Na entrevista coletiva após a derrota do Palmeiras para o Fortaleza (2 x 3), no sábado (7), o técnico Abel Ferreira reconheceu que o desafio de preparar um time para um jogo decisivo é muito maior quando o resultado anterior foi uma derrota.
"É muito mais fácil trabalhar em cima de vitórias e invencibilidades, mas não podemos ficar agarrados ao passado, temos que aprender com ele e não vamos ganhar sempre", disse o português.
Curiosamente, a experiência que ele vai ter até terça-feira, antes de enfrentar o São Paulo nas quartas da Copa Libertadores, é praticamente inédita para ele no Palmeiras. Aconteceu apenas uma outra vez, e em circunstâncias bem específicas.
Reservas e improvisados perderam fora de casa
Foi logo no primeiro mata-mata de Libertadores dele no clube. Em 25 de novembro, o time foi ao Equador enfrentar o Delfín após ter sido derrotado pelo Goiás, em Goiânia, quatro dias antes. Só que na partida contra o Esmeraldino, o Palmeiras foi a campo com uma escalação bastante alterada, por conta de casos de covid-19, lesões e necessidade de poupar atletas.
Naquele dia, o Palmeiras foi escalado com Weverton; Emerson Santos, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Patrick de Paula, Lucas Lima, Ramires e Mayke; Marcelinho e Luiz Adriano.
Na época, Renan ainda estava longe de ser um jogador de primeira prateleira no clube. Emerson Santos, Ramires e Lucas Lima eram reservas. Mayke foi improvisado na lateral-esquerda e acabou expulso. E o atacante Marcelinho, então om 17 anos, jamais havia começado um jogo profissional. Hoje, ele nem é mais jogador do clube.
Nos outros nove outros jogos de mata-mata que Abel fez pelo Palmeiras na competição continental —incluindo a final contra o Santos e o duelo com a Universidad Católica (CHI), já pelo torneio de 2021—, ele sempre chegou para jogar com no mínimo um empate na bagagem.
Veja abaixo a lista dos jogos 2020
21/11 - Goiás 1 x 0 Palmeiras - DERROTA
25/11 - Delfin (EQU) 1 x 3 Palmeiras
28/11 - Palmeiras 3 x 0 Athletico-PR
02/12 - Palmeiras 5 x 0 Delfín (EQU)
05/12 - Palmeiras 2 x 2 Santos
08/12 - Libertad (PAR) 1 x 1 Palmeiras
12/12 - Palmeiras 3 x 0 Bahia
15/12 - Palmeiras 3 x 0 Libertad (PAR)
30/12 - América-MG 0 x 2 Palmeiras
05/01 - River Plate (ARG) 0 x 3 Palmeiras
09/01 - Sport 0 x 1 Palmeiras
12/01 - Palmeiras 0 x 2 River Plate (ARG)
26/01 - Palmeiras 1 x 1 Vasco
30/01 - Palmeiras 1 x 0 Santos 2021
10/7 - Palmeiras 3 x 2 Santos
14/7 - Universidad Católica (CHI) 0 x 1 Palmeiras
18/7 - Atlético Goianiense 0 x 3 Palmeiras
21/7 - Palmeiras x 0 Universidad Católica (CHI)
07/8 - Palmeiras 2 x 3 Fortaleza
10/8 - São Paulo x Palmeiras.
2928 visitas - Fonte: UOL
Tem todos a disposição aí joga Ze Rafael me dá nojo Luan nojo Vitor Luiz nojo Marcos Rocha horrível
So pedimos uma coisa n tire o scarpa e nem o veiga do jogp Pfv cr o time vira uma bagunça
O meu mêdo é quando o Abel começa as substituições no segundo tempo, aí que ele se perde e enxerga outro jogo...San Gennaro que nos salve...
Temos q mostra outra postura no contra os bambis temos q marca a saida de bota sempre sufocar sempre
Igual o flamerda que tomou de 4 do inter? Jamais
Temos que jogar igual o flamerda sufocar as meninas do Morumbi do começo ao fim time nos têm falta um treinador de peito corajoso isso sim pode ter certeza que ganhamos mas o Abel sei não
Espero que encontre uma nova formação, plano B chega de agarrar a essa filosofia de jogo. Precisamos mudar a postura dentro de campo.
Perdeu paro o CRB, quanto mais o Sao Paulo...Deus nos livre dessa tragedia!