De folga em Portugal, Abel Ferreira vai ver de longe o elenco do Palmeiras ter sua primeira semana livre de treinamento desde a chegada da atual comissão técnica, em novembro do ano passado. Nesta quarta-feira, inclusive, o elenco ganhou folga.
Sob o comando dos portugueses, o Verdão teve sequência em quatro competições (Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil e Mundial de Clubes) e pouco tempo livre na agenda. Nesta quarta-feira, o jogo contra o São Bento, que seria disputado em Belo Horizonte por causa da pandemia, foi suspenso.
Na Academia de Futebol, João Martins, Vitor Castanheira, Carlos Martinho (auxiliares) e Tiago Costa (observador técnico) completam a comissão palmeirense, que também tem Andrey Lopes como membro fixo. Durante a ausência de Abel, João Martins tem sido o interino.
Em participação no Seleção SporTV da última terça-feira, o treinador falou sobre o trabalho do dia a dia com os atletas e a função de cada membro da comissão técnica que o acompanha no Verdão.
– João Martins é o mais antigo, desde 2011. Eu não consigo estar em todo lado, não sou onipresente. Então o que nós vamos fazendo é o seguinte: o João fica responsável por tudo que tem a ver mais com a ligação direta, em questão de performance e no departamento médico, o Carlos Martins é o que fica com a análise adversária, de equipe, e tudo de jogadores que chegam para gente avaliar – explicou Abel Ferreira.
– O Castanheira é a mesma coisa, tem como missão analisar os jogadores que o clube nos propõe para contratar mais a ligação direta a formação. Depois temos o Tiago, que é o analista dos nossos adversários. Vocês devem imaginar toda essa informação que chega a mim detalhada para eu tirar as minhas conclusões ou tomar minhas decisões no dia do jogo – afirmou o treinador.
O maior tempo livre do Palmeiras na gestão de Abel Ferreira foi entre as semifinais contra América-MG (dia 30 de dezembro, pela Copa do Brasil) e River Plate (dia 5 de janeiro, pela Libertadores) - foram cinco dias livres entre as partidas por causa do adiamento do Dérbi válido pelo Brasileirão.
Agora na temporada de 2021, por determinação do governo de São Paulo, o Campeonato Paulista não poderá ser disputado na capital ou no interior do estado até o dia 30 de março. É uma decisão para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19.
A Federação Paulista de Futebol, apoiada pelos clubes, quer dar continuidade ao calendário e tenta levar as partidas da competição previstas para serem disputadas neste mês para outros estados. Ainda não há uma definição sobre quando será o próximo jogo do Verdão.
Palmeiras, Indefinição, Paulista, Semana Livre
3354 visitas - Fonte: Globo Esporte
É melhor treinar mesmo porque a equipa já jogou muito