Na quinta-feira, na Colômbia, o time de Roger Machado estreia na Libertadores contra o Atlético Junior de Barranquilla. O clássico vencido pelo Corinthians por 2 a 0, porém, ainda pode ser usado como exemplo.
O resultado negativo em Itaquera foi o primeiro do Palmeiras em 2018 - agora são seis vitórias, dois empates e uma derrota. Mas o desempenho pode servir de lição aos palmeirenses em alguns aspectos. Confira:
Saída de bola
Jogando em casa, o Corinthians começou a partida tentando pressionar a saída de bola do Palmeiras com uma marcação avançada. A tática de Fabio Carille deu certo e bloqueou a participação dos meias e as jogadas pelo lado. Felipe Melo e Lucas Lima foram as principais alternativas na ligação, mas quase sempre com um passe longo.
Na ausência de um 10 centralizado, principalmente com Lucas Lima mais recuado para fugir da marcação adversária, o Palmeiras trocou passes laterais e não teve profundidade. As melhores chegadas foram em ligações direta, quase sempre com Borja.
Na Colômbia, o Atlético Junior tem como característica forte o jogo de velocidade e a pressão no campo de ataque. Uma maneira de o Palmeiras enfrentar isso e diminuir o ímpeto dos donos da casa é ter mais a bola nos pés. Para isso, é necessária uma participação maior de Lucas Lima, Tchê Tchê e Dudu.
Alternativas de jogo
O Palmeiras de Roger Machado se apoia ofensivamente em um atacante centralizado (Borja) e dois pontas abertos pelos lados (Willian e Dudu). No banco, há opções que podem mudar a característica do time: Keno é uma alternativa de drible e velocidade, Gustavo Scarpa tem qualidade na bola parada e no arremate, e Guerra, que pode jogar tanto aberto pela direita como centralizado, tem boa qualidade de passe.
Moisés pode dar mais dinâmica ao meio de campo, e Edu Dracena, mais experiência ao setor defensivo. A dupla, porém, ainda está em evolução física. Na esquerda, Michel Bastos tem sido utilizado na ausência de Diogo Barbosa para dar opção de jogo a Dudu no sistema ofensivo. Contra o Corinthians, porém, não funcionou.
Aplicação defensiva
Uma das ideias de Roger Machado é ter uma linha de quatro posicionada defensivamente no meio com objetivo de diminuir espaços entre os setores e cortar opções de passe do time adversário. Mas isso depende de uma aplicação tática quase que perfeita.
No lance do gol de Rodriguinho, o Corinthians trocou passes de pé em pé por mais de um minuto. A marcação palmeirense foi desmontada após Tchê Tchê não acompanhar o meia, e Maycon avançar pela esquerda sem a cobertura de Borja.
Com apenas um volante de referência, o Palmeiras precisa de uma recomposição rápida e eficiente para evitar buracos e a exposição da linha defensiva.
Confiança
O retrospecto recente contra o Corinthians favorece o rival - são quatro vitórias alvinegras nas últimas quatro partidas. Além disso, na Libertadores, o Palmeiras vem de campanhas na Libertadores bem abaixo da expectativa.
Em 2016, foi eliminado ainda fase de grupos, enquanto no passado deu adeus ao torneio nas oitavas de final contra o Barcelona de Guayaquil.
Com o peso de ter um time badalado e um dos melhores elencos do continente, Roger Machado precisa trabalhar para que a pressão não jogue contra a equipe mais uma vez. Há também, desde 2017, a necessidade de afirmação em um jogo decisivo.
3507 visitas - Fonte: Globo Esporte
ttecnico burro
Roger não Nanda a campo time k a diretoria escala monte seu próprio time vc tem competência
O keno e o Escarpa têm que jogar, e tirem o Tchetchê que ñ está jogando nada e o Thiago Martins é pra compor elenco ñ é pra ser titular.
Roger machado tira o tche tche e o michel bastos coloca moises e victor luiz , dudu ta em ma fase !! Se ele nao melhorar coloca o scarpa alguns jogos para ele ter sequencia quando dudu voltar jogar bola vc pode tirar o willian e revesar com borja JOGO PESADO VC USA WILIA LEVE JOGO LEVE VC USA BORJA , ENTENDEU !!!!
Roger, vê se enxerga, the the e Tiago Martins vão te tirar do Palmeiras.
Talvez eles joguem bem no treino, mas olhe nos jogos. Não jogam nada.
os jogadores que entrao em campo... mas depende do técnico fazerem eles desenvolverem o melhor.... olha o que faz o Tite o Guardiola e até o carile com um monte de refugos .... nao é pegar no pé mas Roger Machado é fraco!!!
jogador que não acompanha a jogada é malandro e vive as custas dos outrosce da demissão dos tecnicos. Mude a forma desse time jogar Roger ou você dança. Esse vagabundos já derrubaram Cuca, Alberto Valentin e O Eduardo Batista Fala pro Tchê Tche voltar para o timinho do interior que lá ele vai correr. Dinheiro e estrutura de primeiro mundo tragam jogadores homensve não parasitas. Esse time não joga desde 2016. Ganhamos o brasileiro mas o Santos era melhor.
O campeonato de 2018 começou no sábado pelo futebol mostrado estamos engatinhando. O time não mostrou força e o Roger Machado deu mostras que precisa aprender muito de futebol. Se não mudarmos a postura 2018 será outro ano perdido. Muitos falarão : é muito cedo estamos no começo. O ano passado foi assim, quando abrimos o olho perdemos tudo.
conclusao da lição do dérbi
acho que não vamos ganhar nada
de novo esse ano
O técnico depende da vontade de alguns jogadores e isso falta mto pra alguns jogadores do Palmeiras então tá fácil é só por eles no banco e por jogadores com raça e não só de nome
Roger Machado, vc ta com as peças na mão, corretamente, temos elenco para sermos campeões.
Eu já esperava uma péssima partida contra o Corinthians, pelos últimos jogos do Palmeiras principalmente contra Linense em casa, e contra a Ponte Preta em Campinas sem falar no jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto, Santo André, Santos, RB Brasil jogou mal contra todos esses times porém ganhou, mas daquele jeito, não espero que esse time do Palmeiras vá longe na Libertadores de América, e até mesmo no Paulista não vai ganhar nada. Time horrível, treinador incompetente e burro.
Você que está pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV asssinatura faça
liberação e DEMINUIMOS valor da conta pra qualquer luga do Brasil WHATZSAP 11958640776