Batalhão de técnicos, rede de olheiros na Série B e 14 microempresas: como o Palmeiras quer fazer seus craques em casa

27/11/2017 10:12

Batalhão de técnicos, rede de olheiros na Série B e 14 microempresas: como o Palmeiras quer fazer seus craques em casa

Batalhão de técnicos, rede de olheiros na Série B e 14 microempresas: como o Palmeiras quer fazer seus craques em casa

Com o sucesso obtido nas categorias de base neste ano, o Palmeiras planeja o próximo natural passo: levar os jovens jogadores formados para a equipe profissional. Para isso, o clube conta com uma estrutura de profissionais capacitados para transformarem suas promessas em verdadeiros craques forjados em casa.







Em participação no "II Debate Pense Bola", em São Paulo, evento organizado que reuniu treinadores, analistas e profissionais que trabalham com futebol, Cícero Souza, gerente de futebol da equipe, explicou como funciona o pensamento alviverde para as próximas temporadas.



"Queremos ser um clube formador. Queremos ser um clube que capta, forma e faz bem a transição ao profissional. Temos objetivos técnicos, financeiros e de imagem e queremos ter uma equipe profissional competitiva capaz de brigar pelas primeiras colocações", explicou. "Queremos ser, também, um departamento auto sustentável, com boa distribuição de receitas e ser superavitário. Nós havíamos a necessidade de resgatar a auto estima do torcedor", completou.



Principalmente nos últimos anos, com a chegada do patrocínio e o aporte financeiro da Crefisa, o Palmeiras tornou-se muito mais um clube "gastão" com atletas de outros clubes do que um revelador de novos talentos.



Para se ter uma ideia, a equipe alviverde pouquíssimo aproveitou sua base em 2017. Nos primeiros 34 jogos do Campeonato Brasileiro, por exemplo, foram apenas 116 minutos – contando acréscimos – para atletas revelados no clube. Pior ainda, só três foram utilizados: Matheus Iacovelli - que já foi vendido ao Estoril Praia, de Portugal -, Gabriel Furtado e Fernando.



"Foram construídas 14 áreas de processo que funcionam como empresa. Nas nossas categorias de base temos uma política de divisão de direitos econômicos com outros clubes formadores, política salarial e de captação. A gente utiliza o futsal de 11 até 14 anos e o sub-12 vai para o terrão uma vez por mês", comentou Cícero.



Para ter certeza sobre quais jovens atletas poderão dar continuidade às suas carreiras no profissional palmeirense, o clube realiza uma larga inspeção com quase 20 olheiros na segunda divisão nacional.



E todo o cuidado com sua base vem dando certo. Afinal, só no sábado, o Palmeiras sagrou-se campeão paulista das categorias sub-11 e sub-15, diante de Santos e São Paulo, dois clubes grandes conhecidos por apostarem forte em suas camadas mais jovens.



Palmeiras pela primeira vez sagrou-se campeão de três das cinco categorias de base, fez a maior venda da história do clube [Gabriel Jesus, para o Manchester City, por R$ 121 milhões], a quarta maior do futebol. Ganhamos a 'Copa Nike' e chegamos às finais de todas. Cedemos mais jogadores para as seleções nas categorias de base", comemorou Cícero.



"Temos um relatório muito completo com os números. A gente se preocupa até como ele está inscrito no BID. A avaliação técnica e é a base de tudo. Existe uma validação final com o treinador que está lá. Ele pode até indicar um jogador, o banco de dados vai dar subsídios ou não para avançar para identificar se está naquele perfil que a gente traça como o ideal. É fundamental a anuência e a participação dele. Senão, não faz sentido", continuou.



E agora, buscando aumentar o número de promessas da base no profissional, Cícero Souza explica o que será feito a partir de 2018.



"Quando começamos, em 2015, nos tínhamos uma grande deficiência formativa por causa de captação e falta de profissionais. Colocamos para o ano que vem que quatro jogadores atuem por 45 minutos em dez vezes", decretou.



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras finaliza preparação e define escalação para enfrentar o Cuiabá no Brasileirão.
- Palmeiras Recebe Reforço de Poupados em Treino Pós Vitória na Copa do Brasil
- Abel Ferreira tem nove jogos para realizar sonho da torcida palmeirense





9369 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Parabéns esta base vai nos dar grandes alegrias

Somos Palmeiras, único gigante das Américas.

Real Madrid, não sei quem foi o jumento, que inventou esse comparativo com nosso Palmeiras.

Tem que esquecer dessa história de Real Madri das Américas. Somos únicos, somos Palmeiras e não temos que ser comparados a ninguém.

queremos,podemos e devemos investir nos garotos que terão futuro longe das ruas e poderão ser nossos futuros craques

seremos sim o real Madrid da América latina!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras