3/6/2020 10:59

Você sabia? Primeiro busto desagradou Ademir e foi substituído

Ademir da Guia encerrou a carreira em 1977 e fez um jogo de despedida em 1984, mas teve seu busto inaugurado apenas em 1986. Cobrado pela torcida desde que o Divino se aposentou, o Palmeiras marcou a cerimônia de inauguração da peça para o dia 31 de agosto e convidou ídolos como Romeiro, Julinho Botelho e César Maluco.



Acompanhado pelo pai Domingos da Guia, considerado um dos melhores zagueiros da história do futebol, Ademir aguardava pela homenagem. No momento em que o pano que cobria a obra foi retirado, o clima de decepção tomou conta, já que a estátua simplesmente não lembrava o Divino.

"Ademir da Guia, sempre tímido e acompanhado pelo pai, ficou surpreso quando viu o busto erigido no Parque Antárctica. Não que ele já descartasse qualquer possibilidade de ser homenageado pelos palmeirenses, mas sim por causa dos traços que tinha seu rosto. Parecia-se com todo o mundo, menos com ele", noticiou A Gazeta Esportiva.

O próprio Ademir da Guia, constrangido, não se identificou com a estátua. "Acho que não parece muito comigo. Talvez tenham tentando me retratar aos 22 anos. Se eu achar que realmente não ficou parecido, vou pedir para o presidente fazer outro busto", afirmou o Divino, 902 jogos, 155 gols e 11 títulos de 1961 a 1977.

Horas depois da malsucedida inauguração do busto, Ademir da Guia acompanhou o empate sem gols entre Palmeiras e Inter de Limeira no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista de 1986, testemunhado por 104.136 pagantes no Morumbi. No dia 3 de setembro, o time paulistano perdeu por 2 a 1 a finalíssima e permaneceu na fila.

Durante o longo período de jejum, iniciado após o título paulista de 1976, o último com a presença de Ademir da Guia, surgiram várias lendas para explicar a escassez de troféus. Uma das teses garantia que o Palmeiras não seria campeão enquanto o Divino não fosse homenageado de forma justa.

Em 19 de dezembro de 1992, em uma cerimônia mais simples, o então presidente Carlos Bernardo Facchina Nunes e Ademir da Guia inauguraram uma nova versão do busto, que permanece no clube até hoje. No dia seguinte, o Palmeiras perdeu o título paulista para o São Paulo, mas finalmente saiu da fila em 1993.



Palmeiras, Busto, Ademir da Guia, Verdão



LEIA TAMBÉM: Mais um de saída? Clube da Arábia faz proposta por Raphael Veiga, do Palmeiras

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, quem é o substituto ideal de Dudu caso o atacante saia do Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Cadê a proposta? Veja os impasses que atrasam a formalização da proposta ao Palmeiras por Dudu


1101 visitas - Fonte: Terra

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Notícias mais lidas

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14