23/9/2014 10:19

Defesa do Palmeiras muda sem parar, sofre queda e vira a pior do Brasileiro

Setor defensivo teve ótimo desempenho na Série B e no Paulista, mas já são 36 gols sofridos em apenas 23 jogos na competição, com nove zagueiros diferentes

Dorival sofre com mudanças constantes na zaga do Verdão (Foto: Felipe Zito)

É possível uma defesa que estava entre as melhores do país se tornar, em poucos meses, a pior do Campeonato Brasileiro? O Palmeiras tem mostrado que sim.

A equipe levou 36 gols em apenas 23 partidas pelo competição nacional, média de 1,56 por confronto. O saldo do Verdão é negativo: - 18 gols. Ou seja, o time marcou apenas metade dos gols que levou no campeonato.

Um desempenho pífio, ainda mais para um setor que vinha se destacando tanto e sendo um dos melhores do Verdão desde o ano passado. Na Série B de 2013, a defesa teve ótima participação.

Foi a melhor do torneio, com apenas 21 gols sofridos em 38 jogos (média de 0,55 por partida). No Paulistão deste ano, manteve o bom rendimento e foi a segunda melhor, atrás apenas do campeão Ituano, com 14 gols em 17 confrontos, e média de 0,82.

Os números eram ótimos. Hoje, são péssimos. Segundo o técnico Dorival Júnior, as várias mudanças no setor ajudam a explicar a queda tão brusca no rendimento. Antes, a defesa estava estabelecida e ainda tinha Henrique, que disputou a Copa do Mundo pela seleção brasileira. Hoje, é até difícil apontar quem são os titulares. O treinador dá como exemplo a repentina entrada do zagueiro Nathan contra o Fluminense.

O garoto, de 19 anos, teve de ser escalado por falta de opção.
- Fizemos um trabalho com Nathan, em campo reduzido. Não tinha nem noção sobre como ele gosta de jogar, as características dele. O que sobrecarrega de uma partida para outra é uma grandeza. A recuperação inexiste.

Para Dorival, o calendário agrava o problema. Ele afirma que o excesso de jogos atrapalha o trabalho dos técnicos.
- O ideal é que as equipes jogassem seis partidas por mês. Não sei em que momento vamos conseguir isso. Deveria ser semana sim, semana não preenchido para os jogadores poderem recuperar.

Estamos errando muito na formatação dos campeonatos, exigindo um número absurdo de jogos e vendo a qualidade do espetáculo cair a cada ano - reclama.

Para se ter uma ideia, neste Brasileirão já foram nove jogadores diferentes usados na zaga: Lúcio, Tobio, Victorino, Wellington, Nathan, Gabriel Dias e Tiago Alves, além dos volantes Eguren e Marcelo Oliveira, improvisados. Teoricamente, os dois primeiros são os preferidos, mas raramente atuam juntos.

Vale ressaltar também que foram vários os jogos na competição nos quais o Verdão atuou de maneira muito ofensiva, às vezes com apenas um volante, deixando a defesa desprotegida, fator que colabora para o número alarmante.

Contra o Vitória, na quinta-feira, o experiente Lúcio e o jovem Nathan devem formar a defesa do Palmeiras. Resta saber se será o começo da recuperação ou mais uma noite de sofrimento para os torcedores com os erros do setor defensivo, como no 6 a 0 sofrido para o Goiás, no domingo.



LEIA TAMBÉM: Mais um de saída? Clube da Arábia faz proposta por Raphael Veiga, do Palmeiras

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, quem é o substituto ideal de Dudu caso o atacante saia do Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Cadê a proposta? Veja os impasses que atrasam a formalização da proposta ao Palmeiras por Dudu


2424 visitas - Fonte: Ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14