Há um ano, o Palmeiras decidiu por mudar os rumos do seu comando de futebol e surpreendeu ao anunciar a contratação do técnico Abel Ferreira. Antes desconhecido por grande parte da torcida alviverde, o português se transformou em um dos símbolos do clube, com direito a títulos e números expressivos.
Líder de um time que decide no dia 27 de novembro a Libertadores pelo segundo ano consecutivo, dessa vez contra o Flamengo, em Montevidéu, no Uruguai, Abel já está entre os treinadores mais longevos neste século. E caminha para iniciar e terminar a mesma temporada, algo que não ocorre no Verdão desde 2013.
Com um ano de Palmeiras, o português fica atrás somente de Felipão, Gilson Kleina, Vanderlei Luxemburgo e Jair Picerni entre os mais longevos no clube, desde 2001.
Os maiores comandos do Palmeiras no século:
Felipão: 27 meses (junho/2010 a setembro/2012) Gilson Kleina: 20 meses (setembro/2012 a maio/2014) Vanderlei Luxemburgo: 19 meses (dezembro/2007 a junho/2009) Jair Picerni: 17 meses (dezembro/2002 a maio/2004) Felipão: 13 meses (agosto/2018 a setembro/2019)
Abel Ferreira: 12 meses
A era Abel Ferreira no Palmeiras está perto de chegar ao seu 100º jogo. A comissão técnica portuguesa liderou a equipe em 97 partidas, com 51 vitórias, 22 empates e 24 derrotas.
O treinador ficou no banco em 86 jogos, com 46 vitórias, 17 empates e 23 derrotas. O Verdão também foi comandado por João Martins (nove vezes) e Vitor Castanheira (duas vezes) nas vezes em que Abel esteve suspenso ou com Covid-19.
Depois de uma sequência de troca constante de treinadores, a diretoria palmeirense abandonou a mudança de estilos e resolveu apostar na sequência de um trabalho liderado pela comissão técnica estrangeira.
Mesmo com momentos de pressão e críticas, a passagem de Abel Ferreira é bem avaliada no clube. Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil na temporada de 2020, ele vive a expectativa de conquistar o terceiro troféu na carreira - o Verdão enfrenta o Flamengo no dia 27 de novembro, no Uruguai, valendo o título da Libertadores de 2021.
Procurado por clubes do exterior, o português já afirmou em entrevista coletiva o compromisso de permanecer no clube pelo menos até o término da atual temporada. O contrato dele é válido até dezembro de 2022.
Aqui isso já é um recorde. Técnicos, no Palmeiras, não duram seis meses sem cornetas. Torcedores idiotas querem um técnico por mês. A constância trás resultados, isso já foi comprovado em muitos outros times mas aqui o torcedores só querem saber de resultados. Reclamam até quando ganha e não joga bonito. Como sobreviver a isso?
O melhor dos que passaram pelo clube nos ultimos tempos .... com um time medio ganhou 2 campeonatos difíceis e vai ganhar mais ainda
Ele quer fazer a carreira na Europa. Esta na nossa historia.
Aqui isso já é um recorde. Técnicos, no Palmeiras, não duram seis meses sem cornetas. Torcedores idiotas querem um técnico por mês. A constância trás resultados, isso já foi comprovado em muitos outros times mas aqui o torcedores só querem saber de resultados. Reclamam até quando ganha e não joga bonito. Como sobreviver a isso?
Quanto mais tem um técnico fica no clube a probilidade de ganhar titulos eh muito grande
Definitivo é uma palavra.muito forte....
Foi o maior acerto feito pelo Palmeiras, na minha opinião tem que ser feito um contrato definitivo e que permaneça em definitivo