O novo atacante do Palmeiras se chama Breno Henrique Vasconcelos Lopes, de 24 anos e natural de Belo Horizonte. Mas afinal: quem é ele? Abaixo, o ge mostra como o poder de finalização e a versatilidade fizeram o Verdão buscá-lo na Série B.
Breno deixa o Juventude como uma das maiores vendas do clube, ainda que os valores não sejam divulgados, e também como vice-artilheiro da segunda divisão, com nove gols em 19 jogos. Ele assinou por quatro anos e tentará provar que o investimento valeu a pena.
— O Palmeiras não está gastando, está investindo e sai na frente de muitas equipes. O Breno vai render, ainda que tenha toda adaptação, leva tempo. Eu conheço muito bem o futebol paulista. Quem critica ele, é porque está mal informado. O Palmeiras fez contratações mais caras que a dele que não deram resultado e tiveram apoio — analisa o técnico Pintado, do Juventude..
Breno começou nas categorias de base do Cruzeiro, aos 12 anos. Teve uma rápida passagem no Cerâmica-RS até parar no Joinville, em 2015. Estreou profissionalmente no ano seguinte e foi emprestado ao Juventus-SC.
Em 2017, assinou por empréstimo com o Juventude, que contratou-o definitivamente em 2018. Esteve cedido ao Figueirense no segundo semestre do ano passado. No início da temporada atual, jogou no Athletico-PR. Voltou ao Ju em junho para ser o destaque do time na Série B.
Como joga?
Breno se caracteriza pela versatilidade. Jogava como ponta-esquerda no Joinville no esquema 4-2-3-1, mas também fazia as outras duas funções da linha de meias. Uma curiosidade: chegou a ser improvisado no time catarinense como segundo volante por nunca desistir das jogadas.
O técnico do Juventude destaca a explosão do atacante na hora de acelerar, chute de média distância e drible curto. Mas há pontos a corrigir, ressalta.
— Breno é muito humilde, mas conversamos sobre suas tomadas de decisão para que tivesse mais claridade. Por exemplo: quando chutar no gol, o que fazer na linha de fundo com o pé esquerdo, quando mudar de lado. Colocamos ele para jogar na direita e o time rendeu mais. Não é seu lado preferido. Corrigimos isso para que estivesse disposto a jogar pelo time. Está pronto — afirma Pintado.
Cobiçado pela Série A
O crescimento quase que exponencial de Breno neste ano despertou o interesse de outros clubes. O Palmeiras venceu a disputa da oferta de compra com uma equipe do Japão.
A direção alviverde recebeu inúmeras sondagens, mas poucas propostas oficias. Sport, Bahia, Bragantino e um time da Coreia do Sul tentaram empréstimo com opção de compra no final do vínculo. Todas ofertas rechaçada pelo clube gaúcho.
Estatísticas
Na carreira, Breno tem 147 jogos, 27 gols e duas assistências. Só em 2020, já marcou 12 vezes, praticamente metade dos gols na carreira. Confira os números abaixo:
- Joinville: 58 jogos, 6 gols e 3.568 minutos
- Juventus-SC: 7 jogos, 1 gol e 338 minutos
- Figueirense: 12 jogos, 2 gols e 906 minutos
- Athletico-PR: 7 jogos, 1 gol e 459 minutos
- Juventude: 63 jogos, 17 gols, 2 assistências e 3.724 minutos
* Dados da assessoria de imprensa do jogador
Palmeiras, Atacante, Breno, Versatilidade
5700 visitas - Fonte: Globo Esporte
Agora o Luiz Adriano vai ficar esperto