O ex-lateral-esquerdo Gabriel Silva , revelado pelo Palmeiras , publicou nesta quinta-feira um vídeo de despedida do futebol. Aos 32 anos, ele resolveu se aposentar em meio aos problemas físicos que vinha sofrendo durante a passagem pela Ponte Preta .
No discurso, ele agradeceu pela carreira que construiu. Além de Palmeiras e Ponte, foram mais de 10 anos na Europa, com passagens por Espanha, Itália e França. Ele agora vai se dedicar à escolinha de futebol que tem para crianças e jovens.
- Obrigado, futebol, por ter me proporcionado momentos incríveis. Quando criança era somente um sonho, e graças a Deus, esse sonho virou realidade na minha vida. Sempre foi minha paixão. Desde garotinho eu só queria chutar bola nas ruas e campos de terra e areia do barro. Nunca imaginei que iria chegar onde cheguei. Nunca passou pela minha cabeça que um dia jogaria no Santiago Bernabéu, no Camp Nou, no San Siro e em outros tantos estádios importantes que eu só via pela TV. E eu estava lá, jogando contra grandes jogadores. Para mim foi algo surreal. Tudo isso foi um sonho.
Veja abaixo o vídeo na íntegra:
Ex-Palmeiras faz vídeo de despedida após se aposentar aos 32 anos
O anúncio da aposentadoria ocorreu em 18 de outubro, depois de um acordo para rescindir com a Ponte Preta. Gabriel abriu mão dos valores que tinha a receber até o fim do Paulistão, enquanto a diretoria alvinegra se comprometeu a pagar dois meses de salário em atraso - um deles já foi feito no ato da assinatura.
Gabriel estreou pela Ponte em 12 de agosto, mas saiu no intervalo do empate por 0 a 0 do Botafogo-SP, com um problema muscular, em seu retorno aos gramados depois de nove meses.
Também atuou até os 14 minutos do segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre a Londrina, em 25 de agosto, quando voltou a sentir a lesão. Desde então estava em recuperação. Foram 104 minutos vestindo a camisa alvinegra contando as duas partidas.
Gabriel Silva em ação contra o PSG — Foto: Getty Images
Gabriel Silva em ação contra o PSG — Foto: Getty Images
Início e primeira negociação no Palmeiras
Destaque da Copa São Paulo em 2009, Gabriel Silva era considerado uma joia do Palmeiras subiu para o profissional no ano seguinte. Foram três gols em 56 partidas disputadas ao longo de duas temporadas. Virou destaque do Alviverde numa época em que o clube pouco investia na base e foi vendido para a Udinese por 4 milhões de euros.
Relembre um dos gols de Gabriel Silva com a camisa do Palmeiras, contra o Avaí, em 2010
Na ocasião, a venda de Gabriel Silva movimentou o caixa do Verdão em momento de dificuldade financeira do clube. Os valores do lateral-esquerdo superaram negociações de Pablo Armero, Léo e Cleiton Xavier, nomes importantes do elenco alviverde daquela época.
Título com Neymar na Seleção
Em 2011, Gabriel também ficou marcado por títulos ao lado de jogadores como Neymar, Lucas Moura, Casemiro, Coutinho e Alex Sandro. Ele fez parte da Seleção que venceu o Mundial Sub-20 e o Sul-Americano Sub-20 em 2011.
No Mundial, realizado na Colômbia, Gabriel ainda marcou o segundo gol da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Arábia Saudita. Os atacantes Henrique, revelado pelo São Paulo, e Dudu, atualmente no Palmeiras, também balançaram as redes.
Gabriel Silva na Seleção Sub-20 — Foto: Alex Grimm/Getty Images
Gabriel Silva na Seleção Sub-20 — Foto: Alex Grimm/Getty Images
Encontros com craques
Foram 12 temporadas no Velho Continente e 205 partidas por seis clubes diferentes. Além da Udinese, também passou por Novara (Itália), Carpi (Itália), Genoa (Itália), Granada (Espanha) e Saint-Étienne (França), onde atuou nas últimas sete temporadas.
Durante sua passagem pelo futebol espanhol, em 2016, fez parceria com Andreas Pereira e enfrentou os dois principais times da época. No duelo contra o trio MSN, o Granada perdeu para o Barcelona por 1 a 0, no Camp Nou, mas enfrentar o BBC do Real Madrid foi ainda mais difícil: 5 a 0 com direito a gols de Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale.
Gabriel Silva com Alan Patrick, Neymar e Lucas — Foto: Marcelo Russio/ge
Gabriel Silva com Alan Patrick, Neymar e Lucas — Foto: Marcelo Russio/ge
Já na França foram sete temporadas pelo Saint-Étienne e confrontos contra diversas versões do PSG: a primeira apenas com Lucas Moura, depois com Neymar e Cavani no elenco, até chegar em Messi e Mbappe. A equipe de Gabriel Silva não venceu nenhum confronto contra o rival francês nesse período.
Em 2019, Gabriel passou por momento delicado na carreira ao romper o tendão de Aquiles em partida contra o Dijon, pelo Campeonato Francês. Foram oito meses de recuperação até retornar ao Saint-Étienne, mas sem a condição de titularidade.
2427 visitas - Fonte: ge
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador