A Fifa emitiu, nesta quarta-feira (2), certificado que libera o gramado do Allianz Parque, casa do Palmeiras, para receber partidas de competições internacionais. A entidade máxima do futebol realizou uma bateria de testes no campo durante oito horas e concedeu a certificação por mais uma temporada, com validade até abril de 2026. Uma nova vistoria está prevista para daqui a 360 dias. Os testes para a liberação do estádio para jogos internacionais incluem avaliações de rolagem da bola, quique, tração e rotação da chuteira, além da medição de planicidade do gramado. Após reclamações do elenco e dos adversários, o gramado do Allianz Parque passou por uma grande reforma no início do ano passado e ficou sem receber partidas por cerca de dois meses.
Durante a reforma, foi retirado o composto termoplástico, que derretia e grudava nas chuteiras dos jogadores, e substituído por cortiças, material orgânico e de origem vegetal. Atualmente, o material é considerado o mais tecnológico do mercado, além de controlar a temperatura, um dos maiores problemas dos gramados sintéticos. O composto, inclusive, foi importado da Europa.
Ao todo, o Allianz Parque recebeu 47 shows em 2024, sendo o estádio com mais espetáculos do planeta. O gramado sintético permite que o Palmeiras concilie os eventos com as partidas do calendário nacional. Desde a inauguração da arena, em 2014, o Palmeiras conquistou 14 títulos: Libertadores (2020 e 2021), Brasileirão (2016, 2018, 2022 e 2023), Copa do Brasil (2015 e 2020), Paulista (2020, 2022, 2023 e 2024), Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).

Palmeiras encaminha contratação do lateral-esquerdo João Paulo
VALE TÍTULO! Palmeiras e Vasco devem lotar Nubank Parque em final do Brasileirão Sub-20
GOOOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS! MAURÍCIO EMPATA O JOGO! 1 A 1 NO PLACAR!
Paulinho sofre mais uma grave lesão e fica fora por tempo indeterminado!
SUSPENSÃO DO MISTER! Abel pode pegar longa suspensão após chutar microfone no jogo contra o Mirassol
NEGÓCIO DE R$ 30 MILHÕES! Palmeiras avança por joia do Cruzeiro para o time profissional
Palmeiras aposta em Miguel Bilong como nova promessa após saída de Allan Elias para o City
Palmeiras encaminha venda de Riquelme Fillipi ao Inter Miami por valor milionário
TITULARES DE VOLTA! Retorno de reforços anima Palmeiras antes de duelos decisivos
3 TITULARES! Barboza, Piquerez e Arias reforçam Palmeiras contra o Santos na Copa do Brasil