2/7/2020 17:11

Conmebol tem protocolo para retorno das competições sem torcida, mas não estabelece datas

Alejandro Domínguez ressalta importância que indústria do futebol tem na vida de milhares de pessoas, mas ainda não tem datas para retomar competições

Na reunião da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, foi convidado para detalhar o que vem sendo feito pela entidade, que busca caminhos para voltar com o futebol no continente: não há datas estabelecidas para a volta de competições, os jogos serão inicialmente sem público e já há um protocolo elaborado para o regresso da Libertadores e Copa Sul-Americana.



LEIA TAMBÉM: Róger Guedes pode retornar para o Palmeiras? Entenda a situação


De acordo com Domínguez, esse protocolo foi aprovado pelos 10 membros da entidade e enviado para avaliação dos ministros da saúde de cada país. Apesar de não detalhar todas as medidas, ele garantiu que os jogos vão voltar sem público e que as viagens de delegações são objeto de estudo.

- Vai chegar o dia que os riscos diminuirão e poderemos retomar as atividades paralisadas. A Conmebol que estar preparada para esse momento. Por isso, uma equipe de especialistas convocados por nossa instituição elaborou um protocolo para os treinamentos, viagens, competições, assim como um manual de operações de chegadas e partidas de voos de delegações de futebol, para ir ou sair dos aeroportos que serão utilizados.

"É o primeiro passo de um processo gradual, que se iniciará com jogos sem público. Nossa intenção não é voltar da noite para o dia à normalidade pré-pandemia"



O presidente ressaltou a importância econômica que o futebol tem na vida de várias pessoas. No Brasil, por exemplo, essa indústria representa 0,72% do PIB nacional, de acordo com relatório da CBF produzido pela consultoria EY, apresentado em dezembro de 2019. Domínguez garantiu que tem o desejo de retomar os torneios, mas que a prioridade deve ser a saúde de todos envolvidos nas partidas.



- Quero falar também de uma faceta frequentemente esquecida. Milhares e milhares de jogadores, treinadores, preparadores físicos, jornalistas, funcionários de clubes, meios de comunicação e outros atores sociais dependem economicamente desse esporte. O futebol profissional e semiprofissional é uma indústria que provê o sustento de incontáveis famílias de todo o continente. Que fique claro: para a Conmebol, a saúde e a vida estão antes de qualquer outra coisa, mas esse fator aqui também deve ser considerado.


Palmeiras, Conmebol, Protocolo, Retorno, Libertadores, Sul-Americana, Verdão





LEIA TAMBÉM: Luxa destaca a necessidade de ser decisivo nos últimos 90 minutos da final

LEIA TAMBÉM: Globo processa Turner para evitar que rival transmita jogos do Brasileirão se valendo da nova MP

LEIA TAMBÉM: [ENQUETE] Palmeiras por ser mandante ou Corinthians por retrospecto: quem é favorito no Allianz?


912 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Allianz Parque - TVGlobo
Palmeiras
Corinthians

Último jogo - Paulista

Qua - 21:30 - Arena Corinthians
Corinthians
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14