Saiba por que Scarpa é tão desejado no mercado

22/12/2017 13:36

Saiba por que Scarpa é tão desejado no mercado

Saiba por que Scarpa é tão desejado no mercado

Corinthians, São Paulo, Fernerbahçe, Lazio, Palmeiras (este desistiu da negociação). Gustavo Scarpa está bombando na Central do Mercado e no Vai e Vem ao longo do mês de dezembro, com negociações reunindo aprovações que vão de 77% a 94%. O Espião Estatístico reuniu dados do meia do Fluminense para destrinchar melhor sua capacidade ofensiva e saber o motivo de tanta procura.







Contexto: vaias, apesar de números relevantes



Prestes a completar 24 anos, no dia 5 de janeiro, Scarpa foi o jogador que mais fez assistências para gols (12) e também para finalizações de companheiros (82) no Brasileirão 2017. Desbancou nomes fortes como Lucas Lima, Thiago Neves, Nenê, Bruno Henrique e Dudu nos dois quesitos. Atuou nas 38 partidas do Fluminense no Campeonato Brasileiro. É fundamental em bolas paradas, diretas ou indiretas.



Scarpa teve uma fissura no pé em março, no Campeonato Carioca, que o deixou de fora por um mês e meio. Estava em ótima fase e, a partir dali, não foi o mesmo. Caiu de rendimento e passou a receber vaias de parte da torcida, principalmente em jogos da reta final, no Maracanã. Os números sugerem que a temporada não foi tão ruim, e o jogador considerou a atitude injusta (acima, momento em que balançou a cabeça negativamente para as arquibancadas, após gol diante do Bahia). Este pode ser um dos motivos para sua possível saída, além de o Fluminense precisar fazer caixa com venda de atletas.



Mas como o meia, formado na base do Flu, em Xerém, se movimenta em campo e constrói essas estatísticas favoráveis? Para facilitar a análise, dividimos sua participação ofensiva em três tópicos: assistências, finalizações e participações em contragolpes.



Assistências: versatilidade, bola parada forte e insistência

A intensa movimentação de Gustavo Scarpa dificulta a marcação adversária. Preferencialmente pelo lado direito, apesar de ser canhoto, o meia flutua com facilidade por todo o setor de meio-campo. Volta para buscar a bola mais atrás, se percebe que a saída de jogo está mais difícil.



O principal é que não se omite da partida. Errou 201 passes - líder com sobras no Brasileiro - por persistir em colocar os companheiros na cara do gol. Sua verticalidade rendeu assistências de tudo que foi canto e jeito: da intermediária esquerda ao centro, passando pela direita, chegando aos escanteios. O torcedor tricolor já sabe até de cor: falta pelos flancos no setor ofensivo é garantia de bola levantada na área por Scarpa.







Pelo infográfico, é possível notar incidência maior de assistências pelo lado direito, por onde atua. Os 12 passes para gols no campeonato estão bem distribuídos: quatro pela direita, três pelo meio, três pela esquerda e mais dois em cobranças de escanteio pela direita. Prova de que enxergar e arriscar lances mais agudos não depende tanto do setor em que esteja.



Finalizações: cacoete à la D'Alessandro e canhota potente



Mais uma estatística liderada pelo camisa 10. Foram 112 finalizações na competição, média de quase três por partida. O empenho para dar assistências se aplica também aos arremates. Com chute forte de pé esquerdo, Scarpa não se intimida com distância. É bem verdade que a pontaria não esteve muito calibrada em 2017 - marcou apenas dois gols no Brasileiro, e sete no ano -, mas é comum que mobilize mais de um marcador por conta dessa característica, o que proporciona mais espaço aos colegas de time. Em cobranças de falta diretas, costuma levar perigo.







O gráfico mostra concentração de finalizações maior pela faixa central do campo. Explica-se: o meia tem o costume de trazer a bola da direita para o meio, puxando para a perna boa, para arriscar o chute. O mesmo expediente vale para levantar bolas na área. Invariavelmente funciona, pela qualidade que possui na canhota. D'Alessandro, do Internacional, tem característica semelhante.



Há finalizações respingadas de ponta a ponta da intermediária ofensiva, o que demonstra que "Chutavinho" (apelido na base) não pensa muito para finalizar. Só arriscou bem menos de perna direita e de cabeça - dez e duas vezes, respectivamente. De esquerda, cravou 100 chutes.



Contra-ataques: 65% de participação nos que foram finalizados

O Fluminense conseguiu 54 finalizações a partir de contra-ataques no Brasileiro. Gustavo Scarpa participou diretamente de 35 delas, que resultaram em três gols, dois com assistências dele e outro com jogada aérea anterior ao último passe. Mais uma vez, o campinho sugere tendência de movimentação por todo o setor ofensivo.







Com contribuição em quase 65% desses contragolpes, o jogador participa ativamente, não com a velocidade de Marcos Junior, que atua pela esquerda, por exemplo, mas com boa condução de bola e lançamentos longos para agilizar os lances. O equilíbrio é grande entre os contra-ataques que puxou, deu seguimento ou finalizou, mostrando variação de posicionamento e de tomada de decisão.



Alguém mais quer o garoto?



*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caique Andrade, Eduardo de Sousa, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





9216 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

porque já não trouxe o escarpa pra nosso time. tá de brincadeira né diretoria!

traz logo esse cara, senão vamos arrepender depois

Voce esta pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV
asssinatura Liberação e DEMINUIMOS valor da
conta pra quallquer luga do Brasil WHATZSAP
11958640776

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras