Oberdan Cattani faleceu no dia 20 de junho (Foto: Miguel Schincariol/LANCE!Press)
Oberdan Cattani, morto no dia 20 de junho, aos 95 anos, será homenageado no torneio retrô do dia 16. Seu nome foi colocado na taça do vencedor, a ser disputada por Palestra Itália, Pinheiros, representando o Germânia, Paulistano e Juventus. O evento ocorrerá das 9h às 13h na Javari.
Serão jogos com dois tempos de 20 minutos. Além do troféu com o nome do ex-goleiro, terão outros quatro: Joelmir Beting, Imparato, Heitor e Cláudio Mortari. Um é em homenagem ao jornalista, os dois seguintes a ex-jogadores de futebol, e o último ao ex-atleta de basquete do Verdão.
Todos usarão uniformes retrô, assim como o árbitro e gandulas. Até o bilhete do jogo fará menção à década da época. A bola será de capotão, e os elencos terão basicamente atletas com mais de 50 anos. Apenas três jogadores podem ter entre 40 e 50 anos, sendo que um precisa ser goleiro.
A "data do jogo" será 31/12/1941, e será celebrado o ano novo no evento, que faz parte das festas do centenário alviverde. Em 1942, o clube mudou de nome, de Palestra para Palmeiras.
Atrás do gol, haverá uma banda, como nos jogos da época. Em alusão ao torneio início, serão dois jogos, e os vencedores vão para a final – os perdedores disputam o terceiro lugar. Em caso de empate, o número de escanteios definirá o vencedor.
Caso também neste quesito a igualdade persista, haverá disputa de pênaltis, no esquema da época: o mesmo atleta bate três penalidades seguidas, assim como um rival. O time com a vantagem vence; caso siga empatado, o mesmo atleta vai para as cobranças alternadas.
O Verdão fez o convite ao Master alviverde e espera a organização dos atletas por eles. O clube anunciará em breve o preço dos ingressos.
5544 visitas - Fonte: Lancenet!