Conmebol é pressionada para responder aos casos de racismo contra os times brasileiros

30/6/2022 11:00

Conmebol é pressionada para responder aos casos de racismo contra os times brasileiros

Entidade analisa os casos de injúria racial, mas punições podem chegar só nas quartas

Conmebol é pressionada para responder aos casos de racismo contra os times brasileiros

Diretores da Conmebol já receberam as imagens de novos episódios de racismo nos jogos da Libertadores. Os casos envolvendo torcedores do Boca Juniors, da Argentina, e do Cerro Porteño, do Paraguai, estão sendo analisados, mas as punições podem chegar apenas nas quartas de final por conta do processo burocrático antes de a decisão ser tomada.

Normalmente, a entidade junta as evidencias, debate internamente em comissões e depois dá um tempo para os times envolvidos se manifestarem. Só aí uma medida é anunciada.

Com os jogos de volta marcados para a próxima semana, essa punição poderia ser cumprida apenas na próxima edição da competição caso as equipes sejam eliminadas. Os argentinos ficaram no 0 a 0 com o Corinthians, enquanto os paraguaios foram derrotados por 3 a 0 pelo Palmeiras.

O caso do Boca Juniors é mais grave por ser reincidente. No jogo da fase de grupos, um torcedor já tinha preso por injúria racial e acabou solto depois de pagar fiança. Na ocasião, a Conmebol aplicou apenas uma multa financeira, apesar de ter mudado o seu regulamento para que punições mais graves como jogar com os portões fechados fossem possíveis.

A entidade tem feito trabalhos no sentido de educar os torcedores, com campanhas nas redes sociais e também nos estádios, mas ainda não há efeito prático para essa decisão.

A Conmebol tem sido cobrada pela CBF e pelos clubes brasileiros para que punições mais severas sejam aplicadas. Há os que entendem que casos como esses só vão parar quando os torcedores sentirem efeitos que vão além de uma multa paga pelo clube de coração.

Palmeiras, Red Bull Bragantino, Corinthians, Flamengo e Fortaleza são alguns dos times brasileiros que viram seus torcedores serem atos de gestos racistas recentemente em competições sul-americanas.



VEJA TAMBÉM
- VAI QUEBRAR O TABU? Palmeiras busca vitória importante em confronto com Flamengo
- Palmeiras se prepara para enfrentar Flamengo sem Zé Rafael no elenco.
- Bastidores de Felipe Anderson no Palmeiras: Revelações de Leila Pereira.





2592 visitas - Fonte: uol.com.br

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Altino Lima     

Que choradeira é essa? O que mais tem nesse país é racismo! O brasileiro só vê o outro lado, não olha pro próprio rabo. Ninguém comenta que o ônibus do Boca foi apedrejado pela torcida dos gambás!!

Carlos Santos     

Tem que dar uma surra de SHIBATA nesses Cartolas da Comebol.

Jorge Shibata     

Bastaria os clubes brasileiros se unirem e não participarem da proxima Libertadores, caso não haja clausulas que preveem punição aos clubes.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras