Análise: Palmeiras inicia era Mano Menezes com nomes, estilo de jogo e até placar diferentes

8/9/2019 20:25

Análise: Palmeiras inicia era Mano Menezes com nomes, estilo de jogo e até placar diferentes

Verdão consegue primeira virada no ano justamente na estreia do técnico, contra o Goiás; veja diferenças (e uma semelhança marcante) em relação à passagem de Felipão

Análise: Palmeiras inicia era Mano Menezes com nomes, estilo de jogo e até placar diferentes

Claro que a amostragem ainda é pequena: 90 minutos (ou 100, somados os acréscimos do segundo tempo). Mas, mesmo assim, já foi possível ver traços de um Palmeiras que vai tentar retomar o protagonismo sob comando de Mano Menezes.







A vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, na noite deste sábado, no Serra Dourada, mostrou um Palmeiras bem diferente daquele time apático que foi dominado pelo Flamengo e viu o técnico Luiz Felipe Scolari ser demitido na sequência.



Só houve uma semelhança: o gol da vitória, aos 55 do segundo tempo, nasceu numa cobrança de lateral de Marcos Rocha (lembrou de algo, torcedor?). Jogada que se via com frequência na era Felipão.



– Fizemos um gol de lateral para nos ensinar a ser humilde no futebol, que às vezes coisas também funcionam na simplicidade, na jogada mais básica – destacou Mano.



Fora isso, listamos abaixo algumas mudanças vistas em três aspectos: nomes, estilo de jogo e o próprio placar do duelo, com o fim de um jejum incômodo.



Os nomes



Já na montagem da lista de relacionados: Lucas Lima voltou (e entrou na partida, mas acabou expulso com dois amarelos em três minutos), Ramires foi titular na ausência de Felipe Melo, e Deyverson, que tinha moral com Felipão, nem no banco ficou – o clube não explicou o motivo. Borja foi opção a Luiz Adriano.



Em campo, a era Mano Menezes começou com uma mudança de caráter técnico entre os titulares: Zé Rafael na vaga de Willian. Já as entradas de Jaílson no gol e Ramires no meio-campo se deram por causa das ausências de Weverton e Felipe Melo.



Ainda assim, a presença de Ramires já tem um toque de Mano, que preferiu lançar um volante de melhor saída de bola e construção de jogadas do que Thiago Santos, substituto natural de Felipe Melo – Ramires foi treinado por Mano Menezes na seleção brasileira.



O estilo de jogo



O Palmeiras foi um time que propôs mais o jogo, parte por ter saído atrás no placar, parte pela própria formação da equipe, com jogadores técnicos e que trabalham a bola. O time também subiu a marcação e roubou a bola algumas vezes no campo de ataque.



No entanto, a escalação com Ramires e Bruno Henrique juntos deixou a região à frente da defesa quase deserta e, claro, convidativa ao Goiás – foi por ali que o zagueiro Rafael Vaz avançou sozinho, sem marcação dos volantes, e chutou de muito longe na direção da meta de Jaílson.



Mesmo com o gol sofrido, o Palmeiras não se desesperou, criou chances e fez o goleiro Tadeu trabalhar muito até ser substituído por uma concussão – fruto de um choque de cabeças com Zé Rafael, que também saiu e teve de ser atendido pelos médicos.



Na estreia de Mano, o ataque funcionou bem e criou chances:



Dudu atuou por dentro, com liberdade para circular entre meio-campo e ataque – assim, deixou pelo menos duas vezes os colegas na cara do gol;



Gustavo Scarpa jogou aberto na direita, mas também com liberdade para circular – deu uma assistência e fez o gol salvador nos acréscimos;



Zé Rafael fez a função de Willian, apareceu bem na área, mas perdeu chances; o próprio Willian entrou no segundo tempo;



Lucas Lima, quando entrou, foi mais recuado e iniciou as jogadas – vinha participando bem até ser expulso no fim.



O placar



O Palmeiras conseguiu sua primeira virada no ano e a primeira desde 2 de junho de 2018, quando o técnico ainda era Roger Machado: 3 a 1 sobre o São Paulo, na arena do Verdão.



O resultado também representa a primeira vitória do Palmeiras no Brasileirão após a Copa América – de líder no retorno do campeonato, o time ia caindo para a sexta posição com a derrota parcial em Goiânia.







Agora, com a virada, o Palmeiras pulou para terceiro lugar, com 33 pontos, aproveitando tropeços dos rivais Corinthians e São Paulo. E tem um jogo a menos, que será disputado nesta terça-feira, contra o Fluminense, às 21h (de Brasília), na arena. Em caso de vitória, a diferença para o líder Flamengo será de apenas três pontos.



Palmeiras, Análise, Mano Menezes, Brasileirão, Verdão



VEJA TAMBÉM
- VAI QUEBRAR O TABU? Palmeiras busca vitória importante em confronto com Flamengo
- Palmeiras se prepara para enfrentar Flamengo sem Zé Rafael no elenco.
- Bastidores de Felipe Anderson no Palmeiras: Revelações de Leila Pereira.





4191 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Uma boa segunda-feira a todos PALMEIRENSES e que a terça-feira seja melhor ainda e mais 3 pontinho na tabela de classificação .Gostei muito da estreia do Mano Menezes , bem diferente do turrão do Felipão que acha que sabe tudo , mas sua fase já passou .Agradeço pelos titulos que conquistou ,mais nossa idade o melhor é aproveitar a aposentadoria . FELIPÃO bom descanso ! Deixa para os mais novos .Faça como eu , curta muito os netos e boa sorte .

Rudy Silva     

Não tem nada que montar dois times não. Monta um time descente com reservas descentes tbm, e da um padrão de jogo e entrosamento. Esse negócio de montar dois times só da gasto, e nada de resultado. O Flamengo tem um exlente time entrosado com um banco de reserva bom tbm. É assim que tem que ser

Rudy Silva     

Sem muita empolgação, ganhamos no sufoco, de um time na qual todos goleião. Muita calma nesa hora.

Pelo andar da carruagem, me parece que este ano o BR será do Flamengo, tomara que eu me engane. Já para 2020, sugiro que tenhamos dois times, um para o Paulistinha e o BR20 e outro mais cascudo para a Copa do Brasil e a Libertadores. AVANTI SOCIETÁ SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA

Eu sempre questionei esse apelido de " Real das Americas,contudo,temos um bom time que vai ser arrumado e volta para a briga do csmpeonato; ontem se percebeu de cara uma mudanca tatica, o time teve pela primeira vez posse de bola com um meio nais atuante..tambem, nao teve desespero para empatar e virar ..

Rogério M     

Melhor elenco do Brasil ? Só no discurso do Alexandre Matos e da imprensa gambá e vendida que deseja sempre o pior pro verdão. Parem de enganar o torcedor do palmeiras. Compare o ataque do palmeiras com o ataque do flamengo e veja a diferença do nivel das contratações de um e de outro. Quantidade nunca foi mais importante que qualidade. Sem falar que vira e mexe contratam jogador machucado. Eu nunca vi isso. Espero que pra 2020, tenhamos um planejamento de verdade para DISPUTAR a libertadores. Esse time e esse elenco é bom o suficiente pra chegar onde chegou, nada mais ! Não é falta de sorte ! É falta de jogador e elenco do nível de time campeão de libertadores.

Rogério M     

Os dirigentes e técnico do Palmeiras tem que entender que a torcida que paga ingresso, avante, compra camisa e ajuda patrocinador não aguenta mais ver deiverson, borja, jean, rafael veiga e outros jogadores pra time pequeno. Façam do Palmeiras, de fato, o melhor elenco do Brasil negociando quem a torcida não aguenta mais e trazendo jogadores do tamanho dos sonhos do palmeirense !!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras