Estrangeiros na Série A: argentinos são maioria, e há apenas dois europeus
Ao todo, 46 jogadores nascidos ou que jogam em seleções de outros países atuaram no Brasileirão em 2015, com destaque para Lucas Pratto, do vice-líder Atlético-MG
Cristaldo e Allione, ambos do Palmeiras, foram revelados pelo clube estrangeiro que mais formou jogadores para a Série A em 2015: Vélez Sarsfield (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Pratto, D'Alessandro, Guiñazu, Lisandro López, Dátolo. Nomes bem conhecidos e outros que ainda buscam espaço, como Centurión, do São Paulo, compõem a relação de 20 jogadores nascidos na Argentina que atuaram na Série A do Brasileirão 2015. De acordo com levantamento do Censo da Base, do GloboEsporte.com, os hermanos são os mais representativos entre os estrangeiros no campeonato nacional. Ao todo, 46 atletas de outros países entraram em campo na competição.
A lista inclui também Lucas Barrios, que disputou a Copa do Mundo de 2010 pelo Paraguai, mas é nascido na Argentina e formado nas categorias de base do Argentinos Juniors. E o ex-santista Mariano Trípodi, que defendeu o Joinville.
A Europa, a rigor, tem apenas um representante: o português Bruno Pereirinha, do Atlético-PR e revelado no Sporting. Eduardo da Silva, nascido no Brasil, tem nacionalidade croata e começou a carreira profissional no Dinamo Zagreb - ele jogou pelo Flamengo e deixou o clube em julho. Paolo Guerrero, peruano, estreou como profissional no Bayern de Munique.
Entre os clubes formadores, destaque para o Vélez Sarsfield, que revelou cinco jogadores: Cristaldo e Allione, do Palmeiras, Canteros, do Flamengo, e Tobio, que jogou uma partida pelo Verdão e foi para o Boca Juniors. O Boca Juniors formou três atletas: Lucas Pratto (vice-artilheiro com 12 gols), Matías Rodríguez e Tripodi. O River Plate revelou apenas D'Alessandro para o Brasileirão.
O segundo colocado em número de estrangeiros é a Colômbia, com sete no total. Quem mais atuou foi Riascos, do Vasco, mas quem está há mais tempo no Brasil é Valencia, do Santos. O volante joga no país desde 2007 e já defendeu também Atlético-PR e Fluminense.
Chile, Paraguai e Uruguai contam, cada um, com cinco representantes. Entre os chilenos, Valdívia, agora ex-Palmeiras, e Aránguiz, ex-Internacional, eram os destaques. Entre os paraguaios, Julio dos Santos, do Vasco, e Néstor Camacho, do Avaí, são titulares. Luis Cáceres, do Coritiba, e Víctor Cáceres, ex-Flamengo, jogaram com regularidade. Entre os uruguaios, Martín Silva, do Vasco, é o principal nome.
Postado por
Karin Mott
-
3972 visitas - Fonte: Globo Esporte
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas

PERDE 6 TITULARES! Desfalques de peso: Palmeiras enfrenta Choque-Rei sem Abel e 6 titulares
Palmeiras x São Paulo: onde assistir, horário, desfalques e prováveis escalações do Choque-Rei
VÃO PRA SELEÇÃO? Ancelotti demonstra interesse em dois jogadores do elenco de Abel
ABEL NÃO ESCONDE INCÔMODO! Técnico reage à lista de Ancelotti sem jogadores do Palmeiras
SAÍDAS DE PESO! Janela de transferências do Palmeiras: quatro saídas e novas opções de Abel
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O SÃO PAULO
DENUNCIADO POR AGRESSÃO: Grave! Atacante do Palmeiras tenta acordo após denúncia séria
FECHOU COM JOIA RIVAL! Palmeiras fecha com atacante de saída do Cruzeiro
DEPOIS DE 98 JOGOS! Giay marca primeiro gol pelo Palmeiras e decide na Libertadores
NOVO ALVO! Palmeiras abre conversas por goleiro da seleção de 22 anos