Redução de Copa América ameaça dois estádios em São Paulo como sedes

18/5/2018 13:48

Redução de Copa América ameaça dois estádios em São Paulo como sedes

Redução de Copa América ameaça dois estádios em São Paulo como sedes

Crédito de imagem: Thiago Fatichi/ Allianz Parque



A redução do número de seleções na Copa América, de 16 para 12 times, deve diminuir a competição, criou disputa para ser sede do torneio e ameaça uma das vagas em São Paulo. Em 2017, o Comitê Organizador tinha batido martelo que a Arena Corinthians e o Allianz Parque estariam dentro do torneio. Mas, agora, há pressão por diminuição de sedes e uma discussão se cabe deixar duas na mesma cidade.







O plano inicial da Conmebol era ter 16 seleções na Copa América, incluindo México e EUA. Só que não houve acordo com a Concacaf (Confederação da América Central, do Norte e do Caribe) nem sobre calendário, nem sobre divisão comercial de receitas. Resultado: entraram apenas Qatar e Japão como extras além dos 10 times da América do Sul.



Aliado a isso, há um problema de contratos antigos de direitos de televisão (com a Globo e com a Datisa) que impacta nas receitas da competição. Menos dinheiro arrecadado, menos recursos para organizar o evento. Isso levo à conclusão de que é necessário ter um formato enxuto com poucas sedes.



Pelo plano atual, a ideia é fazer em até seis sedes. São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador são certos. Assim, teoricamente, os paulistas teriam dois estádios pela estratégia traçada no início. Mas há uma pressão pela inclusão de outra sede no Nordeste, com disputa entre Fortaleza e Recife. Isso já contando com uma possível exclusão da capital Brasília.



Diante desse quadro, já existe uma discussão na CBF e na Conmebol se um excesso de jogos em São Paulo acarretaria em desinteresse de parte do público se não forem confrontos interessantes. Outra corrente defende o contrário: é o mercado mais forte economicamente e portanto tem público para um número maior de partidas. Caso se decida por uma sede em São Paulo, o Allianz Parque e a Arena Corinthians disputariam uma vaga.



Em paralelo, já se iniciou o processo técnico para avaliar cada um dos estádios. Serão verificados não só estrutura dos dois estádios como se acordos prévios de marketing de cada arena, que poderiam dificultar a ocupação pelos parceiros da Conmebol. Neste caso, o Allianz Parque é um estádio mais bem sucedido em sua exploração e portanto tem mais compromissos a realizar do que a Arena Corinthians. Mas é certo que a WTorre demonstrou interesse em sediar os jogos.



Para além da avaliação técnica, o comitê organizador da Copa América terá de equilibrar a questão dos custos da competição com o número de sedes. Por isso, se a Conmebol for capaz de levantar mais dinheiro com patrocinadores e alguns direitos de TV, aumenta a chance de mais estádios. Até porque já haverá pressão pela inclusão de mais sedes. A confirmação da Arena Corinthians e do Allianz Parque juntos na Copa América, que antes era certa, agora depende desse cenário.


6129 visitas - Fonte: Blog do Rodrigo Mattos

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

NÃO precisamos dessa bosta de copa américa em nosso estádio. Mande para os mendigos do entulhão em ItaqueraLost.

Gabriel Silva     

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA PARA TODO BRASIL WHATZSAP 11962751796

manda os jogos para o campinho e Corinthians e deixa nossa arena quietinha

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade