No estrelado Palmeiras, veja em que posição é mais difícil ser titular

7/4/2017 17:44

No estrelado Palmeiras, veja em que posição é mais difícil ser titular

No estrelado Palmeiras, veja em que posição é mais difícil ser titular

Eduardo Baptista conversa com jogadores durante treino do Palmeiras



Após um início de temporada com dificuldades, Eduardo Baptista conseguiu uma boa sequência de resultados no Palmeiras e aquietou as cobranças. A boa fase, no entanto, não tem nada a ver com o técnico ter encontrado um time ideal, embora ele tenha uma "espinha dorsal", como gosta de afirmar. É justamente o fato de ter uma equipe tão mutável, com tantas alternativas, que a formação alviverde vem obtendo sucesso.



De fato, a concorrência interna é bastante acirrada. No elenco tem um pouco de tudo: jogadores caros, apostas, nomes com pouco ou muito tempo de casa, atletas experientes, inexperientes, selecionáveis e recém saídos da base.



O gol, a zaga, o meio de campo ou o ataque. Qual a posição mais difícil para jogar hoje?



O ESPN.com.br fez um raio x do elenco alviverde no dia da primeira decisão da temporada. Nesta sexta-feira, a equipe palmeirense enfrentará o Novorizontino, às 21h (de Brasília), no Pacaembu, no segundo jogo das quartas de final do Paulista.



Goleiros



O titular é Fernando Prass, 38, que está no Palmeiras desde 2013. Jogou antes por Grêmio Coritiba e Vasco, com quem rescindiu para vir para São Paulo (foi contratado sem custos). Chegou até a ser convocado em alguns momentos, foi fundamental no título da Copa do Brasil em 2015 e é um dos maiores ídolos recentes da torcida palmeirense.



O reserva Jaílson, 35, tem menos tempo no Palmeiras (desde 2014), menos jogos e menos clubes grandes no currículo (só Ceará), mas divide o coração dos palmeirenses. Ele substituiu Prass no ano passado no Brasileiro e deu conta do recado. Só não é titular porque o dono da vaga é mesmo Fernando Prass.



O Palmeiras tem ainda Vinícius, 23, Daniel Fuzato, 19, ambos crias da base e com pouca presença no time principal. O primeiro tem um jogo só. O segundo nenhum.



Laterais direitos



A disputa de posição tem Jean, 30, e Fabiano, 25.



O primeiro leva vantagem pela experiência e qualidade - foi escolhido o melhor lateral direito do último Brasileiro. Chegou ao Palmeiras em 2016, contratado do Fluminense (valores foram mantidos em sigilo por força do contrato). Tem um currículo vitorioso e ainda com passagens por São Paulo (base e profissional). Já chegou até a defender a seleção. Mas, uma lesão no pé o tirou de combate e por isso ele não joga desde 19 de março.



O segundo corre por fora por chegou no meio do ano passado emprestado pelo Cruzeiro. Não teve tantas chances, mesmo assim foi bem avaliado e teve a renovação do empréstimo neste ano (o Palmeiras ainda comprou 40% dos direitos dele). Com a lesão de Jean, vem jogando com frequência e está dando conta do recado.





Eduardo Baptista comandou o Palmeiras em campo



Laterais esquerdos



A disputa aqui é entre Egídio, 30, e Zé Roberto, 42, e ela é parelha.



Eduardo Baptista tem utilizado os dois. O primeiro fez oito jogos no ano, enquanto o segundo atuou 11 vezes. E ambos têm dado conta do recado. Quem é melhor?



Dfifícil responder. Zé Roberto é mais experiente. Não apenas pela idade. Tem passagens pela seleção brasileiro nos anos 1990 e 2000. Defendeu Real Madrid, Flamengo, Leverkusen, Bayern de Munique, Santos e Grêmio. Foi campeão em quase todos e soube se adaptar ao longo da carreira: começou como lateral esquerdo, virou volante, depois meia, voltou a ser volante e novamente lateral. Está no clube desde dezembro de 2014.



Egídio começou no Flamengo, defendeu o Cruzeiro após um longo período passando por equipes pequenas e médias e veio ao Palmeiras após passar pelo Dnipro.



Zagueiros



Antônio Carlos, 24, Edu Dracena, 35, Luan, 23, Mina, 22, Thiago Martins, 22, e Vitor Hugo, 25, são os zagueiros que disputam duas vagas como titular.



Hoje tem a zaga é formada por Edu Dracena, experiente defensor e com passagens por Guarani, Santos e Corinthians e com títulos importantes (Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil e Paulista), e Mina, zagueiro convocado pela Colômbia.



Mas o ano iniciou com Vitor Hugo ao lado de Mina. Ele tem menos experiência, mas terminou a última temporada em alta. Chegou a participar do amistoso da seleção brasileira contra a Colômbia (só foram convocados jogadores que atuavam no Brasil), em janeiro. Mas perdeu a vaga no time após partidas bem abaixo do normal e uma expulsão.



Ou seja, Vitor Hugo, Edu Dracena e Mina disputam posição. E eles tem Antônio Carlos correndo por fora. O zagueiro jogou três partidas neste ano, geralmente substituindo alguém - geralmente Edu Dracena, que é poupado para evitar lesões.



Já Thiago Martins e Luan não jogaram. O primeiro recupera-se de uma entorse no joelho esquerdo. O sgeundo acabou de chegar do Vasco e recupera-se de uma cirurgia feita no pé direito. Ambos não sabem quando devem jogar.



Volantes



Aqui é mais fácil de escalar. Os titulares são Felipe Melo e 33, e Tchê Tchê, 24.



O primeiro já jogou Copa do Mundo. Defendeu Flamengo, Inter de Milão e é ídolo no Galatasaray. O segundo foi muito bem no Audax e defende seu primeiro time grande. Ele é um misto de volante e meia, uma vez que também arma muito o jogo.



Mas eles têm a sombra de Thiago Santos, 27, que chegou ano passado do América-MG e agradou bastante à comissão técnica do Palmeiras. Já Arouca, 30, não vem jogando.



Meias



O elenco alviverde é muito bem servido neste setor.



Tem Raphael Veiga, 21, que vem sendo aproveitando quando possível por Eduardo Baptista. Mas Guerra, 31, jogador da seleção venezuelana, é o titular incontestável.



Também tem Michel Bastos, 33, que agradou sempre que foi titular, e tem uma rodagem também de impor respeito: jogou a Copa de 2010, defendeu Lille, Lyon, Roma e São Paulo, isso só para citar clubes que atuou nos últimos anos.



O setor tem Moisés, eleito um dos melhores do último Brasileiro, é opção com potencial de recuperar a vaga de titular. Aos 29 anos, ele rompeu dois ligamentos do joelho esquerdo.



Por fim, os jovens Hyoran, 23, e Vitinho, 19, são os jovens promissores.



Atacantes



Dudu, 25, Keno, 27, e Borja, 24. Este é o trio ofensivo hoje do Palmeiras.



O primeiro vive o melhor momento da carreira. Foi fundamental para o Palmeiras ganhar o último Brasileiro. E vem repetindo neste ano ótimas atuações. Foi até chamado para a seleção. Borja é jogador da seleção colombiana e foi campeão da última Libertadores. E Keno surpreendeu. Veio do Santa Cruz e não sentiu a pressão.



Mas o setor é ao lado do meio de campo aquele com mais opções para Eduardo Baptista. Ele tem a disposição Alecsandro, 36, Willian, 30, Róger Guedes, 20, Erik, 22, e Rafael Marques, 33, que vem sendo aproveitandos ao longo do ano.



Vaga na semifinal



O Palmeiras encara o Novorizontino, no Pacaembu, tranquilo com a vantagem obtida fora de casa. Como venceu por 3 a 1, o time pode empatar ou perder por um gol de diferença que mesmo assim ficará com a vaga na semifinal do Estadual.



Apesar da vantagem confortável, o treinador não quer dar moleza e portanto vai escalar força máxima. Chegou até a treinar cobranças de pênaltis (para isso o jogo teria de terminar com placar de 3 a 1 para o time de Novo Horizonte).



Ficha técnica



PALMEIRAS X NOVORIZONTINO



Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Data: 7 de abril de 2017, sexta-feira

Horário: 21 horas (de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza



PALMEIRAS: Fernando Prass; Fabiano, Mina, Edu Dracena e Zé Roberto; Felipe Melo, Tchê Tchê e Guerra; Willian, Borja e Dudu. Técnico: Eduardo Baptista



NOVORIZONTINO: Michael; Moacir, Domingues, Diego Sacoman e João Lucas; Éder, Doriva, Roberto, Fernando Gabriel e Henrique Roberto; Everaldo. Técnico: Silas



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





46890 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

O cuca aproveitava mais o talento de Rafael Marques. b

sgeundo

tambem acho.
melhor que Fabiano

coloca the the de lateral direito acho que ele vai se adapta bem

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras