24/9/2014 20:22

[OFF] Comissão de Arbitragem: orientações são de instrutor da Fifa, não da CBF

Sérgio Corrêa da Silva diz que árbitros receberam novas diretrizes sobre "mão na bola" em curso com Jorge Larrionda, ligado à entidade

Lances de bola nã mão e mão na bola têm causado polêmica no Brasileiro (Foto: Reprodução SporTV)

O número de pênaltis por rodada do Campeonato Brasileiro quase dobrou desde que os árbitros receberam uma orientação da CBF em relação ao conceito bola na mão e mão na bola, o que vem causando polêmica. As mudanças teriam sido aplicadas depois de um curso com instrutores da Fifa, no entanto, o chefe do departamento de arbitragem da entidade, Massimo Busacca, afirmou nesta quarta-feira que "nada mudou". Questionado sobre a declaração, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa da Silva, garantiu que os árbitros receberam uma nova orientação, mas frisou que ela partiu da Fifa e reflete na interpretação, sem qualquer interferência à regra .

- A CBF não deu nenhuma orientação diferente. A CBF apenas reproduziu, através de um instrutor da Fifa, o Jorge Larrionda, membro da comissão de arbitragem da Fifa. Em recente curso aqui no Brasil, ele deu orientações no sentido da bola na mão e mão na bola. O que nós temos e ouvimos foi que há, nessa amplitude (de braço do jogador), essa diretriz. Ela foi ampliada, não é uma mudança na regra do jogo, a lei que trata do assunto continua o mesmo texto, os mesmos termos. Não é que alterou, agregou-se informações para que o árbitro pudesse interpretar se foi bola na mão ou mão na bola. Foi isso que aconteceu. A CBF não dá instrução - afirmou, em entrevista ao "Tá na Área".

Sérgio Corrêa da Silva lembrou o curso mais recente, realizado com Larrionda entre final de agosto e início de setembro, deu uma atenção especial ao tema "bola da mão e mão na bola", com a análise de diferentes situações. O site da CBF publicou uma diretriz tratando da questão, mas o presidente da Comissão Nacional faz questão de afirmar que toda e qualquer orientação leva em consideração as orientações da Fifa e faz questão de destacar a ligação dos instrutores com a entidade.

- No Brasil não tem a ordem, orientação, não somos legisladores no sentido de dizer que toda bola que bate na mão é penal. Já pedimos à Fifa a liberação dos videos para que possamos mostrar todas as situações em que a Fifa entende como penal (...) Toda as situações foram passada com vídeo. Com as instruções que eles receberam da Fifa e dos videos que observaram, eles estão afinando a interpretação no sentido de em breve termos as decisões mais próximas do acerto do que dos equívocos.



LEIA TAMBÉM: Mais um de saída? Clube da Arábia faz proposta por Raphael Veiga, do Palmeiras

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, quem é o substituto ideal de Dudu caso o atacante saia do Palmeiras?

LEIA TAMBÉM: Cadê a proposta? Veja os impasses que atrasam a formalização da proposta ao Palmeiras por Dudu


2166 visitas - Fonte: GloboEsporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Arena Corinthians - Globo
Corinthians
Palmeiras

Último jogo - Paulista

Sáb - 16:30 - Major José Levy Sobrinho
Inter de Limeira
0 0
Palmeiras
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota
Untitled Document
Classificação
1 Santo André
2 Palmeiras
3 Novorizontino
4 Botafogo SP
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
19 10 6 1 3 12 9 3
19 10 5 4 1 15 4 11
16 10 3 7 0 9 4 5
8 10 2 2 6 7 21 -14