Em comunicado emitido nesta terça-feira (5), a ANTF (Associação Nacional dos Treinadores de Futebol), entidade que representa os técnicos de futebol em Portugal, saiu em defesa de Abel Ferreira , do Palmeiras . Em nota, a associação criticou o diretor de futebol do São Paulo , Carlos Belmonte , por ter se referido a Abel como "português de m***" após o clássico do último domingo (3), pelo Campeonato Paulista . "Assistimos a um episódio ofensivo, discriminatório e xenófobo, com o qual a ANTF não pode aceitar e, muito menos, compactuar, dada a repulsa e a repugnância que merece", escreveu a ANTF. "Manifestações de discriminação e xenofobia não podem ter lugar na nossa sociedade, devendo ser julgadas e severamente punidas pelos tribunais", acrescentou. Em outro trecho do comunicado, a organização afirmou que as falas de Belmonte "enchem" a todos "de vergonha". "É convicção da ANTF que a maior parte dos torcedores não se revê nos insultos daquele dirigente do São Paulo, que enchem de vergonha todos quantos lutam por uma sociedade mais justa e tolerante, motivo pelo qual, entendemos que todos os agentes desportivos e, em particular, os seus dirigentes, têm de actuar de forma a que episódios como este não se repitam, a bem do futebol. Esta é uma luta que não tem nacionalidade", apontou.
Na última segunda-feira (4), o Palmeiras já havia acusado o diretor do São Paulo de "xenofobia" e dito que está "analisando as medidas judiciais cabíveis para proteger" Abel Ferreira e a instituição . Leia o comunicado da ANTF Tendo tomado conhecimento dos insultos proferidos pelo diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, ao treinador Abel Ferreira, não pode esta Associação Nacional dos Treinadores de Futebol ficar indiferente aos mesmos. Com, o sucedido que nada tem a ver com futebol, com os seus princípios e, muito menos, com o desporto, sendo antes a sua negação frontal e plena, ocorrido na última noite, à saída do Estádio do Morumbis, assistimos a um episódio ofensivo, discriminatório e xenófobo, com o qual a ANTF não pode aceitar e, muito menos, compactuar, dada a repulsa e a repugnância que merece! É convicção da ANTF que a maior parte dos adeptos não se revê nos insultos daquele dirigente do São Paulo, que enchem de vergonha todos quantos lutam por uma sociedade mais justa e tolerante, motivo pelo qual, entendemos que todos os agentes desportivos e, em particular, os seus dirigentes, têm de actuar de forma a que episódios como este não se repitam, a bem do futebol. Esta é uma luta que não tem nacionalidade! A ANTF acredita que as manifestações de discriminação e xenofobia não podem ter lugar na nossa sociedade, devendo ser julgadas e severamente punidas pelos tribunais! Por fim, não pode esta ANTF deixar de se colocar inequivocamente ao lado do seu Associado e Treinador Abel Ferreira, a quem, desde já, endereça a nossa mais profunda solidariedade.
Próximos jogos do Palmeiras Botafogo-SP (C) - 10/03, 16h (de Brasília) - Campeonato Paulista Ponte Preta / Água Santa (C) - a confirmar - Campeonato Paulista
Próximos jogos do São Paulo Ituano (F) - 10/03, 16h (de Brasília) - Campeonato Paulista

Palmeiras encaminha contratação do lateral-esquerdo João Paulo
VALE TÍTULO! Palmeiras e Vasco devem lotar Nubank Parque em final do Brasileirão Sub-20
GOOOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS! MAURÍCIO EMPATA O JOGO! 1 A 1 NO PLACAR!
Paulinho sofre mais uma grave lesão e fica fora por tempo indeterminado!
SUSPENSÃO DO MISTER! Abel pode pegar longa suspensão após chutar microfone no jogo contra o Mirassol
NEGÓCIO DE R$ 30 MILHÕES! Palmeiras avança por joia do Cruzeiro para o time profissional
Palmeiras aposta em Miguel Bilong como nova promessa após saída de Allan Elias para o City
Palmeiras encaminha venda de Riquelme Fillipi ao Inter Miami por valor milionário
TITULARES DE VOLTA! Retorno de reforços anima Palmeiras antes de duelos decisivos
3 TITULARES! Barboza, Piquerez e Arias reforçam Palmeiras contra o Santos na Copa do Brasil
o Raphinha e o Luciano todos os jogos eles confundem a arbitragem
Esse cara tem que ser banido do futebol incluindo mais dois bobocas Cicinho e Rafinha .