14/1/2020 11:43

Do susto com bala perdida à chance na Copinha: Danilo vive sonho com o Palmeiras

Volante de 18 anos lembra luta na infância até ter oportunidade no Verdão; ele enfrenta o Goiás às 17h desta terça-feira, em Araraquara

Foto: Fabio Menotti/Ag Palmeira

Nesta terça-feira, quando for a campo às 17h para o jogo contra o Goiás (com transmissão ao vivo do SporTV), pela terceira fase da Copinha, o volante Danilo, de apenas 18 anos, escreverá mais uma etapa de uma trajetória de superação. Titular do Palmeiras na Copa São Paulo, o jogador foi revelado ao futebol em projetos sociais de Salvador. Ele enfrentou a infância humilde e a violência das grandes cidades brasileiras para conseguir uma oportunidade em um dos maiores clubes do país. A luta incluiu o choque de ver a mãe atingida por uma bala perdida.




LEIA TAMBÉM: Presidente do Palmeiras fala em 'cautela' na formação do elenco


– Passamos por alguns momentos difíceis na vida. Um deles foi quando eu quase perdi minha mãe. A polícia invadiu minha casa para pegar um traficante, que havia corrido por lá. Teve tiroteio, e um tiro passou de raspão na minha mãe. Graças a Deus, não aconteceu nada mais grave – relembra Danilo, que no primeiro semestre de 2018 disputou a Segunda Divisão profissional do Campeonato Baiano pelo Cajazeiras.

Para persistir no sonho de jogar futebol, Danilo contou com a ajuda da família. É nos pais que ele pensa enquanto tenta ajudar o Palmeiras a conquistar sua primeira Copinha.

– Eles (família) sempre me apoiaram e nunca pediram para eu desistir. Era uma luta muito grande para conseguir dinheiro. Lembro que meu pai me dava R$ 15 para ir treinar no Bahia, e minha mãe, mesmo grávida do meu irmão, me levava e trazia de volta pra casa – contou Danilo.



O jogador, que chegou ao Verdão em meados de 2018, tinha uma rotina apertada, com treinos e estudos.

– Chegava em casa à meia-noite e no outro dia tinha que acordar cedo para o colégio, sempre seguindo essa rotina. Felizmente, agora estou podendo ajudar minha família e realizar meus sonhos.

Travessuras

A paixão pela bola começou cedo, mas foi somente após algumas travessuras que Danilo conheceu de verdade o que viria a se tornar sua profissão.

– Lembro de ganhar uma bola nos meus primeiros aniversários e aos três, quatro anos, já chutava ela dentro de casa e quebrava as coisas. Ai meu primo Fabiano falou sobre esses projetos [sociais], e eu acabei indo – disse o jogador.

– Aprendi muito coisa lá e fiz muitas amizades. Esses projetos tiram muita gente das drogas e das coisas erradas. Admiro muito todos os professores que estiveram comigo – agradeceu Danilo.

Importância Social e cautela

Mesmo já tendo dirigido a equipe profissional do Palmeiras e atualmente comandando o time sub-20, última categoria antes da profissionalização, o técnico palmeirense, Wesley Carvalho, vê esses projetos sociais como uma ação de extrema importância para o futebol e também para o país.

– Garanto que se eu tivesse recursos, eu faria isso (projetos sociais), pois você tem um êxito muito grande. Consegue tirar crianças das drogas, da marginalização e consegue fazer com que possam sonhar. Esses projetos são de uma grandeza para o país – ressaltou.

Porém, Carvalho faz uma ressalva quanto às expectativas depositadas na garotada oriunda desse tipo de trabalho.

– Um jogador que vem da favela é diferente. É a única oportunidade que ele tem para mudar a família e isso fica nítido no amor que eles têm pelo que estão fazendo, com mais afinco. Mas exatamente por isso, temos de ter um cuidado muito grande, pois a família deposita toda responsabilidade de sucesso nele – concluiu.





Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, paulista, título, CT da Barra funda, Vanderlei, Luxemburgo, Luxa, professor, técnico,



LEIA TAMBÉM: Mais um de saída? Clube da Arábia faz proposta por Raphael Veiga, do Palmeiras

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, quem é o substituto ideal de Dudu caso o atacante saia do Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Cadê a proposta? Veja os impasses que atrasam a formalização da proposta ao Palmeiras por Dudu


1215 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Hamilton Mota     

Vai desbloquear canais na cadeia essa sacanagem não pega mais

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14