Thiago Santos contra a Marra do Mundo

2/6/2017 21:16

Thiago Santos contra a Marra do Mundo

Thiago Santos contra a Marra do Mundo

Returno de 2016. O Palmeiras vence o Corinthians, com facilidade, em Itaquera, sem sua torcida. Do outro lado da tela a gente se abraça, e o Giuli, coração dos corações em um corpo de pedra, encosta a testa no carpete de sua sala e chora. Cai a ficha dele, e de muitos: parece que agora dá para sermos campeões. Uma derrota em Itaquera, naquele sábado, significaria a perda da liderança na manhã do dia seguinte, já que o Flamengo pegaria, no Pacaembu (!), o Figueirense e, bem, sabemos a bomba psicológica que seria perder esta liderança para o campeão de 2009, jogando na nossa cidade, após perdermos para o maior rival. Corinthians 0x2 Palmeiras foi o jogo da campanha.



Quando o apito final soou, um gigante na partida chorou, em campo, um choro frágil e perdido. Era Thiago Santos, cujo pai estava doente na cama de um hospital. Confortado pelos companheiros, continuou, mostraram as imagens da TV Palmeiras, abalado nos vestiários. Seu pai, infelizmente, morreu dias depois, na véspera de Grêmio x Palmeiras, pela Copa do Brasil. Thiago nem viajou para o Rio Grande do Sul para aquela partida. Mas viajou para a de ontem, mesma cidade, mesma competição, e o mesmo Thiago que a gente conhece.





Thiago Santos é a imagem da simplicidade que o futebol exige e o Palmeiras hoje quase não tem no plantel. O gol da classificação foi dele, a encarada mais quente também, e a melhor atuação, desde que entrou, idem. Quando Cuca chegou por aqui ano passado, logo o testou na zaga. Lateral ele também já foi. Menos técnico, é mais jogador que Jean, por exemplo, cuja vaidade não permite que faça um terço do que o companheiro faz. Thiago é consciente, não um lunático. Sabe o limite técnico que possui e joga futebol de um jeito contagiante, mandíbula travada, muque de peão, nada por dentro que sugira superioridade. Não tem vergonha de correr pelo craque, pelo veterano e pelo desinteressado. É preciso valorizar sua contribuição.



Com a suspensão de Felipe Melo na Libertadores, provavelmente iremos com ele no lugar. Há perda técnica, mas o futebol vai muito além disso. Thiago Santos sabe que, além de lutar pela vaga por meios técnicos e táticos, também precisa lutar contra o nome, a grife, aquela coisa inexplicável que mantém Jean no time e ainda não motivou intervenção presidencial para acabar com a surreal saga de Zé Roberto rumo à satisfação dos objetivos de seu próprio ego, algo que o deixou bastante longe de valores básicos que envolvem vergonha na cara para se retirar sozinho do futebol. Thiago Santos é a compensação merecida de termos em campo Róger Guedes, o fedelho cuja alma já está na Europa, e um elo entre o gramado e os palmeirenses meio constrangidos com esse papo de "melhor elenco do Brasil". Se não jogar o melhor futebol do Brasil, dane-se o nível do elenco. Precisamos, ontem, de um operário para passar de fase e corrigir os erros de Cuca, o medo dos imberbes e a língua dos convencidos.



Só estamos nas quartas de final graças ao gol e à ótima partida de um sujeito que não teria espaço nessa narrativa soberba. Assim como o golaço de Zé Roberto semana passada, nos acréscimos e com gol aberto, nos custou mais um banquete de arrogância do ex-jogador, o gol de Thiago Santos ontem está nos custando sabe o quê? Silêncio, simplicidade, nada de resposta altiva, dedo na cara, "sabe quem eu sou?", "não preciso provar nada a ninguém" e outras palhaçadas.



O Palmeiras precisa de Thiago Santos na medida em que o Thiago Santos sabe que precisa do Palmeiras. É a relação mais honesta deste elenco. Pelo que joga, ainda que lhe falte bola para ser um incontestável, mas também pelo que representa - um Palmeiras muito mais próximo do que deveríamos querer, que trabalha duro, é homem feito e não vive das muletas do torcedor ingênuo que interditou a pressão e a cobrança no futebol.



A classificação no Beira-Rio com futebol paupérrimo foi gigante, e tem o nome de Thiago Santos na súmula e na crônica.



VEJA TAMBÉM
- Endrick fala sobre transferência para o Real Madrid e metas pessoais definidas.
- Abel transforma carreira de Endrick no Palmeiras com conselho decisivo: "Inesquecível e motivador
- Palmeiras retorna ao palco da última conquista da Libertadores para enfrentar Liverpool-URU.





16863 visitas - Fonte: ESPN FC

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Essa narrativa disse tudo , perfeita

está narrativa está correta mesmo ainda mais em relação a Jean é ex jogador Zé Roberto
Thiago foi bem sim mas porque os craques não estão querendo correr mas é colocar o pé com vontade

acho que o fanatismo a de alguns torcedores não tá deixando ver a medição idade dessa equipe do palmeiras! lamentável?

esse que esta narrando este textoa ai tá meio sem. noção não coisa com coisa thiago Santos pra mim é o melhor camisa 5 que o palmeiras tem

o escritor dessa mensagem ta meio sureta

Tiago santos tem que ser titular

pra que kero entra num grupo sou palmeirense e amo o time que torço ai um babaca diz ter dez grupo do palmeiras e me tira do grupo pra que quero entrar de novo

grupos família Palmeiras que quiser entrar chama 44988210344

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Libertadores

Qui - 19:00 - Centenario -
X
Liverpool Montevideo
Palmeiras

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena Pantanal
0 X 2
Cuiaba
Palmeiras