28/6/2022 12:11

Após cumprir todos seus objetivos nas categorias de base, Endrick se prepara para ser transferido ao elenco principal

Com títulos em todas as categorias de base, atacante vai assinar contrato profissional em julho e passar semestre no sub-20; veja planos até ele ter chances de jogar com Abel Ferreira

Aos 15 anos, Endrick deu mais um passo rumo ao elenco profissional do Palmeiras. Artilheiro e campeão da Copa do Brasil sub-17 no fim de semana, o atacante encerrou o penúltimo ciclo na base e agora irá se dedicar ao último estágio antes de ser promovido ao time principal.



Endrick integra o time sub-20 desde a temporada passada. Mesmo em uma fase acima na base palmeirense, o atacante teve um pedido pessoal atendido para jogar a Copa do Brasil sub-17, conseguindo o título e a artilharia do torneio. Era a conquista que faltava para ele ter ao menos uma taça em cada uma das cinco categorias abaixo do time principal.



O próximo passo é a assinatura do primeiro contrato profissional com o Verdão e o encerramento da temporada no time sub-20, abrindo a possibilidade de ser chamado por Abel Ferreira para integrar o elenco principal a partir de 2023.



– Futebol é o que eu amo, é o que eu penso todo dia. Me sinto feliz jogando e é assim que eu quero seguir, alegre e trazendo felicidade para as pessoas que eu amo – disse o atacante, através da assessoria de imprensa, ao ge.



Rei da base



Com o título da Copa do Brasil sub-17 conquistado, Endrick atingiu um feito que apenas outros dois jogadores possuem na história do Palmeiras: ter títulos por todas as categorias da base.



No Palmeiras desde 2017, Endrick soma sete títulos divididos pelas categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. O zagueiro Gabriel Vareta e o meia Luis Guilherme, companheiros do atacante, são os outros jogadores com o mesmo feito.



– Primeiramente, esse título é a prova da força do Palmeiras. Seja no profissional, seja na base, a gente vê que a mentalidade é a mesma. Creio que isso seja resultado do ótimo trabalho que todos fazem no clube – disse Endrick.



Além de títulos, Endrick soma bons números quando o assunto é bola na rede. Em 113 jogos oficiais na carreira, o atacante tem 87 gols marcados.



Os títulos de Endrick na base do Palmeiras



Ano Título Categoria

2017 Campeonato Paulista Sub-11

2018 Campeonato Paulista Sub-13

2019 Campeonato Paulista Sub-15

2021 Campeonato Paulista Sub-15

2021 Campeonato Paulista Sub-20

2022 Copa São Paulo Sub-20

2022 Copa do Brasil Sub-17



Maturação no sub-20 antes de promoção



Endrick deve passar o restante da temporada atuando pelo time sub-20, que terá Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil da categoria no calendário – a tendência é de que o atacante jogue apenas as competições nacionais.



Agora com o reforço de Endrick, o Palmeiras ocupa a vice-liderança do Grupo A do Brasileirão sub-20, com duas vitórias e uma derrota após três rodadas. Campeão em 2018, o Verdão busca o segundo título nacional da categoria.



O próximo compromisso do Palmeiras no Brasileiro sub-20 será no sábado, às 15h, contra o Atlético-MG, fora de casa.



A ideia é que Endrick tenha oportunidades no elenco profissional ao longo de 2023. A promoção e utilização nesta temporada é pouco provável, ainda mais após as chegadas de Merentiel e López, que poderão ser utilizados a partir de julho, aumentando as opções de Abel Ferreira no ataque.



Contrato profissional

Assim que completar 16 anos, dia 21 de julho, Endrick assinará contrato profissional com validade de três anos e multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 308,9 milhões). Atualmente, o atacante tem apenas um vínculo de formação com o Palmeiras, com validade até 2025 e multa de cerca de R$ 110 milhões.



O atacante tem convivido com especulações sobre o possível interesse de clubes grandes da Europa. Apesar do assédio, o Palmeiras acredita e aposta em um plano de carreira para o jogador dentro do clube, pelo menos até os 18 anos e a possibilidade de uma negociação com o exterior.



É também desejo do jogador construir uma história no time profissional. Endrick quer deixar um legado no Palmeiras antes de pensar em uma transferência para a Europa. Além disso, a ideia é também se aproximar ainda mais da seleção brasileira e figurar em uma lista de convocados para a disputa da Olimpíada de Paris, em 2024.



– Espero poder continuar ganhando títulos aqui no Palmeiras. Quero fazer história. Sou muito grato a tudo, especialmente a Deus, por me abençoar e me proteger a cada passo em minha vida – disse o atacante.



VEJA TAMBÉM
- "Não basta ser incompetente, tem que dar a desculpa mais estapafúrdia dos últimos tempos" - Jornalista dispara contra Cuca após triunfo do Verdão
- "É tirar o chapéu para o Abel! Só nos resta lamentar" - Hulk reconhece superioridade do Verdão
- São Weverton? Goleiro desencanta nos pênaltis e atinge 250 partidas pelo Verdão na noite em que foi eleito o melhor em campo

LEIA TAMBÉM: Barcelona observará joia Endrick em torneio na França


E MAIS: No Brasileirão, Palmeiras vai buscar título inédito na era Abel Ferreira

E MAIS: Comissão técnica do Palmeiras pediu a manutenção de jovens da base













1008 visitas - Fonte: globoesporte.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Atletico-MG

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
3 X 0
Palmeiras
Goiás