Análise: Palmeiras mostra poucas alternativas e falha no primeiro grande teste do ano

23/4/2017 09:57

Análise: Palmeiras mostra poucas alternativas e falha no primeiro grande teste do ano

Time de Eduardo Baptista busca formas de furar a retranca da Ponte, mas termina abusando dos chuveirinhos, vence por apenas um gol e é eliminado na semifinal do Paulistão. Que sirva de lição para a Libertadores

Análise: Palmeiras mostra poucas alternativas e falha no primeiro grande teste do ano

Nos 180 minutos das semifinais entre Palmeiras e Ponte Preta, só um time foi absurdamente superior ao outro por um curto período: a Macaca, nos 30 primeiros minutos no jogo de Campinas. No restante, foi o Verdão pressionando, martelando, buscando formas para furar um sistema defensivo bem armado por Gilson Kleina. Não confunda retranca com antijogo. Até porque a Ponte teve chance para fazer gol em São Paulo.



O que o torcedor alviverde pôde acompanhar na vitória por 1 a 0, insuficiente diante dos 3 a 0 da Ponte no jogo anterior: um Palmeiras que lutou o tempo inteiro e com alternativas de jogo<,B>, ainda que não boas o suficiente para passar pela Macaca. O Verdão fez de tudo para jogar com a bola nos pés. Não conseguiu e só foi apelar para os cruzamentos já no fim da partida.



Para quem até pouco tempo atrás via uma sucessão de chuveirinhos inúteis (com Marcelo Oliveira) ou um time de passividade irritante (com Oswaldo de Oliveira), trata-se de um alento considerável. E ninguém tem como cravar que, com Cuca, o Palmeiras conseguiria vencer a Ponte por quatro gols de diferença (só houve uma vitória assim, um 4 a 0 sobre o Figueirense, nas 38 partidas do Verdão no Brasileiro de 2016).



Resumindo: se você quer pegar no pé de Eduardo Baptista, o faça pela escalação inicial do jogo de Campinas, não por aquilo que o Palmeiras mostrou neste sábado, na arena, principalmente no primeiro tempo/. O técnico passou a semana treinando variações de jogo que de fato aconteceram em campo, como a saída com Felipe Melo como um zagueiro pela esquerda, liberando Egídio para jogar como ponta, prendendo o lateral-direito da Ponte (Jeferson, que deitou e rolou em cima de Zé Roberto no primeiro jogo).



Dudu lutou, mas não conseguiu ajudar o Palmeiras a superar a Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli)



Faltaram os gols, e é fato que o trabalho do Palmeiras poderia ter sido muito mais fácil se o árbitro Raphael Claus tivese marcado pênalti claro de Fernando Bob em Jean aos 37 minutos do primeiro tempo. Ir para o intervalo com 0 a 0 no placar era tudo o que Eduardo Baptista não queria.



No fim de jogo, aí sim, o Palmeiras abusou dos chuveirinhos. Foram 60 (!!!), a grande maioria nos últimos 20 minutos. Mas até o Manchester United de José Mourinho faz isso (com Fellaini e Ibrahimovic). Foi num lance de bola aérea, aliás, que o Verdão marcou seu único gol, com Felipe Melo. Mas no primeiro tempo o time tentou, sim, criar com a bola nos pés. Guerra, Róger Guedes e Jean tiveram chances para marcar.



O Palmeiras chegou a ter 80% da posse de bola neste sábado, de acordo com o Footstats. A Ponte só conseguiu trocar mais de quatro passes seguidos uma única vez durante todo o primeiro tempo (aos 41 minutos).



Durante os 90 minutos, o Palmeiras atacou com sete e se defendeu com três (Mina pela direita, Felipe Melo pela esquerda e Edu Dracena centralizado, sendo que só este último não se arriscou em nenhum momento a subir com a bola no pé).



Quando conseguiu chegar à linha de fundo, com Jean, Egídio, Róger Guedes e depois Michel Bastos e Keno já no segundo tempo, o Palmeiras entrava na área com pelo menos cinco jogadores em condições de finalizar. O problema é que o homem contratado apenas para desempenhar essa função estava em outro mundo: Miguel Borja.



O centroavante colombiano parecia aceitar a marcação dos zagueiros da Ponte. Movimentava-se pouco. Enquanto os outros jogavam "a vida" em campo, Borja desfilava amuado, quase apático. Aos 25 do segundo tempo, saiu para a entrada de Willian e foi vaiado. Chutou um copo à beira do campo e reclamou: "Sempre eu". Foi o único momento em que não pareceu um boneco de gelo.



Fica a dúvida: será que Willian, muito mais vibrante, não seria mais útil do que Borja? Há quem diga que Eduardo Baptista pensou nessa possibilidade durante a semana...



O que a torcida do Palmeiras espera de Borja: não apenas gols, mas uma entrega total em campo. Como Dudu. É impressionante o que joga o camisa 7. Correndo o tempo inteiro, volta para buscar jogo, busca o drible, levanta a cabeça, arma, dá opção para passe... e ainda chega na área para finalizar. O Palmeiras contrata dezenas de jogadores, mas o único que continua (e continuará) sendo titular absoluto é Dudu.



Uma pena ele ainda ser derrotado pelo próprio temperamento em alguns momentos, como no lance em que é pego em impedimento (veja no vídeo abaixo). Não fosse por isso, seria figurinha carimbada nas convocações de Tite.



O que o palmeirense precisa saber sobre a montagem do time: além do "flutuante" Dudu, Róger Guedes caiu pelos dois lados, Guerra apareceu como ponta em vários momentos, Felipe Melo marcou e saiu para o jogo, Tchê Tchê se desdobrou para cobrir uma faixa de campo que geralmente é coberta por dois homens e os laterais (Jean e Egídio) atacaram como se não houvesse amanhã. Não dá para dizer que o time não teve alternativas. Dá para dizer que não foram boas o suficiente. Só no fim do jogo o Palmeiras se tornou um time previsível, com muitos chuveirinhos.



No segundo tempo, Eduardo Baptista colocou Michel Bastos no lugar de Tchê Tchê. Ganhou profundidade pela direita e mais qualidade nos cruzamentos, mas perdeu um setor que já estava capenga – aquele da "segunda bola". Ela ia, voltava e não encontrava ninguém de verde. Se Moisés não estivesse machucado, era ali que ele estaria.



Foi quando a Ponte começou a se soltar mais para os contragolpes. Pottker perdeu uma chance clara diante de Fernando Prass já nos minutos finais, quando o Verdão estava todo no ataque.



Diante de tudo isso, Eduardo Baptista merece voto de confiança do torcedor. Você pode até não concordar com todas as decisões do treinador, mas é inegável que ele entende de bola e trabalha variações com os jogadores durante a semana, coisa que não acontecia com a dupla Marcelo e Oswaldo de Oliveira. Cuca deixa saudade pelos resultados? Sim, evidente.



Mas colocar toda a temporada a perder por conta de uma eliminação no Paulistão seria um erro que a diretoria do Palmeiras, hoje 100% profissional e nada passional, não parece disposta a cometer.



Importante: não há, em quatro meses de trabalho, registro de uma única declaração de jogador fora de sintonia com Eduardo. O chilique de Borja ainda é um ponto fora da curva, e nada leva a crer que voltará a se repetir – não se espante se Alexandre Mattos der a cara para bater nos próximos dias, como fez o presidente Mauricio Galiotte neste sábado.



Que a eliminação no Paulistão sirva de lição para a Libertadores. O Palmeiras vai se classificar no Grupo 5 e depois terá de encarar quatro duelos de mata-mata para ser campeão. Se entrar avoado como fez em Campinas, mesmo que apenas por 30 minutos, já sabe: vai dançar, como dançou diante da Ponte.



Palmeiras de Felipe Melo sabe: não pode dar mole na Libertadores como deu no primeiro tempo em Campinas (Foto: Marcos Ribolli)



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





77514 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Já passou da hora! Se esse cara ficar no Palmeiras, vamos cair de novo! Absurdo! Burrice de quem corre tratou! Em super elenco que não produz porque o técnico amador na. Tem competência para escalar p Time! É só para constar se Cuca estivesse conosco iríamos a final! Jamais iríamos perder para esse timeco de interior!mvexam! Vergonha! Tem que trazer Cuca de volta!a casa está caindo! Acorda diretoria palmeirense

Eduardo Batista vai se fuder porque o Palmeiras não precisa de vc seu lixo volta pra ponte seu Corinthiano lixo

esse treinador Eduardo Batista e muito fraco muito ruim não da cuca volta por favor

Eduardo. seu lixo vai emporra porra nao seu com a Diretoria do palmeiras quer com esse tec burro do caralho so acha d fazer subistituiçao quase no final do jogo cara burro eduardo da cu pro guerra e pro borja q sao dois lixo igual vc burro

EB não consegue treinar o mais importante. jogadas de Gol..time não tem triangulações pelas pontas e meio. não tem jogadas ensaiadas de bola parada escanteios e faltas...aí não sai gol...soh isso..

gente, vamos trocar esse técnico logo. Ele é gente Boa, mas só isso. Daí a ser técnico do Palmeiras tem muita distância. Esse cara ganhou o que até hoje? É técnico pra time pequeno. A diretoria do Palmeiras sempre tem que fazer uma cagada mesmo.

matéria ridícula. Um cara que cogota improvisar willian de centroavante no lugar do Borja.. não merece meu resleito.

ok vamos esperar o palmeiras se ferar na libertadores COPA do Brasil Brasileirao, é isto que vc quer mesmo pro verdao ser eliminado, se liga se comentarista de M.....deve ser gamba ou Bambi ele, CHAMA O CUCA DE UMA VEZ E PONTO FINAL.

o tecnico e ruim mesmo ele ainda deu sorte ontem q a ponte nao quis ir p cima senao ia levar outra goleada. fdp

essa merda chamado EB.falou que teriamos orgulho depois do jogo, orgulho de ser eliminado pelo um timinho do interior? ou melhor timinho timinho é quem foi eliminado. nelsinho bunda batista e eduardo bunda batista são iguais não sabe nada de esquema tatico contra time grande ou pequeno o esquema é sempre o mesmo borja andando em campo dudu reclamando melo dando pancada e prass rebatendo com as pernas e tomando gols timinho previsivel

este é o problema enquanto está naquela de que se perder esta podemos recuperar no próximo aí o time com o técnico estão sempre relaxado aí quando chega au mata mata é que não tem aquele técnico competente para fazer a equipe ter a tranquilidade e confiança para fazer as finalizações com êxito.

excelente análise, completa. uma grande lição aplicou a ponte preta. Assisti aqui no Rio o Palmeiras tomar de 4 do Fluminense e arrumou a casa e foi bicampeão. Uma porrada faz bem. O Borges ou está está machucado ou só sabe marcar se derem o "toma faz", usa bem o corpo com o zagueiro é só...

olha eu acho q ja deu pro Eduardo batista

fica Eduardo Deus tá cmo vc

o técnico é burro tinha que colocar o Willians e deixar o Borja não é técnico para o Palmeiras.

jogou bem, mas não faz gols. o mínimo que deveria fazer é ganhar em casa dá ponte por 1 a 0. já estão achando que este resultado é algo bom demais.

chacota para os adversários, isso eh palmeiras hj.

Vem Luxa!!!

time jogou so com chuveirinho na área ,não te jogador pra chutar ,parece que não sabem chutar a gol ,a todo momento com lançamento na área ,vai treinar chute a gol ,enquanto nao aprender a chutar não vao parar de treinar se eu fosse o treinador desse time ia fazer eles ficar 10 horas por dia treinando chute a gol ,todo torcedor palmeirense trabalha no mínimo 8 horas por dia por um salário miserável e esses filho da puta ganham milhões por jogo pra fazer a gente sofrer to cansado desse time filho da puta ,não é so o técnico todos tem que ter vergonha na cara ,nosso capitão só sabe chorar em campo, felipe Melo só carrinho e esse centroavante desqualificado que pra mim é pior que o rafa marques ,de saco cheio com essa bosta de time

jogadores perna d pau e uma vergonha ser eliminado pela ponte. e você ainda fica comemorando. a ponte fez 3 gol em 30 minutos o Palmeiras tevê 180 para fazer 1 golzinho chorado toma vergonha na suas cara vcs tem obrigação com este elenco.volta Paulo nobre esse presidente do Palmeiras e uma merda

Quero ver se vai esperar voar dá Libertadores pra o presidente entender que o cargo dado ao Eduardo foi grande demais pra sua competência.

eu acho que o prolblema nao e o tecnico ,mas esses jogadores ficam fazendo corpo mole , po meu o rafael marques por mais qur s torcida critica o cara ta na area para fazer gol ainda mais em tempo de decizao acorda jogadores ,vcs estao fazendo isso para derrubar EB,nao se esquecam pois quem deu a ideia de trazer ele foi Cuca

sai técnico fica com o uterino e bem melhor que esse ai

poxa vida , porque não nasci são-paulino meu Deus

pra mim Borja e Eduardo batista nada presta .

feitas as analises e se preparar para a guerra do Uruguai, fechar o grupo no objetivo maior: libertadores. até gostei do primeiro tempo, no segundo achei bem desespero... ainda falta equilíbrio tático ao EB...

Sai Eduardo batista

nois deveria ter ficado com o Barrios porque Barrios e Borja é a mesma bosta ..Barrios alexgordo e Borja são as mesmas merda ninguém joga bosta nenhuma..vai tudo se fuder

poxa e pensar que quase o abelão vinha pra cá
eu preciso de ajuda se fica de passividade achando q esse técnico é bom já é palhaçada

vamos rodar também dá libertadores pode crer ..enquanto não mudar o técnico..time de bosta só dinheiro jogado fora nessa bosta de time..tenta com Luxemburgo pra ver o que dá manda o batista ir pra série B

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras