Estádios viram pontos turísticos para torcedores na cidade de São Paulo

11/1/2020 11:02

Estádios viram pontos turísticos para torcedores na cidade de São Paulo

Tours durante o período de férias movimentam os clubes e ajudam a aumentar o faturamento

Estádios viram pontos turísticos para torcedores na cidade de São Paulo

Durante o período de férias, os amantes do futebol chegam a contar os dias para o início da temporada. Mas, para matar a saudade do seu time do coração, alguns deles optam por realizar atividades relacionadas a essa paixão. Uma das opções que movimentam os clubes nesta época e também ajudam a aumentar o faturamento são os tours disponibilizados em estádios.







LEIA TAMBÉM: Escalação de campeão? Confira equipe titular dos clubes para 2020



Em Itaquera, a Arena Corinthians abriu espaço para visitação de torcedores em maio de 2017. Desde então, o local recebeu 136 mil visitantes. A média mensal é de 4.200 pessoas. Já a expectativa para o mês de janeiro, por exemplo, é de receber mais de cinco mil torcedores.



Guiados por anfitriões treinados pelo próprio clube, os torcedores aproveitam o passeio para descobrir algumas curiosidades do estádio e visitar os lugares mais cobiçados e que geralmente são proibidos para torcedores. O passeio começa exibindo a parte externa do local, passa pelo átrio e depois os fãs conhecem o espaço "business lounge", vão até o camarote, sala de imprensa e auditório.



A parte mais esperada pelos corintianos está no final do tour, que chega a durar um pouco mais de uma hora. Eles repetem o caminho dos jogadores do elenco passando pela sala de aquecimento até o vestiário da equipe. Por lá, as camisas dos jogadores ficam penduradas assim como nos dias das partidas, e as fotos são liberadas. Outro espaço que chama a atenção de quem faz a visita é a zona mista de entrevistas e o campo. O tour termina com os torcedores conhecendo o gramado do estádio e visitando a loja oficial do clube localizada dentro da própria arena.



Maiara Carvalho, de Itapejara, município do estado do Paraná, viajou oito horas para conhecer a Arena Corinthians. "Esse era o sonho do meu pai e eu também queria trazer o meu filho para conhecer a nossa casa", disse a topógrafa de 27 anos. A torcedora levou o seu filho, Lorenzo, de quatro anos, para visitar o local. Segundo ela, além de ver o estádio do seu time pela primeira vez, é emocionante poder pisar no gramado. "Agora vou voltar para acompanhar um jogo", afirmou.



O tour da Arena Corinthians já recebeu visitantes de 44 países. Argentina, França, Estados Unidos, Nicarágua, Guiné-Bissau, Marrocos, Taiwan, Finlândia e Austrália são alguns dos locais que estão na lista. Além disso, o clube afirma que 20% das pessoas moram fora do Estado de São Paulo. O maior público vem do Paraná (43,2%), seguido por Minas Gerais (22,1%) e Mato Grosso (15,8%).



O espaço aberto ao público será ampliado em fevereiro. "Vamos lançar um tour mais longo e técnico. Esse vai falar sobre as curiosidades técnicas do estádio, sobre a sua estrutura. Os anfitriões terão um novo treinamento e engenheiros e arquitetos vão auxiliar com as informações", revela Gabriel Dolce, gerente do Tour Casa do Povo. Ele ainda conta que o Corinthians estuda usar um carrinho para levar os torcedores até o lado leste do estádio. Atualmente a visita acontece apenas no setor oeste do local.



ALLIANZ PARQUE



Outro estádio da cidade de São Paulo que disponibiliza a experiência de um tour é o Allianz Parque. Desde a sua inauguração, em novembro de 2014, a casa do Palmeiras também é conhecida como um espaço de lazer e entretenimento além do futebol. O local chegou a ser reconhecido como a Arena que mais recebeu eventos no mundo entre 2017 e 2018.



Assim como no estádio do Corinthians, os fãs podem visitar o gramado, vestiário, sala de imprensa, camarotes e arquibancadas. Além do passeio tradicional, existe a modalidade "tour express". Nesta opção os anfitriões contam a história do local em cerca de trinta minutos. Os fãs podem conhecer as arquibancadas do setor Gol Sul e registrar fotos na beira do campo.







A experiência de conhecer o estádio faz sucesso entre os palmeirenses. Nas redes sociais, eles compartilham imagens usando a hashtag #AllianzParqueExperience. "Acabei de ficar sabendo que me escalaram para o jogo de domingo", brinca o empresário Guilherme Ramos ao exibir uma foto onde ele aparece no banco de reservas.



Já o torcedor Vanderson de Souza, 26 anos, avalia o tour como "uma experiência única". "Pude conhecer toda a estrutura do estádio, desde ver vídeos para saber como era a estrutura antiga até os detalhes da nova Arena. O passeio é guiado, então ajuda quem não conhece muito sobre a história do clube. Fui no vestiário, aquecimento, sala de imprensa, gramado e arquibancadas. De uma modo geral, foi uma experiência ótima. Recomendo e espero voltar mais vezes", conta.



Durante as férias, o clube registra um crescimento de aproximadamente 20% no número de visitantes. "Já recebemos cerca de 300 mil pessoas desde a abertura do nosso tour (março de 2015). O mais interessante é que cerca de 120 mil visitantes não torciam para o Palmeiras. Essas pessoas, apaixonadas por futebol, vieram para conhecer a estrutura de uma das arenas mais modernas do mundo", informa o clube por meio de sua assessoria. "Estamos sempre atentos ao mercado, analisando outras arenas pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos, para trazer novas atrações para o nosso tour".



Atualmente, 70% dos visitantes não residem na capital paulista. A expectativa do Palmeiras é de registrar um crescimento de 10% na receita bruta em comparação com 2019. Entre as novidades programadas está o investimento em atrações radicais. "Fomos a primeira arena do Brasil a criar uma descida de rapel e, agora, inovamos mais uma vez com a tirolesa. Nossa principal missão para este ano é fortalecer, cada vez mais, o nosso tour tradicional, proporcionando novas experiências para os nossos visitantes. Nossa ideia é investir na interatividade", diz o clube.





Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, paulista, título, CT da Barra funda, Vanderlei, Luxemburgo, Luxa, professor, técnico,





VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





2703 visitas - Fonte: Terra

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Sonho a ser realizado!??

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras