Oberdan Cattani fez 351 jogos no Palestra/
Palmeiras (Divulgação/Site Oficial do Palmeiras)
Dois jogos no São Bento valeram ao então jovem goleiro sorocabano Oberdan Cattani, em 1940, a oportunidade de um teste no Palestra Itália e a chance de se transformar em um dos maiores ídolos da história palestrina. Oberdan morreu na última sexta-feira, em São Paulo, aos 95 anos: foram 13 anos e 351 jogos vestindo a camisa número 1 do Verdão entre 1941 e 1954, além de uma temporada no Juventus.
Oberdan começou a carreira em 1938, revelado por Quarto Castelli, técnico do Fortaleza Clube, equipe amadora do bairro de Santa Rosália, em Sorocaba. Dois anos depois chegou ao São Bento, onde ficou por apenas dois jogos amistosos: a derrota para o Sudan, por 2 a 1, em 8 de setembro de 1940, e o empate por 2 a 2 com a Esportiva São José de São José dos Campos, em 20 de outubro do mesmo ano.
Em nenhuma das duas ocasiões o seu time saiu vencedor. Mas as atuações de Oberdan chamaram bastante a atenção, segundo o o historiador do clube sorocabano, Luiz Carlos Éden, que pesquisou as súmulas dos dois jogos.
- A partir daí o Oberdan tem a oportunidade de fazer um teste no Palestra Itália. Isso pode ter sido facilitado ou pela proximidade da diretoria alviverde com o Fortaleza, ou com o São Bento, cujo presidente era Paschoal Ciardi - a família do goleiro também era próxima do então comandante palestrino, Ítalo Adami.
Oberdan fez dois jogos pelo São Bento antes de chegar ao Palestra (Foto: Divulgação/S.E. Palmeiras)
São Bento 1 x 2 Sudan (S. Paulo) - Amistoso
Estádio da Rua Cel. Nogueira Padilha, em Sorocaba
Data: 08/09/1940, às 15h30
Gols: Pé de Ferro (SB); Lima e Costa (S)
São Bento: Oberdan; Tóta e Dora; Messias, Carijó e Baiano; Bertinho, Belém (Lebre), Mingo, Pólice (Robertinho) e Pé de Ferro.
Sudan: Ramos (Francisco); Berti (Negrão) e Bérgamo; Odilon, Camargo e Batista; Messias, Costa, Lima, Muna (Antoninho) e Paulo.
São Bento 2 x 2 Esportiva São José (S. José dos Campos) - Amistoso
Estádio da Rua Cel. Nogueira Padilha, em Sorocaba
Data: 20/10/1940
Arbitro: Dr. Ubirajara (L.P.F.)
Gols: Lazinho e Alcoléa (SB); Mingo e Abílio (ESJ)
São Bento: Oberdan; Romeu e Dora; Carijó, Lazinho e Brasilino; Marcos (Pedrinho), Police, Alcoléa, Bertinho e Dico.
Esportiva S. José: Zé Lino; Cartolauro e Borracha; Armando, Ditão e Batista; Luizinho, Mingo, Gregorut (Abílio), Moraes e Nelsinho.
7929 visitas - Fonte: Globoesporte