O Palmeiras não está sozinho. Goleado pelo Goiás no Serra Dourada, o Verdão entrou na lista de equipes brasileiras que sofreram com o poder ofensivo do adversário no fim de semana. Entre sábado e domingo, sete partidas com placares dilatados foram registradas nas quatro divisões nacionais. Pela Série B, a Ponte Preta venceu o Oeste por 5 a 1. Na Série C, o Tupi bateu o São Caetano por 4 a 0. Já na Série D, quatro goleadas: São Raimundo 0 x 6 Rio Branco, Central 5 x 0 Baraúnas, Penapolense 4 x 0 Pelotas, Boa Vista 0 x 6 Metropolitano, e River-PI 7 x 1 Guarany de Sobral.
O time dos goleados na temporada é extenso e vai muito além do último fim de semana. O GloboEsporte.com fez um levantamento das partidas com maior número de gols no Brasil em 2014. A pesquisa levou em consideração jogos disputados da Série A à Série D, além dos estaduais, Copa do Brasil e confrontos envolvendo times brasileiros na Libertadores da América e Copa Sul-Americana. Também não poderia ficar fora a Copa do Mundo, torneio em que a seleção brasileira, que tantas vezes goleou, fez o papel que não está acostumada a fazer e foi goleada.
MAIOR GOLEADA DO ANO
Seria de se imaginar que a maior goleada do futebol brasileiro em 2014 tivesse como protagonista um clube de grande expressão no cenário nacional. Talvez o Cruzeiro, que conta Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, líderes do ranking de artilharia da Série A, além de um poderoso elenco. Contudo, o triunfo com maior diferença no número de gols desta temporada ocorreu no pouco badalado Campeonato Sul-Mato-Grossense. Em março deste ano, o Ivinhema venceu o Itaporã pelo placar de 9 a 0. O atacante Edu Sales, com três gols, foi o grande destaque da partida válida pela 14ª rodada do estadual.
QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ
Quem olha a situação do Botafogo no Campeonato Brasileiro dificilmente imagina que o Alvinegro já viveu dias de glória na competição. Com 23 pontos e há cinco jogos sem triunfos, o clube da estrela solitária ocupa a 16ª colocação na tabela de classificação, no limite para a zona de rebaixamento. Na 4ª rodada, no entanto, a equipe carioca empolgou o torcedor. No Maracanã, Daniel e Emerson Sheik tiveram atuação de gala e comandaram o time na vitória por 6 a 0 sobre o Criciúma. O resultado é, ao lado do triunfo do Goiás sobre o Palmeiras, a maior goleada do Brasileirão 2014.
CAMPEÕES DE GOLEADAS
Das competições analisadas, três se destacam pelo número de goleadas. O Campeonato Cearense, o Campeonato Paulista e a Série D registram 15 jogos com placares dilatados cada. Na quarta divisão do futebol nacional, destaca-se o triunfo do River-PI por 7 a 1 sobre o Guarany de Sobral. No Ceará, a maior goleada foi o 7 a 0 do Fortaleza em cima do Itapipoca. Já no Paulistão, o São Paulo venceu o Rio Claro por 6 a 3 no Morumbi, com três gols de Luís Fabiano. Ainda pelo Campeonato Paulista, o Santos goleou o Corinthians pelo placar de 5 a 1. A equipe praiana foi, aliás, quem mais venceu por margens amplas na competição, com cinco triunfos em que foram marcados quatro ou mais gols.
ECONÔMICO, MAS NEM TANTO
O Grêmio tem um ataque econômico na atual edição do Campeonato Brasileiro. Dentro do torneio nacional, o Tricolor Gaúcho marcou 19 gols em 23 jogos. Venceu apenas uma partida com mais de um gol de diferença - contra o Criciúma, na 15ª rodada. Entretanto, o time do Rio Grande do Sul já viveu momento de fartura. Pelo estadual, no início do ano, a equipe de azul, preto e branco venceu o Aimoré pelo placar de 4 a 0, única goleada gremista na temporada.
FEITO RARO
A Libertadores da América deste ano contou com seis times brasileiros. E somente um deles conseguiu golear um adversário no torneio. Pela 2ª rodada da fase de grupos, o Cruzeiro venceu o Universidad do Chile no Mineirão pelo placar de 5 a 1. O meia Ricardo Goulart balançou as redes da equipe chilena em três oportunidades. Dagoberto e Willian completaram o marcador para o time celeste.
DE GOLEADOR A GOLEADO
O Goiás bateu o Palmeiras por 6 a 0 no último fim de semana. O Esmeraldino, entretanto, já viveu também dias de goleado. Na 16ª rodada, a equipe goiana perdeu por 5 a 2 para o Corinthians, em Itaquera. Outro time que viveu os dois opostos na Série A foi o São Paulo. Pela 20ª rodada, o Tricolor venceu o Botafogo por 4 a 2. No início do Brasileiro, contudo, o time de Muricy Ramalho deixou o Maracanã após uma derrota por 5 a 2 para o Fluminense, com dois gols de Walter.
ACESSO FÁCIL?
A expectativa da torcida do Vasco para 2014 era de que o time conseguisse voltar para a Série A sem grandes dificuldades. A equipe carioca, no entanto, faz campanha irregular na Série B. Com 43 pontos, o time da Cruz de Malta ocupa a 4ª colocação, no limite para a zona de classificação. Na 19ª rodada, o Vasco foi goleado por 5 a 0 pelo Avaí dentro de São Januário. O placar custou o cargo de Adilson Batista, que foi substituído por Joel Santana.
FORA DO EIXO
Na Copa do Mundo, a seleção brasileira fez história, mas de forma negativa. Nas semifinais, o time treinado por Luis Felipe Scolari sofreu um apagão e acabou goleado pela Alemanha por 7 a 1. O Brasil nunca havia perdido por tamanha diferença na história das Copas e, três meses depois, o resultado ainda repercute no futebol nacional e no ambiente da seleção, que trocou de treinador - saiu Felipão, e voltou Dunga.
4131 visitas - Fonte: GloboEsporte