Com a aparição do Fluminense entre os semifinalistas do Mundial de Clubes, a pressão sobre o Palmeiras aumentou. No entanto, o estímulo para completar uma sexta-feira gloriosa para o futebol brasileiro também cresceu. Não só pela garantia de um clube do país na grande decisão, mas pela confiança em prevalecer num duelo doméstico e ser este finalista.
O futebol, porém, não permite a disputa de jogos hipotéticos, exceto para as mentes apaixonadas dos torcedores, eternamente autorizados a sonhar. A pressão sobre o Chelsea era de outra natureza, tendo em vista que o enfrentamento com times brasileiros tem preocupado o clube londrino, amplamente superado pelo Flamengo na fase de grupos.
Abel Ferreira escolheu um time preparado para se defender com solidez, mas os desfalques praticamente apagaram a linha defensiva que iniciou o Mundial. O Chelsea dominava a posse e as ideias, obrigando o Palmeiras a ativar um mecanismo de sobrevivência cujo objetivo é, primeiro, evitar que o jogo fique fora de alcance. Mesmo assim, o primeiro tempo terminou com o placar mínimo.
No retorno, o palmeirense esperava uma equipe orientada a encontrar uma forma de competir e manter o objetivo à vista. Abel não mexeu no time, e o que ele queria aconteceu no minuto 53, quando Estêvão marcou um gol espetacular. Foi o empate, mas o jogo mudou.
As substituições no Palmeiras revelaram a clara intenção de vencer e, a cada ataque, acumularam-se situações em que faltou capricho para terminar jogadas. Num período de golpes trocados, o Chelsea também teve seus momentos. Talvez não sirva como consolo o fato de o gol que decidiu tudo ter sido fruto de um lance circunstancial, em que a bola desvia, escolhe outro rumo e encontra a rede. Ou talvez Weverton pudesse ter evitado o pior após o leve toque de Giay. Um gol na contra-mão do jogo, que colocou o Chelsea nas semifinais do Mundial.

Palmeiras encaminha contratação do lateral-esquerdo João Paulo
VALE TÍTULO! Palmeiras e Vasco devem lotar Nubank Parque em final do Brasileirão Sub-20
GOOOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS! MAURÍCIO EMPATA O JOGO! 1 A 1 NO PLACAR!
Paulinho sofre mais uma grave lesão e fica fora por tempo indeterminado!
SUSPENSÃO DO MISTER! Abel pode pegar longa suspensão após chutar microfone no jogo contra o Mirassol
NEGÓCIO DE R$ 30 MILHÕES! Palmeiras avança por joia do Cruzeiro para o time profissional
Palmeiras aposta em Miguel Bilong como nova promessa após saída de Allan Elias para o City
Palmeiras encaminha venda de Riquelme Fillipi ao Inter Miami por valor milionário
TITULARES DE VOLTA! Retorno de reforços anima Palmeiras antes de duelos decisivos
3 TITULARES! Barboza, Piquerez e Arias reforçam Palmeiras contra o Santos na Copa do Brasil