Fábio em baixa e reservas 'queimados': crise na Academia de Goleiros

6/9/2014 10:51

Fábio em baixa e reservas 'queimados': crise na Academia de Goleiros

Fernando Prass deverá perder mais cinco jogos, e situação de Fábio está praticamente insustentável. Deola, Bruno e Alemão são as alternativas. Ídolos opinam e dão dicas

Fábio em baixa e reservas 'queimados': crise na Academia de Goleiros

Fábio está em xeque no Verdão: joga em Curitiba? (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)





A Academia de Goleiros do Palmeiras vive a pior crise de sua história: enquanto Fábio falha jogo após jogo e tem a posição ameaçada para o duelo contra o Atlético-PR, às 18h30 deste domingo, em Curitiba, seus reservas convivem com a desconfiança da torcida.



- A dinastia de goleiros parou no Marcos. Alguns foram queimados por impaciência no Palmeiras, e o meu temor é que o Fábio seja mais um - opinou Emerson Leão, uma das grandes referências desta "linhagem".



Fábio é o quarto goleiro criado na base do clube a ser testado após a aposentadoria do Santo, anunciada no início de 2012. Deola, fritado após falhar duas vezes nas quartas de final do Paulistão daquele ano, contra o Guarani, retornou após dois empréstimos e hoje é o principal candidato a assumir a vaga de titular.



Está à frente de Bruno, que ficou marcado pelo erro cometido nas oitavas de final da Libertadores do ano passado, diante do Tijuana (MEX), e de Raphael Alemão, que tomou cinco gols em dois jogos e também voltou de empréstimo recentemente. A outra opção do elenco é Vinicius Silvestre, mas promover a estreia do jovem de 20 anos significaria jogar na fogueira mais um goleiro promissor que surgiu na base.





Titular absoluto até fraturar o cotovelo direito, em maio, Fernando Prass voltará a treinar sem limitações na segunda. A previsão é de que perca mais cinco rodadas e volte no dia 25, contra o Vitória, em casa. Vale lembrar que ele não foi revelado pelo Verdão.



A bola agora está com Dorival Júnior. O argentino Ricardo Gareca foi prejudicado por erros de Fábio em ao menos quatro de seus 13 jogos pelo clube, mas insistiu nele, assim como o interino Alberto Valentim, que o escalou contra o Atlético-MG, na quinta, e viu as chances de classificação às quartas da Copa do Brasil irem embora após mais um vacilo.



- Neste momento difícil, não adianta colocar o Fábio no ostracismo. É preciso encorajá-lo - palpitou Valdir Joaquim de Moraes, outro ídolo que defendeu a meta verde.





Fábio, Deola, Bruno e Raphael Alemão: goleiros formados no clube e 'queimados' (Foto: Montagem L!)



Valdir Joaquim de Moraes: 'O torcedor tem de entender que o Fábio é jovem'

"Acompanhei o Fábio quando estava no Palmeiras (como preparador de goleiros). É um jogador de qualidade muito boa. Falhas existem na vida, principalmente na fase em que está o clube. Vejo algumas falhas nele, sim, mas que não tiram a possibilidade de vencer na carreira. Neste momento, em vez de condená-lo, temos que entendê-lo. Para isso tem o Fernando (Miranda, atual preparador), que está trabalhando e tem competência.



Eu tenho visto pela TV, não vou analisar se deve sair, mas sei que precisa de conversa. Não se pode condenar uma pessoa que ainda tem chance de vencer.



Acho que o clube segue formando goleiros. O torcedor tem de entender que o Fábio é um goleiro jovem, que tem muito futuro, mas está manchando essa possibilidade com essas atuações que não são convicentes".



Emerson Leão: 'A primeira coisa é não perdê-lo'

"A primeira coisa é tomar uma atitude para não perdê-lo. Se a torcida e o treinador perderem a confiança no Fábio, será mais um jovem do Palmeiras a ficar em ritmo negativo, como foi o antecessor (Bruno). Compete ao novo treinador ter o bom senso de conversar com ele, orientá-lo.



Quando existe uma coisa chamada sinal vermelho, as pessoas precisam tomar cuidado. E o sinal vermelho está aceso no Palmeiras já faz algum tempo. Todo mundo no Palmeiras precisa tomar cuidado, prestar atenção, não se precipitar...

Uma orientação ajuda muito. Às vezes, até uma retirada ajuda demais para ele voltar ainda mais fortalecido. Isso ocorre, não precisa ficar preocupado. Mas acho que o (Dorival) Júnior é um menino inteligente, que vai saber conduzir ou conversar com pessoas que consigam".



ACADEMIA?



Deola (102 jogos)

Estreou em 2009 e firmou-se como principal reserva de Marcos até sua aposentadoria. Caiu de rendimento em 2012 e foi emprestado a Vitória e Atlético Sorocaba antes de retornar, após o Paulista deste ano. Ainda não jogou, mas é candidato a desbancar Fábio.



Bruno (95 jogos)

No clube desde 1997, virou titular em 2012, após passagem por empréstimo pela Lusa. Na época, desbancou Deola e foi eleito o melhor goleiro da Copa do Brasil. Falhas na reta final do Brasileiro e sobretudo contra o Tijuana, ano passado, tiraram totalmente seu espaço.



Raphael Alemão (2 jogos)

Muito elogiado pelo desempenho nos treinos, Raphael ganhou duas chances no Brasileirão de 2012, com o time já rebaixado: foi muito mal contra Atlético-GO e Santos, tomou cinco gols e se queimou. Emprestado ao Marília, voltou ao Palmeiras há pouco tempo.



Fábio (24 jogos)

Com Bruno em baixa, virou reserva imediato de Fernando Prass no ano passado e deixou boa impressão em seus primeiros jogos. Titular com a lesão do capitão, vive fase horrorosa desde o fim da Copa do Mundo e é símbolo da atual briga contra o rebaixamento.





Fábio falhou ao menos cinco vezes depois da Copa (FOTO: Gil Leonardi/LANCE!Press)





AS FALHAS DE FÁBIO:

Santos

Logo no primeiro jogo depois da Copa, goleiro aceitou cabeçada fraca de Bruno Uvini. Rival venceu por 2 a 0 na Vila Belmiro. Era a estreia de Ricardo Gareca.



São Paulo

Fábio errou na saída de bola e deu um passe para Ganso, iniciando a jogada que terminou em gol de Alexandre Pato. No segundo da vitória são-paulina, por 2 a 1, a bola cabeceada por Kardec bateu na trave e em suas costas antes de entrar, algo que já havia acontecido na derrota por 2 a 0 para o Corinthians, em chute de Petros.



Sport

Palmeiras estava bem na partida e vencia por 1 a 0 em plena Arena Pernambuco quando Fábio saiu mal após cobrança de falta e socou a bola para o próprio gol. Leão virou.



Internacional

Goleiro demorou para sair do gol, foi lento para a bola e acabou antecipado por Jorge Henrique. O lance definiu a vitória colorada, por 1 a 0.



Atlético-MG

Após escanteio, Fábio errou o tempo de bola, saiu de maneira inexplicável e tomou gol de Jemerson. Final: 2 a 0.



A FAMOSA ACADEMIA:



Oberdan Cattani

Primeiro grande goleiro do clube, jogou no antigo Palestra e no Palmeiras. Entre 1941 e 1954, fez 351 jogos.



Valdir Joaquim de Moraes

Jogou dez anos no clube, de 58 a 68, com 481 jogos. Virou preparador de goleiros e já foi até interino do Verdão.



Emerson Leão

Segundo atleta que mais jogou pelo clube, com 617 partidas, primeiro entre 69 e 78 e depois entre 84 e 86. Também foi técnico.



Velloso

Participou da fase brilhante dos anos 90, com 455 jogos ao todo. Primeira passagem foi entre 88 a 91, e a segunda entre 94 e 99.



Sérgio

Primeira passagem foi entre 92 e 95, repleta de títulos, e a segunda entre 99 e 06, como reserva de Marcos: 334 jogos.



Marcos

O maior ídolo recente do clube: de 1992 a 2011, fez 532 jogos e deu, entre outras, a taça da Libertadores ao Palmeiras. Santo!



Diego Cavalieri

Última revelação a vingar na posição, ficou no Verdão entre 02 e 08, com 81 jogos. Rendeu R$ 6 mi ao ser vendido ao Liverpool. Está no Fluminense.









VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





7098 visitas - Fonte: Lancenet!

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras