25/5/2020 13:56

Palmeiras x São Paulo: relembre como surgiu o Choque-Rei

Em 90 anos de clássicos, clubes só não se enfrentaram em apenas um ano e histórico é favorável ao Palmeiras contra o São Paulo

Falar em história no futebol é lembrar de Palmeiras e São Paulo por tudo o que foi conquistado dentro de campo. Os dois também tem um história a parte e que é composta por 90 anos e mais de 300 jogos realizados. Com um histórico de dar inveja em rivais, o Choque-Rei é um dos maiores confrontos do estado e possui fatos que marcaram ambos os rivais.



O primeiro duelo entre São Paulo e Palmeiras aconteceu em 1930 e terminou em 2 a 2. Com mais dois confrontos, as equipes encerraram o primeiro ano com mais dois empates pelo mesmo placar. O avanço dos anos iniciou uma frequência grande de duelos entre as equipes principalmente a partir da fase de profissionalização do Campeonato Paulista. Entre 1942 e 1950, as duas equipes alternaram entre quem seria campeão estadual com o Tricolor subindo no lugar mais alto do pódio em cinco vezes (1943, 1945, 1946, 1948 e 1949) e o Verdão conquistando outras quatro edições (1942, 1944, 1947 e 1950).

O grande número de embates passou a ser chamado de Choque-Rei pela primeira vez pelo jornalista Thomaz Mazzoni. O profissional da Gazeta Esportiva ficou conhecido por seu trabalho no jornal e pela ressignificação dos termos e apelidos criados para os times. Desde então, o clássico ganhou cada vez mais adeptos e detalhes que fizeram crescer entre as equipes uma rivalidade. Em 321 jogos o Verdão venceu 109, o Tricolor venceu 107 e houveram 106 empates.

Relembre alguns do momentos mais recentes que marcaram Palmeiras x São Paulo dentro e fora de campo.


Brasileirão de 1994

São Paulo e Palmeiras se encontraram na segunda fase do Brasileirão de 1994 no Morumbi e o jogo que apresentava um ótimo clássico acabou “pegando fogo” no segundo tempo. Com 2 a 2 no placar – gols anotados por Edmundo para o Palmeiras e Cafu e Muller pra o São Paulo, a partida seguia quente com as oportunidades criadas por ambos. No entanto, aos 44 minutos da segunda etapa o camisa 7 palmeirense recebeu amarelo por uma falta feita.

Com Juninho Paulista indo conversar com o atacante para esclarecer o ocorrido, o são paulino recebeu um tapa no rosto e ambos foram expulsos. Só que a confusão que havia sido encerrada voltou após o artilheiro palmeirense dar mais um tapa desta vez em André. A situação gerou uma briga generalizada e que terminou com mais quatros atletas expulsos.

Homenagem a Ayrton Senna

Um fato que mostrou união entre Palmeiras e São Paulo foi no mesmo ano da briga pelo Brasileirão. Em 01 de maio de 1994, as duas equipes se enfrentaram e das arquibancadas partia gritos em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1 que havia falecido no mesmo dia. Apesar de ser corintiano assumido, o piloto brasileiro ganhou a atenção no Choque-Rei que terminou com a vitória do Palmeiras por 3 a 2 e a conquista do Campeonato Paulista daquele ano.

Paulistão 2008

A última vez em que o Palmeiras foi campeão estadual foi em 2008 sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Com uma boa campanha na primeira fase com direito a goleada contra o São Paulo por 4 a 1, o Verdão garantiu a vaga nas semifinais e o adversário foi justamente o Tricolor. Com um 2 a 1 na ida, o São Paulo foi com vantagem para o Palestra Itália, mas acabou sendo derrotado por 2 a 0 com gols de Léo Lima e Valdívia. O duelo ficou marcado entre as equipes devido a comemoração do chileno ao marcar o segundo gol e fazer a indicação de que havia “acabado” a partida.

Allianz Parque

Incômodo para um, favorito para o outro. Jogar no Allianz Parque tem sido um pesadelo para o São Paulo que ainda não venceu no estádio desde a sua inauguração em 2014. Além das derrotas, outros fatores pesam para o Tricolor como os números de gols e o gol de Robinho. Foram 21 gols sofridos e apenas quatro marcados em nove jogos sendo um deles no primeiro clássico realizado na casa palmeirense que teve o meia anotando um golaço de cobertura em Rogério Ceni. A única lembrança boa para o Tricolor foi justamente neste ano quando nos pênaltis a equipe do Morumbi se classificou para a semifinal.

Fator Dudu

Em 2015 Dudu atuava no Dynamo de Kiev e era a bola da vez no mercado de transferências, mas São Paulo e Corinthians estavam de olho no jogador há mais tempo. Apesar de estar praticamente acertado com o rival do Parque São Jorge, o atacante acabou recebendo uma proposta do Palmeiras e assinou o contrato. A reviravolta da negociação foi uma bomba e estremeceu as relações no Choque-Rei. À época, os presidentes Paulo Nobre e Carlos Miguel Aidar trocaram farpas e a tensão só aumentou após a negociação do palmeirense Alan Kardec com o Tricolor.



Palmeiras, Choque-Rei, Clássico, Surgimento, História



LEIA TAMBÉM: Mais um de saída? Clube da Arábia faz proposta por Raphael Veiga, do Palmeiras

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, quem é o substituto ideal de Dudu caso o atacante saia do Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Cadê a proposta? Veja os impasses que atrasam a formalização da proposta ao Palmeiras por Dudu


681 visitas - Fonte: torcedores.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

joao paulo     

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIER, TELLECINE, COMBATTE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA. SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO. WHATSAPP 11.957540287

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14