Nesta quarta-feira (1º), o líder Botafogo e o vice-líder Palmeiras fazem uma espécie de "final" do Campeonato Brasileiro , às 21h30 (de Brasília), no estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro, pela 31ª rodada da competição.
Se ganhar ou empatar, o Fogão segue mantendo uma distância bastante confortável na ponta do torneio e embala ainda mais para conquistar a Série A.
No entanto, um triunfo alviverde no Rio de Janeiro pode deixar os adversários separados por apenas 3 pontos, iniciando uma briga ferrenha pelo título nas rodadas finais.
Nesta terça-feira (31), a ESPN conversou com fontes dos dois clubes para saber como está o ambiente antes da partida decisiva no Rio.
Confira as informações :
No Botafogo, fontes explicam que a comissão técnica de Lúcio Flávio vem trabalhando para diminuir a pressão nos jogadores, depois da turbulência gerada pela inesperada derrota para o Cuiabá , em casa, no último final de semana.
De acordo com pessoas ouvidas pela reportagem, a ideia é passar ao elenco que o duelo com o Palmeiras é, sim, muito importante, mas longe de ser uma "final" que possa decidir o torneio já nesta quarta.
"É um jogo especial, mas que não define o campeonato", apontou uma fonte.
Ainda segundo apuração, o elenco respondeu bem aos últimos treinos e "sacodiu a poeira" depois do revés para o Cuiabá.
No momento, existe, sim, um sentimento de frustração pelos últimos resultados, que permitiram a aproximação dos rivais na ponta da tabela. No entanto, não há clima de abalo em General Severiano, com o plantel seguindo confiante no título.
A comissão e os jogadores também celebraram bastante o retorno do atacante Victor Sá , que não atuou no final de semana por estar suspenso.
Com o retorno, Lúcio Flávio poderá escalar sem "Botafogo ideal", com: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares .
Já na diretoria, o principal motivo de preocupação já há algumas semanas é com a arbitragem.
A alta cúpula do Glorioso está bastante irritada com a série de confusões promovidas pelos juízes a cada rodada da Série A, principalmente em jogos considerados "grandes".
Para esta quarta-feira, a arbitragem será de Bráulio da Silva Machado , que está retornando de suspensão aplicada pela CBF. O VAR ficará com Rafael Traci .
No Palmeiras, fontes ressaltam que o ambiente está "sem pressão".
A comissão técnica entende que o objetivo será tentar ganhar o maior número possível de jogos até o final do Brasileiro, mas entende que uma possível série de derrapadas do líder Botafogo é pouco provável.
Com isso, o Verdão tenta encarar a partida como mais um duelo, sem uma "pressão de final" ou clima de "ganhar ou ganhar".
Essa, inclusive, é uma situação inédita desde a contratação do técnico Abel Ferreira , já que o Alviverde nunca havia chegado ao final de uma temporada sem brigar palmo-a-palmo por algum título.
De acordo com pessoas ouvidas pela ESPN , o ambiente na Academia de Futebol é de leveza, o que vem sendo demonstrado nos últimos treinos recreativos.
"O vídeo da semana passada dos jogadores comemorando o gol do Abel no rachão ilustra bem o momento", disse uma fonte à reportagem.
Para a partida, Abel conta com o retorno do volante Zé Rafael , que cumpriu suspensão no último final de semana.
O treinador português deve seguir com o esquema 3-5-2, escalando o seguinte time: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick .
Palmeiras (C) - 01/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (F) - 05/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Grêmio (C) - 09/11, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Botafogo (F) - 01/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Athletico-PR (C) - 04/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Flamengo (F) - 08/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
2412 visitas - Fonte: espn