Lima é favorita a receber a primeira final única da Libertadores

24/2/2018 09:13

Lima é favorita a receber a primeira final única da Libertadores

Boa localização, estrutura turística e chances pequenas de presença de equipes peruanas são trunfos para cidade. A partir de 2020, Conmebol fará licitação para escolha

Lima é favorita a receber a primeira final única da Libertadores

Estádio Monumental, do Universitario, tem capacidade para 80 mil pessoas e é uma das opções de Lima para receber a decisão (Foto: Divulgação/Universitario)



A Conmebol decidiu: de 2019 a 2022, pelo menos, a Libertadores terá final em jogo único. E a principal candidata a receber a primeira decisão do torneio, no ano que vem, é Lima. Para o próximo ano, a decisão sobre quem sediará o evento será feita pelo Conselho da entidade. A partir de 2020, o órgão abrirá processo licitatório para que várias cidades se candidatem a abrigar a final.







A provável escolha por Lima tem três razões principais: boa localização geográfica, boa estrutura turística e a garantia de neutralidade. Em abril haverá reunião ordinária do Conselho em Buenos Aires, mas a oficialização de qual será a sede da final da Libertadores de 2019 pode sair em março, durante reunião do Conselho da Fifa, em Bogotá.



Para a sua primeira final no novo formato, a Conmebol busca um local neutro. Por este motivo, estádios da Argentina e Brasil foram praticamente descartados diante da grande possibilidade de que equipes dos dois países possam chegar à decisão.



Nas 58 edições anteriores, apenas sete vezes não houve uma final com times brasileiros ou argentinos. Por outro lado, somente duas vezes equipes peruanas decidiram a Libertadores: em 1972 o Universitario perdeu para o Independiente na final, e em 1997 o Sporting Cristal foi derrotado pelo Cruzeiro. As poucas chances de que uma equipe peruana chegue à decisão é um ponto favorável para que Lima seja a escolhida.



A boa estrutura turística da capital peruana também é um trunfo. Segundo um índice elaborado por uma operadora de cartões de créditos, Lima foi a terceira mais visitada na América Latina em 2017, atrás apenas de Punta Cana, na República Dominicana, e a Cidade do México. Um membro da Conmebol afirma que a “excelente conectividade aérea” da cidade é um atrativo.



Ainda não se sabe qual dos dois grandes estádios de Lima poderiam receber a decisão. O Monumental, que pertence ao Universitario, tem capacidade para 80 mil pessoas. Ao GloboEsporte.com, o clube diz que não foi procurado pela Conmebol. O Estádio Nacional, que pertence ao governo, recebe até 43 mil pessoas. É o local onde a seleção peruana manda a maioria de seus jogos.



Além da decisão em jogo único, a Conmebol também deve anunciar outras ações inspiradas na Liga dos Campeões da Uefa, como a eleição de um time ideal, com os melhores jogadores por posição, e o melhor jogador do torneio.





Estádio Nacional, que recebe os jogos da seleção peruana, é a outra opção de Lima (Foto: Divulgação/Seleção Peruana)



VEJA TAMBÉM
- CLIMA DE DESPEDIDA! Endrick disputará seu último clássico com a camisa do Palmeiras
- IMPRESSIONADO COM O VERDÃO! Joia que pode substituir Endrick e reforçar o Verdão elogiou o clube
- Por que Rômulo tem poucas oportunidades no Palmeiras: Reserva de Veiga esclarecida.





2241 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras