A lesão de Raphael Veiga pode impactar diretamente na forma como Gustavo Scarpa deve ser utilizado no setor ofensivo do Palmeiras nas próximas partidas. A começa pela desta quinta-feira, às 19h, contra o Botafogo, no Allianz Parque, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes opção pelo lado esquerdo, Scarpa deve ter sequência como armador, função que é da preferência do atleta, algo que já foi admitido pelo próprio em entrevistas.
– Eu só jogava de ponta, ponta-direita, ponta-esquerda. Aí quando o Abel chegou, eu fui primeiro utilizado de lateral-esquerdo. Inclusive, eu prefiro jogar de lateral-esquerdo do que de ponta. E aí, quando me colocaram na meia e eu comecei a render, o pessoal falou: "Putz, ganhamos um meia". Que eles já tinham há muito tempo! Eles só não utilizavam como meia – afirmou, em bate-papo recente com o ge.
Mesmo jogando fora de posição atualmente, Scarpa teve oportunidades na posição de origem em alguns momentos da temporada passada, quando Raphael Veiga foi colocado como opção mais aberto pela direta para ter o camisa 14 centralizado.
Em 2022, Veiga aumentou seu nível de destaque e recolocou Scarpa aberto, em um esquema de jogo que tem dado liberdade para o meia procurar também o jogo pelo meio.
A mudança pontual no sistema ofensivo agora deixa o time palmeirense com alternativas. Na esquerda, Rony pode ser deslocado, como ocorreu contra o Atlético-MG, abrindo espaço para Rafael Navarro.
Caso Rony seja mantido como referência, a briga por uma vaga no time titular fica entre Gabriel Veron, Wesley e Breno Lopes.
Com futuro indefinido, Scarpa aguarda a diretoria do Palmeiras para tratar da sua situação contratual - o atual vínculo se encerra em dezembro. Ele soma 200 partidas pelo clube e tem se destacado.
– Agradeço a Deus todos os dias pela honra e privilégio enorme de defender esse clube gigante. Chegar a uma marca tão significativa como essa de 200 jogos, principalmente em um dos momentos mais vitoriosos da história do Palmeiras, com a conquista de tantos títulos importantes, é fantástico. Isso sem falar nas amizades e em tanta coisa que eu aprendi e pude passar também de ensinamento para os meus companheiros nesse período. Sou muito grato por tudo – comemorou Scarpa, por meio de sua assessoria de imprensa.
– Nesses quatro anos e meio, vivi de tudo. Em termos individuais, acho que os dois últimos estão sendo muito especiais, não só pelas conquistas, como também por estar tendo maior sequência no time e por sentir que estou ajudando, seja com gols, assistências, iniciando uma jogada ofensiva ou até na marcação. Sempre me dediquei muito e seguirei trabalhando para levar o clube a novas conquistas.
Palmeiras, 2022, Gustavo Scarpa
4671 visitas - Fonte: globoesporte.com
Agora está tendo oportunidades na sua real posição e os torcedores esperam que ele corresponda!! Scarpa a hora é agora meu Rei!!!!
O Scarpa é um injustiçado, desde o tempo do Luxa que preferia o Lucas Lesma a ele. Só entrava aos 40'' do segundo tempo, quando o Palmeiras estava em dificuldades. Teve mais chances de jogar com o Abel, mas dificilmente na posicao que ele gosta. Vamos ver como ele vai desempenhar nos proximos jogos, como meia. Força Scarpa!!!
E vai fazer bem. Na verdade é onde ele gosta de jogar. O Scarpa é um jogador de grupo e coopera da forma que pedem.