Ex-diretor alviverde vê Corinthians e Santos como exemplos de marketing

21/12/2017 19:22

Ex-diretor alviverde vê Corinthians e Santos como exemplos de marketing

Ex-diretor alviverde vê Corinthians e Santos como exemplos de marketing

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press



Corinthians e Santos se destacaram nos últimos anos pelos seus planos de marketing para contar com dois jogadores que possuem carreiras brilhantes: Ronaldo e Neymar. O alto salário dessas duas estrelas, considerado impagável à época, obrigou os clubes a encontrarem uma nova perspectiva de gastos. Corintianos e santistas trataram de erguer as mangas e trabalhar para viabilizar vencimentos sem precedentes no futebol do país e, hoje, se tornaram exemplos de sucesso de como romper com os limites da administração do esporte no Brasil.







Criador do jornal focado em publicidade e marketing Propmark, Armando Ferrentini, que também foi diretor de propaganda do Palmeiras e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, avaliou que os investimentos de Corinthians e Santos valeram muito a pena por conta dos resultados esportivos que os clubes tiveram no período.



“Se não houvesse esses investimentos do Corinthians e Santos, muito provavelmente não teriam conseguido ganhar os títulos que ganharam. É muito importante o vencedor não apenas satisfazer seus aficionados e patrocinadores, mas também se mostrar como exemplo. Ninguém quer seguir o perdedor”, afirmou Ferrentini à Gazeta Esportiva, valorizando a estratégia de marketing das agremiações paulistas.



O Corinthians retornou à Primeira Divisão do futebol brasileiro em 2009 anunciando a contratação de nada mais, nada menos que Ronaldo. Para arcar com os salários do atacante, o clube do Parque São Jorge chegou a ter cinco patrocinadores na camisa, além do fornecedor de material esportivo. Uma das marcas, que fabricava desodorantes, chegou até a marcar presença em um lugar inusitado do uniforme, na região da axila. Defendendo o Timão, o Fenômeno venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 2009.



Já o Santos apostou no potencial comercial de Neymar para adiar a ida do craque revelado nas categorias de base ao futebol europeu. No período em que vestiu a camisa do Peixe, o atacante participou de uma série de campanhas publicitárias que rentabilizaram a sua permanência na Vila Belmiro. Hoje consagrado, ele segue fazendo sucesso e contando com uma série de patrocinadores pessoais. O Peixe, por sua vez, não se arrependeu do esforço, já que com o atual atleta do PSG conquistou três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010), uma Libertadores (2011) e uma Recopa Sul-Americana (2012).



Apesar dos exemplos de sucesso, poucos clubes do Brasil ainda conseguem lidar com o assédio do futebol europeu aos seus jovens talentos ou então repatriar um jogador de renome. A concorrência desleal dos clubes estrangeiros é um grande obstáculo, porém, mesmo com a diferença abissal de investimento, não há um empoderamento maior das agremiações brasileiras, na opinião de Ferrentini, por falta de uma gestão mais qualificada.



“Por que não dá certo em outros clubes? Porque o gestor não sabe como essa máquina do marketing funciona. Os patrocinadores têm que acreditar na gestão para investir milhões em patrocínio. Não vou citar o termo desonestidade, prefiro incapacidade. Há muitos dirigentes que são ainda primários, que não têm noção do que seja marketing. Para eles, é novidade. Como você vai investir em um clube em que o diálogo não existe? Os dirigentes não sabem o que você está falando”, concluiu.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





14358 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Que Exemplos de Marketing do Corinthians do Santos Os dois Estão Vendendo Almoço Para Compra A janta

Realmente um exemplo, dívidas, calotes, envolvimento em corrupção com o PT, kkkkkkk

deixe a ira de lado e vamos ao foco entendi perfeitamente o Santos conseguiu segurar o neimar por muito tempo (coisa que não fizemos nem com Vagner Love nem com Gabriel Jesus) o pilantra do Andrés investiu no Ronaldo e os caras abriu as portas ganhando campeonatos inclusive libertadores e Mundial vamos ser esportistas

se fossem exemplo não taria na merda q estão kkkkkkkkkkkk, esse FDP é gambá, tem mais q tomar no cu teu FDP!

esse FDP é um daqueles que afundou o Palmeiras em dívidas

Que belo exemplo kkkkkkkk

gamba FDP...este merda...
foi dispensado do verdao por incompetência....

traz o hulk entao

os fedidos não é exemplo pra ninguém tão devendo até a sorba não paga ninguém é o fiasco tá só começando.

e exemplo? Que exemplo kkkk ?

exemplo de que ?
os dois estao quebrados
kkkkkkkkk

mais um dos mustafa

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Voce esta pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV
asssinatura Liberação e DEMINUIMOS valor da
conta pra quallquer luga do Brasil WHATZSAP
11958640776

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras