O Palmeiras encerrou os testes antes da estreia em 2023 ao vencer Audax e Monte Azul, nesta terça-feira, em jogos-treinos disputados no Allianz Parque. O técnico Abel Ferreira usou formações distintas, fez várias mudanças e deu indícios de como pretende utilizar os jogadores ao longo da temporada.
O ge acompanhou os dois jogos e detalha as possibilidades, as possíveis mudanças e o que esperar do elenco palmeirense em 2023.
O Verdão venceu todos os cinco jogos-treinos que realizou durante a preparação para a disputa do Campeonato Paulista, principal competição que abre o calendário. Foram 17 gols marcados e três sofridos.
Veja os resultados dos jogos-treino do Palmeiras na pré-temporada 2023:
Palmeiras 3 x 1 Suzano – (Gols: Bruno Tabata, Dudu e Rafael Navarro)
Palmeiras 3 x 1 São José – (Gols: Dudu, Atuesta e Breno Lopes)
Palmeiras 3 x 1 Desportivo Brasil – (Gols: López, Merentiel e Danilo)
Palmeiras 3 x 0 Audax – (Gols: Dudu, Kuscevic e Gabriel Menino)
Palmeiras 4 x 0 Monte Azul – (Gols: Rony [2], Garcia e López)
Gols na pré-temporada:
3 – Dudu
2 – Rony e López
1 – Rafael Navarro, Garcia, Merentiel, Kuscevic, Danilo, Bruno Tabata, Gabriel Menino, Atuesta e Breno Lopes.
Pontos positivos
Defesa sólida
Com duas mudanças na configuração titular que deve iniciar o ano, o Palmeiras deu mostras que segue com o setor defensivo sendo o principal alicerce do time. Abel Ferreira iniciou a atividade contra o Audax com Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Kuscevic e Vanderlan. Os dois últimos são considerados reservas, mas tiveram boa participação na atividade.
Kuscevic marcou o segundo gol do jogo-treino e apareceu diversas vezes no ataque, também demonstrando segurança quando atacado pelo Audax, que disputará em 2023 a Série A3 do Campeonato Paulista.
Vanderlan deu a assistência para o gol de Gabriel Menino, que fechou a vitória palmeirense. O lateral ganhou espaço com Abel e é o reserva imediato de Piquerez. O bom desempenho na temporada passada culminou com o empréstimo de Jorge ao Fluminense.
No segundo teste do dia, com Luan e Murilo na defesa, ao lado de Mayke e Piquerez, o Palmeiras também pouco sofreu. Mais uma vez, Weverton e Marcelo Lomba alternaram e atuaram um tempo cada. O Verdão provou que possui quatro zagueiros de níveis parecidos, dentro de um sistema ofensivo sólido.
Entrosamento
O Palmeiras demonstrou muita segurança defensiva e boa movimentação ofensiva contra o Audax. Atuando em uma formação variável entre o 3-5-2 e o 4-3-3, o Verdão teve modificações na configuração do ataque, com as entradas de López e Navarro compondo o trio com Dudu. Os dois jogadores devem ser reservas, mas têm sido testados em uma variação de esquema e atuando em outras funções. Navarro, por exemplo, atuou aberto pela esquerda.
A mesma sintonia pôde ser vista contra o Monte Azul, no segundo compromisso do dia. Mesmo sem utilizar desde o início todos os jogadores que devem ser titulares, a proposta foi mantida.
Com a mescla de titulares e reservas, o Palmeiras mostrou boa construção na saída de jogo e recomposição defensiva, marcas registradas de Abel Ferreira.
A formação do Palmeiras contra o Audax
Abel Ferreira escalou o Palmeiras contra o Audax com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Kuscevic e Vanderlan; Danilo, Atuesta e Raphael Veiga; Dudu, Rafael Navarro e López.
No segundo tempo, o treinador promoveu as entradas de Marcelo Lomba, Gabriel Menino, Endrick, Zé Rafael, Bruno Tabata, Mayke e Jailson.
Os titulares contra o Monte Azul
Abel Ferreira iniciou o segundo jogo-treino do dia com: Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Piquerez; Jailson, Zé Rafael e Bruno Tabata; Rony, Giovani e Endrick.
Ao longo do segundo tempo o treinador promoveu diversas mudanças com as entradas de Marcelo Lomba, Marcos Rocha, Gabriel Menino, Breno Lopes, Danilo, Atuesta, Dudu e Raphael Veiga.
No terceiro tempo, entraram Vinicius Silvestre, Naves, Garcia, Jhon Jhon, Kauan, Vitor Reis, Uberaba, Riquelme Filipi, Rafael Coutinho e Merentiel.
Pontos negativos
Ausência de alternativas
A saída de Gustavo Scarpa abriu uma importante lacuna no setor de criação do Palmeiras, que será ainda mais dependente de Raphael Veiga ao longo de 2023. E isso ficou evidenciado pelo primeiro tempo de Veiga, que sofreu com a falta de ritmo de jogo após passar a reta final da temporada lesionado.
O mesmo pode ser levando em consideração no ataque. Com Dudu, Rony e Endrick inquestionáveis, os outros jogadores do setor terão uma temporada em busca de afirmação. López, Merentiel, Navarro, Breno Lopes e o jovem Giovani terão de mostrar que podem ser opção para Abel Ferreira, que em 2022 chegou a improvisar o lateral Mayke na posição.
Quem se destacou
Kuscevic
Considerado o quarto zagueiro do elenco, atrás de Gómez, Murilo e Luan, Kuscevic demonstrou boa capacidade técnica atuando como titular contra o Audax. Seguro defensivamente, teve boa sintonia ao lado do capitão palmeirense. Além disso, ofensivamente teve boa participação marcando um gol e arriscando subidas ao ataque, finalizando de fora da área e levando perigo. Mostrou-se uma boa opção para o extenso calendário brasileiro.
Marcelo Lomba
Substituiu Weverton no segundo tempo contra o Audax e participou muito com a melhora do rival após as várias mudanças promovidas por Abel Ferreira. Com contrato renovado até o fim do ano, o goleiro passou segurança e a confiança de que o Verdão está bem servido no caso de ausência de Weverton.
No segundo teste, contra o Monte Azul, fez ótima defesa no segundo tempo e apareceu bem nas vezes em que foi exigido. Esbanja boa forma física e reflexos, sendo o grande destaque defensivo das atividades da terça-feira.
Rony
Mesmo atuando pelo lado esquerdo, posição de origem quando chegou ao Palmeiras, Rony não deixou de ser opção como referência no ataque, marcando dois gols na vitória sobre o Monte Azul. E teve a vida facilitada pela companhia de Endrick, que ajudou a abrir espaços na defesa e deixar Rony como elemento surpresa na área. A dupla pode ajudar muito Abel Ferreira na variação de jogo sem precisar mudar peças que estão em campo.
Quem não foi bem
Merentiel
Teve movimentação tímida atuando como centroavante, não conseguindo desempenhar o papel que se esperava de um jogador na função diante de um adversário frágil. É um jogador que tem o futuro indefinido e isso ficou claro sendo uma das últimas opções nos jogos-treino.
Bruno Tabata
Levando em consideração os minutos em que ficou em campo nos dois jogos-treinos, ainda precisa se encontrar como articulador no meio-campo. Pela maneira como foi escalado, Bruno Tabata será o reserva imediato de Raphael Veiga no setor de criação. Por isso, precisa ter maior participação e assumir o papel de fio condutor entre defesa e ataque.
Rafael Navarro
Atuando como atacante de beirada pela esquerda contra o Audax, Rafael Navarro precisa provar que é útil ao técnico Abel Ferreira para figurar como candidato a uma vaga no time em 2023. Como referência no ataque a vida não será fácil, já que tem a concorrência de Rony, Endrick e López. Por isso, Abel procura uma nova função para o jogador no ataque, também buscando preencher uma lacuna deixado pela saída de Wesley. No entanto, pelo menos por enquanto, não parece ser uma boa saída para o até então centroavante.
2427 visitas - Fonte: https://ge.globo.com/
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas