Único entre os grandes de São Paulo classificado para a semifinal do Campeonato Paulista, o Palmeiras tem o menor elenco em comparação com os principais rivais do estado.
Enquanto o Verdão, que vai disputar com o Ituano uma vaga na decisão, trabalha com 27 jogadores no grupo profissional, os eliminados Corinthians, São Paulo e Santos contam com uma maior quantidade de atletas: são 39 são-paulinos e santistas e 36 corintianos atualmente.
Atual campeão brasileiro e paulista, o Palmeiras tem apostado especialmente a partir da chegada de Abel Ferreira em uma filosofia que valoriza a base do plantel, com apoio de atletas polivalentes e dos jovens das categorias inferiores.
Tudo isso somado ao modo conversador de agir no mercado, o que é alvo de críticas, e uma elogiada infraestrutura à disposição dos jogadores e da comissão técnica.
Com apenas 27 jogadores no elenco, o Verdão ainda tem a intenção contratar e atender aos pedidos de Abel. São dois os alvos: um volante e um atacante de velocidade. A primeira janela de transferências fica aberta até o início de abril.
Até o momento, porém, os alvos procurados não se concretizaram em reforços. Para o meio-campo, Jean Lucas, do Monaco, e Andrey Santos, do Chelsea, tiveram negociações fracassadas com a diretoria palmeirense. Allan, do Atlético-MG, é muito bem avaliado, mas o Galo não quer negociá-lo.
Para o ataque, o clube tem Artur, do Bragantino, no radar e fez proposta por Michael, do Al Hilal, mas a negociação também não evoluiu.
Enquanto analisa as opções e as suas viabilidades, a diretoria de Leila Pereira vai lidando com a pressão externa e interna por reforços.
Abel Ferreira chegou a cobrar a chegada de mais opções prontas e não mais apostas, principalmente por causa das saídas de Danilo e Gustavo Scarpa. A presidente admite a necessidade de trazer mais jogadores, mas com responsabilidade financeira.
Neste sentido, há uma sintonia do treinador com o planejamento do clube. Após a última partida da primeira fase, contra a Ferroviária, por exemplo, Abel voltou a falar sobre reforços e até afirmou que aguarda a chegada de contratações, mas que entende a questão financeira por trás de tudo.
– Sei que o clube tem um teto, um limite, se vai passar ou não, é com o financeiro. Essa parte não é minha, a minha é fazer o que posso com o que tenho. Nós trabalhamos com o que temos, não há outra forma – disse.
Na mesma coletiva, o treinador disse que está habituado a
"com menos, fazer mais". O Palmeiras aposta na polivalência dos atletas como alternativa para o grupo atual. Mayke, lateral-direito de origem, já atuou como ponta, e Luan, zagueiro, já foi citado como alternativa no meio de campo, setor que conta atualmente com Zé Rafael em uma função mais defensiva.
Bruno Tabata, surpresa na equipe titular contra o São Bernardo no lugar de Endrick, tem treinado até como segundo volante para caso de necessidade.
O que também dá suporte ao grupo profissional é o trabalho com os jovens da base, como são os casos atualmente de Giovani e Fabinho, que entraram no segundo tempo contra o São Bernardo. Além deles, campeões da Copinha nos últimos anos estão integrados ao plantel.
Outro ponto que já foi motivo de elogios público de Abel Ferreira é a participação do Núcleo de Saúde e Performance. Se o Verdão diminuiu o ritmo de contratações, o clube tem investido na área de saúde, tanto em profissionais como em equipamentos.
Todo o protocolo de recuperação e avaliação das condições físicas dos jogadores é compartilhado com a comissão técnica, que centraliza esta área em João Martins. Os dados do Núcleo de Saúde têm influência direta nas tomadas de decisões de Abel.
O resultado disso tem sido positivo neste início de temporada. Atualmente, o Verdão tem apenas um atleta fora por lesão - Atuesta sofreu lesão no joelho e teve de ser operado. O outro lesionado foi Marcelo Lomba, que teve uma fratura no dedo da mão esquerda e já está recuperado.
Palmeiras, Base, Aposta, Verdão, Reforço
2121 visitas - Fonte: ge.globo.com
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas
Esse Carlão óleo de Peroba não acerta uma, faz mais de um ano que o Modinha (Gamba) fala que com esse elenco o Palmeiras não vai ganhar nada e o Verdão acumulando taças.
Isso se chama gestao de boa qualidade, mas para os modinhas mimadinhos o time e o elenco nao prestam ... bando de mal acostumados que nao entendem porra nenhuma de administração e se acham donos da verdade ... nenhum time dos chamados grandes estao tendo um bom ano apenas o nosso Verdao mas para esses pseudos torcedores o Palmeiras nao presta ... ai quando é campeão esses infelizes somem ou vem aqui dizer que "ja sabiam" .... sabiam porra nenhuma ... passam a ano inteiro reclamando com esse mimimi de sempre .... e Carlos Rodrigues isso nao é opinião o q vcs fazem ... isso se chama chatice e falta do que fazer ....
Abel ferreira com certeza vai fazer melete com tres copeticao base vai ter que correr muito com certesa contra Ceará sera mistao com certeza
Nao e guantidade e gualidade que joga um time um bom goleiro isso e importante no um jogo
Carma Carlão...kkkkkkkkkk
To triste sem notícias de leila pereira cade vc amor sumiu começa vender igresso por domingo ituano e palmeiras sexta-feira vamos esgotar ingresso para domingo 45mil vendido ate sexta-feira provavelmente sabado nao VAMOS der engresso Leila pereira minha namorada vamos colocar 60 mil ingresso a venda por domingo
Pois é!! Gozado, a diretoria sabe dessa carência, mas nada faz para resolver a situação! Para mim, precisamos de 5 reforços bem escolhidos taticamente, para fortalecer ainda mais o grupo atual! Fico imaginando, .sem reforços, como será a nossa participação nas três competições simultâneas: Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores! Acho que a nossa diretoria está brincando com coisa séria!! O tempo dirá se tenho ou não razão, mas gostaria de estar enganado com a minha previsão! Carlão Perobal Pr