ricardo disputou dois jogos a menos do que Dorival Júnior e, por isso, apesar de o Santos ter mais pontos, o técnico do Flamengo tem melhor desempenho estatístico.



As superstições de Cuca já eram notícia no Botafogo, quando dirigia o clube, em 2008.



- Agora vou enfrentar o primeiro treinador que encontrei aqui. A gente vê como as coisas mudaram. Ralamos muito para chegar aqui. As coisas aconteceram sem que eu precisasse passar por cima de ninguém. Fico muito feliz de encontrar um amigo, que me ajudou bastante. Agora está cada um para seu lado, cada um pensando no seu. Desejo boa sorte para ele. Acho que o Palmeiras será campeão. É um time bastante competitivo - disse Ventura na sexta-feira.



De qualquer modo, o Palmeiras tem a inquestionável vantagem de jogar em casa nesta rodada. O Palmeiras tem o terceiro melhor aproveitamento entre os mandantes (78,4%), mas Cuca sabe exatamente a importância os cuidados que visitantes inspiram. O Palmeiras está na liderança do Brasileirão porque tem aproveitamento (57,4%) melhor do que Flamengo (53,7%) e Santos (45,1%) nos jogos como visitante, já que há mandantes com melhor aproveitamento do que ele.



O Botafogo é o quinto melhor visitante da competição (41,2%). Em nove jogos sob o comando do técnico anterior, Ricardo Gomes, a equipe carioca tinha um aproveitamento bem modesto fora de casa (18,5%, um vitória, dois empates e seis derrotas).

Considerados apenas os jogos sob o comando de Jair Ventura,

esse aproveitamento disparou (66,6666% - olha ele aí, de novo... ). O atual técnico do Botafogo tem o melhor rendimento fora de casa entre todos os comandantes. Não são poucos os que questionam se, à frente de uma equipe modesta que pensava prioritariamente em lutar contra o rebaixamento, não seria ele o melhor treinador do ano, sem desmerecer o trabalho de quem quer que seja. Em oito jogos como visitante, sua equipe sofreu apenas dois gols, nas derrotas para Atlético-PR e América-MG, mas a equipe vem de três jogos sem fazer gol. O Flamengo esse Botafogo segurou no 0 a 0. É esse o tamanho do desafio que o Palmeiras tem pela frente neste domingo.





VEJA TAMBÉM
- POUCAS OPORTUNIDADES! Palmeiras traça planejamento para futura utilização de Rômulo
- Joia do Palmeiras ganha chance no campo após marcar três em final contra Corinthians.
- QUEDA DE RENDIMENTO! Palmeiras busca solução para desempenho de Richard Ríos





4344 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

É tudo nosso avanti palestra vai verdao dá-lhe porco e dá-lhe dá-lhe porco e dá-lhe dá-lhe porco e dá-lhe dá-lhe porco

É hoje cuca

Por mais que seja feito dados através de %, comparar campanhas com o dobro de jogos de um técnico para outro é complicado.

dale cuca

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras