Mario Gomez fez o gol da vitória da Fiorentina sobre o Estudiantes(GIUSEPPE BELLINI/GETTY IMAGES)
Iniciando seus amistosos de pré-temporada, a Fiorentina venceu o Estudiantes, da Argentina, por 1 a 0, neste sábado, em La Plata. O único gol do duelo foi marcado pelo atacante alemão Mario Gomez, que voltou de lesão. Ele havia rompido os ligamentos do joelho em jogo contra o Napoli, em 23 de março, pelo Campeonato Italiano.
O time de Firenze atuou sem alguns de seus atletas de seleção, como o atacante Cuadrado, da Colômbia, que ainda está de férias após participação na Copa do Mundo.
O jogo foi válido pela Copa EuroAmericana, torneio amistoso que opõe equipes da América contra times europeus. Com o triunfo da Viola, os clubes da Uefa somam três triunfos na competição, já que o Monaco também venceu seus dois jogos até agora: 1 a 0 no Junior-COL e 4 a 2 no Atlético Nacional-COL.
Agora, a Fiorentina viaja a São Paulo, onde enfrenta o Palmeiras, na próxima quarta-feira, no Pacaembu. O duelo também será válido pela Copa EuroAmericana.
Ainda neste sábado, há mais um jogo pelo torneio amistoso: San Jose Earthquakes, dos Estados Unidos, contra Atlético de Madri, da Espanha, no Buck Shaw Stadium.
Formato da competição
O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concederá um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.
O vencedor de cada duelo receberá uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg', cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.
Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu naquela ocasião três equipes europeias (Atlético de Madri e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre os dias 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.
9681 visitas - Fonte: ESPN