Valdivia voltar a ser relacionado depois de um mês tratando lesão na coxa direita e fica no banco de reservas
Vanderlei Luxemburgo ainda coloca o Flamengo na “confusão”, como chama a briga contra o rebaixamento, mas quem está em real período turbulento é o Palmeiras. Precisando da vitória para não correr riscos de voltar a aparecer entre os quatro últimos colocados do Campeonato Brasileiro, o Verdão encara o Rubro-negro carioca às 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, no Pacaembu.
Adversário desta noite, Luxa é a inspiração de um Palmeiras que não consegue ter paz em meio à comemoração de seu centenário. O técnico levou o clube carioca da última para a décima posição, embora não se sinta confortável. O Verdão, por sua vez, ainda busca um caminho que, ao menos, garanta alguma tranquilidade nas próximas semanas.
Incumbido de evitar o descenso, Dorival Júnior resolveu promover uma reformulação. Do time que perdeu por 3 a 0 para o Fluminense no sábado, sacou o goleiro Fábio, dono de recorrentes e decisivas falhas na vexatória campanha do clube, o lateral direito Weldinho, autor de frequentes erros, o meia Patrick Vieira e ainda aproveitou as suspensões de Victorino e Eguren para ser ousado.
Fora da zona de rebaixamento só nos critérios de desempate, o time precisa cumprir seu papel como mandante e a aposta é em Deola no gol, no lateral direito João Pedro, de 17 anos, estreando como profissional, no lateral Juninho como volante e em quarteto de atacantes no qual Mouche, Diogo e Cristaldo atuam recuados para municiar Henrique. Tudo isso com Valdivia de volta no banco – Lúcio, também recuperado de lesão, será titular.
Para a partida, o Verdão tem 12 desfalques. Além de Victorino e Eguren, suspensos, estão vetados por falta de condições físicas para entrar em campo Fernando Prass, Wendel, Tobio, Wellington, Thiago Martins, Mateus Muller, Wesley, Bruninho, Marcelo Oliveira e Leandro. Mas o elenco vê união suficiente para se afastar de vez da faixa de descenso. “Sei da qualidade do grupo do Palmeiras. Só com o grupo unido vamos tirar o Palmeiras dessa situação. Vai dar certo nos próximos jogos porque somos um grupo muito unido”, declarou o volante Renato.
“O caminho é o da união, da amizade e do companheirismo. Temos muito isso dentro do Palmeiras. Só nós, que estamos aqui, vamos tirar o time dessa situação, temos que deixar a crítica de lado para estar focado, unido, e tirar o time dessa situação. Só com o comprometimento do grupo que conseguiremos”, repetiu o meio-campista.
Com trabalho que inspira Palmeiras, Luxemburgo ainda tenta sair da "confusão" (Gilvan de Souza/Flamengo)
O Flamengo prega o máximo de respeito ao adversário. “O Palmeiras tem um time em condições de sair desta situação daqui a algumas rodadas, possui tradição e jogadores qualificados e experientes para isso. Mas precisamos tentar impedir que eles consigam começar essa reação justamente contra o Flamengo. Ainda precisamos somar mais pontos, não estamos livres dos riscos e nossa luta prossegue como sempre”, discursou Luxemburgo.
Os jogadores esperam que a pressão sobre o adversário lhes dê espaços na busca pela vitória. “O Palmeiras vai ser empurrado pela torcida para tomar a iniciativa do confronto e deve se lançar ao ataque. Se o gol demorar a sair, podemos tirar proveito desta situação para construir a vitória. Mas isso não significa que vamos ficar atrás esperando eles jogarem”, disse Márcio Araújo, volante que passou quatro anos sob críticas da torcida no Verdão e saiu em dezembro.
Sem problemas de suspensão, Vanderlei Luxemburgo deverá repetir a formação que se saiu vitoriosa diante do Corinthians, para dar ainda mais entrosamento ao time, que vem sendo montado durante o Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X FLAMENGO
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 17 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: José Javel Silveira e José Eduardo Calza (ambos do RS)
Assistentes adicionais: Fabricio Neves Correa e Luis Teixeira Rocha (ambos do RS)
PALMEIRAS: Deola; João Pedro, Lúcio, Nathan e Victor Luis; Renato e Juninho; Mouche, Diogo e Cristaldo; Henrique
Técnico: Dorival Júnior
FLAMENGO: Paulo Victor; Leonardo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Victor Cáceres, Márcio Araújo, Canteros e Everton; Eduardo da Silva e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
2850 visitas - Fonte: Genet