6/6/2020 11:00

20 anos depois… Veja 20 curiosidades do Dérbi na semifinal da Liberta de 2000

Neste sábado, completam-se 20 anos do histórico Dérbi na semifinal da Libertadores de 2000. Na ocasião, o Alviverde derrotou o Corinthians na semifinal da Libertadores, garantindo vaga na decisão do torneio após uma partida eletrizante no Morumbi decidida na disputa de pênaltis. Veja 20 curiosidades sobre o jogo.



LEIA TAMBÉM: Róger Guedes pode render 3 milhões de euros aos cofres do Palmeiras; entenda

1- Os dois jogos das semifinais, tanto o 4 a 3 corintiano na ida quanto o 3 a 2 palmeirense na volta, foram disputados em terças-feiras. O motivo: com calendário apertado, os dois times jogavam três vezes por semana, mas respeitando 66h de intervalo entre os jogos.

2- O jogo teve em campo oito jogadores que conquistariam a Copa do Mundo dois anos depois: Marcos, Roque Júnior e Júnior, pelo Palmeiras, Dida, Vampeta, Ricardinho, Edilson e Luizão, pelo Corinthians.

3- Do time titular que eliminou o Corinthians na Libertadores de 1999, o Palmeiras teve seis mudanças: Rogério, Roque Júnior e Euller, que estavam no elenco um ano antes, e Argel, Pena e Marcelo Ramos, que chegaram depois.

4- Cinco jogadores do Palmeiras foram titulares ao eliminar o Corinthians das Libertadores de 1999 e 2000: Marcos, Júnior, César Sampaio, Galeano e Alex.

5- O Corinthians teve sete novidades em relação aos titulares eliminados um ano antes: Dida, Daniel, Fábio Luciano, Adílson, Kleber, Edu e Luizão.

6- Vampeta e Dinei, que perderam os pênaltis corintianos na eliminação da Libertadores de 1999, estavam em campo em 2000 e não bateram.

7- Não houve nenhum batedor repetido nas decisões de 1999 e 2000. No ano anterior, o Corinthians caiu cobrando quatro vezes. Seria Marcelinho o quinto batedor, como ocorreu ao virar vilão em 2000?

8- Dos 22 jogadores que começaram o jogo, só dois nunca atuaram por seleções principais de país nenhum. Ambos eram do Palmeiras: o atacante Pena e o volante Galeano, autor do gol da vitória.

9- Entre quem foi titular e entrou durante o jogo, há três "estrangeiros". Além do colombiano Asprilla, do Palmeiras, há dois casos curiosos: o lateral-esquerdo Tiago Silva, do Verdão, jogou na seleção da Bulgária e Daniel, lateral-direito do Corinthians, por Guiné Equatorial.

10- Foram 12 gols em dois jogos, um número que nunca mais foi visto em uma semifinal de Libertadores. Em todas as edições com mata-mata nessa fase, só um confronto teve mais bola nas redes: Peñarol e Santos fizeram 17 gols em 1965, mas em três partidas - antes do jogo-desempate, tinham sido 14.

11- A eliminação marcou a despedida de Edilson do Corinthians. O atacante chegou a fazer greve após protesto da torcida no clube e pediu a rescisão de contrato.

12- Eliminado pelo Palmeiras tanto na Libertadores de 1999 quanto na de 2000, o técnico Oswaldo de Oliveira também deixou o Corinthians.

13- Antes do jogo, torcedores palmeirenses provocavam que 6 de junho de 2000 seria o réveillon do Corinthians, que já tinha sido eliminado de Paulista e Copa do Brasil antes. E caiu na Libertadores também.

14- Reformulado após a eliminação para o Palmeiras, o Corinthians desandou de vez em 2000: somou só 16 pontos em 24 jogos na Copa João Havelange, o Brasileiro daquele ano, protagonizando a segunda pior campanha do módulo principal. Só não caiu porque não havia rebaixamento.

15- A campanha encerrada com a eliminação para o Palmeiras era a melhor da história do Corinthians na Libertadores até 2012

16- Apesar de o Palmeiras ter eliminado o Corinthians por dois anos seguidos, a história de Dérbis em Libertadores é completamente equilibrada: três vitórias e dez gols para cada lado, em seis confrontos.

17- Titular do Palmeiras na semifinal da Libertadores, Rogério entrou na Justiça e deixou o clube para atuar no Corinthians já no segundo semestre de 2000.

18- O árbitro nos dois jogos das semifinais da Libertadores de 2000 foi Edilson Pereira de Carvalho, preso por participar da Máfia do Apito cinco anos depois.

19- Aquele Dérbi de 6 de junho de 2000 foi o último em Libertadores. Desde então, o clássico esteve perto de se repetir nas edições de 2018 e 2020 do torneio, mas o Corinthians acabou eliminado em fases anteriores.

20- O Corinthians teve sete novidades em relação aos titulares eliminados um ano antes: Dida, Daniel, Fábio Luciano, Adílson, Kleber, Edu e Luizão. Mas não adiantou de nada



LEIA TAMBÉM: Palmeiras planeja emprestar jogadores no retorno do futebol; veja análise do elenco

Palmeiras, libertadores, corinthians, 2000, pênaltis, semifinal







LEIA TAMBÉM: Palmeiras renova o contrato de joia da base

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Solução caseira ou contratar: como a diretoria deve substituir Dudu no Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Vai ou fica? Futuro de Scarpa será definido apenas no fim deste mês


699 visitas - Fonte: Lance

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14