Jogadores do Palmeiras se abraçam na vitória sobre a Chapecoense (Foto: Marcos Ribolli)
Com uma campanha muito aquém de sua grandeza centenária, o Palmeiras agoniza no Campeonato Brasileiro e busca de todas as formas escapar do rebaixamento (o terceiro em pouco mais de uma década) no ano que completa 100 anos.
Pensando em ajudar o técnico Dorival Junior a desenvolver técnicas capazes de ajudar a equipe a superar a sequência de maus resultados, a diretoria do clube paulista contratou o "coaching esportivo" Lulinha Tavares. A iniciativa do Verdão ganha cada vez mais espaço dentro do meio esportivo no Brasil, apesar de haver ainda bastante resistência.
Não tem nada a ver com terapia, que pressupõe cura. O coaching pressupõe desenvolvimento, que diferencia completamente de motivação. A motivação ele já tem, já que a torcida incentiva. Motivos cada um tem para fazer o que faz, e eles amam o que fazem - disse Lulinha Tavares.
Atento sempre às palestras, o zagueiro Marcelo Oliveira aprova o trabalho do profissional. E diz que, na situação que a equipe se encontra na tabela de classificação, a confiança faz toda a diferença.
- O trabalho dele motiva muito, dá muita confiança, que faz você enxergar as coisas positivas - afirmou o zagueiro.
Apesar de expandir aos poucos no Brasil, o profissional de coaching esportivo já ajudou grandes nomes de diversos esportes no mundo a atingirem o ápice de suas carreiras.
Entre eles, os multicampeões Roger Federer (tênis), Tiger Woods (golfe) e Michael Jordan (basquete). Apesar desses exemplos de sucesso, a profissão ainda encontra muita resistência nos campos de futebol do país.
- Varia bastante com a mentalidade do técnico. Porque o treinador é quem manda e traz os recursos. É um meio fechado nesse sentido. Se o técnico tem uma mente que acredita que é importante trabalhar o atleta como um todo, ele vai buscar o coaching também - comentou o coaching esportivo Giuliano Milan.
O Palmeiras ocupa a 15ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro com 28 pontos, apenas um ponto a mais do primeiro clube na zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Verdão enfrenta o Botafogo, quarta-feira, às 19h30, no Maracanã, na briga direta contra a degola.
7146 visitas - Fonte: Sportv