Títulos, vitórias, tradição, glórias e torcidas espalhadas pelo país unem Botafogo e Palmeiras ao grupo de grandes clubes do futebol brasileiro. E hoje os dois travam duelo para escapar da mancha de mais um rebaixamento em suas histórias recentes.
Às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Maracanã, os times medem forças para afastar as diferentes crises e o fantasma que parece um pouco mais perto dos cariocas. É a chance de pontuar contra um rival e, de quebra, ganhar moral num confronto considerado decisivo pelos dois lados.
No Alvinegro, em penúltimo lugar, os problemas só aumentam. Apenas uma vitória nos últimos oito jogos na competição, dispensa de titulares e atrasos de salários tornam o cenário cada vez mais sombrio.
Comissão técnica e jogadores apostam na união e honra do grupo e no fim da maré de azar, já que é consenso interno que a equipe não tem tido desempenhos ruins.
Além disso, o atacante Jobson deve enfim ficar no banco de reservas, o que se configuram em esperança de mudança. Foi contra o time alviverde, em 2009, que o atacante, então com 21 anos, ratificou a permanência do Botafogo na elite do futebol nacional.
O Palmeiras, por outro lado, vive a sua melhor fase nos últimos meses. Isso não quer dizer, porém, que esteja livre de ameaças. Na 15º colocação, apenas dois pontos o separam do adversário desta noite – ou seja, uma derrota pode recolocar o clube de volta ao Z-4. São duas vitórias nas últimas três partidas e um sopro de evolução com Dorival Júnior mesmo depois de levar de 6 a 0 do Goiás.
A situação para Alvinegro e Alviverde não é novidade: ambos caíram juntos em 2002 e retornaram no ano seguinte. E os paulistas acabam de voltar, mais uma vez, da Série B.
O SporTV transmite o jogo para todo o Brasil, menos para o Estado do Rio de Janeiro. O Premiere e o PFCI também transmitem. O GloboEsporte.com narra em Tempo Real, com vídeos, e pré-jogo a partir das 17h30.
As Escalações
Botafogo: a única dúvida de Vagner Mancini é entre o volante Fabiano e o meia-atacante Wallyson. Sem Jefferson, Andrey e Dankler, o treinador fez apenas as alterações necessárias na defesa em relação à derrota para o Vitória. O time será Helton Leite, Régis, Matheus Menezes, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel, Fabiano (Wallyson) e Ramírez; Rogério e Zeballos
Palmeiras: Dorival Júnior não fez mistério e confirmou o retorno de Fernando Prass, fora desde 4 de maio. Recuperado de uma fratura no cotovelo direito, o goleiro é o principal "reforço" do Verdão. Além dele, a outra novidade é Tobio, recuperado de lesão muscular e de volta na vaga de Gabriel Dias. Assim, o time alviverde vai a campo com Fernando Prass, João Pedro, Lúcio, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley e Valdivia; Cristaldo e Henrique.
Quem esta fora
Botafogo: os goleiros Jefferson, com a seleção brasileira, e Andrey, com a Seleção sub-21; o zagueiro Dankler, suspenso; o meia Daniel, que operou o joelho; e os atacantes Ferreyra e Bruno Correa são os desfalques.
Palmeiras: são sete desfalques: os zagueiros Wellington (tendão esquerdo), Victorino (recondicionamento físico) e Nathan (defendendo a seleção brasileira Sub-21), os volantes Eguren (coxa esquerda) e Renato (coxa esquerda), o meia Mazinho (recondicionamento físico) e o atacante Diogo (coxa direita). Ninguém está suspenso.
Pendurados
Botafogo: Airton, Carlos Alberto, Gabriel e Luis Ramírez.
Palmeiras: Cristaldo, Josimar, Leandro e Marcelo Oliveira.
9558 visitas - Fonte: Ge