O Campeonato Brasileiro tem um novo líder: o Palmeiras . Após vencer o Internacional por 3 a 0 no último sábado, o time assumiu a ponta com 62 pontos. Com o empate entre Botafogo e Bragantino, o Verdão é o líder isolado, mas com um jogo a mais - Botafogo e Bragantino ainda jogarão contra o Fortaleza.
+ Samba e autoconfiança: como Abel Ferreira pensa o Palmeiras em reta final do Brasileiro + Rony se emociona após quebrar jejum de gols pelo Palmeiras: "Só tenho a agradecer" + Líder, Abel mantém discurso por título no Palmeiras: "Não estou fazendo contas"
A liderança de uma tabela disputada tem como destaque os muitos gols de Endrick e novamente Abel Ferreira, que remontou o esquema tático do Palmeiras como resposta à crise vivida em outubro.
Palmeiras x Ferroviária, Abel Ferreira e Endrick — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Palmeiras x Ferroviária, Abel Ferreira e Endrick — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Após ser eliminado para os pênaltis contra o Boca Juniors na Libertadores, o Palmeiras sofreu uma sequência de 4 derrotas consecutivas. A pior delas foi para o Atlético-MG, na 27º rodada. Naquela altura, eram 14 pontos de distância para o Fogão.
Nos oito jogos restantes, o Verdão conquistou sete vitórias e uma derrota e mostrou um novo esquema tático que fez 21 em 24 pontos possíveis . Uma arrancada que tem Endrick como protagonista e diversos jogadores em novas funções, um claro dedo de Abel, e superou a ausência de Dudu e a lesão de Gabriel Menino, justamente no jogo contra o Galo.
5-2-3: o novo esquema que deu solidez defensiva
O Palmeiras da arrancada joga num 5-2-3. Abel posicionou Raphael Veiga como jogador mais adiantado do time, como atacante mesmo, numa trinca com Endrick na direita e Breno Lopes na esquerda. Lá atrás, Mayke ganhou a vaga de Rocha e preenche a ala com Piqueréz.
A entrada de um zagueiro a mais na defesa faz o time se defender melhor e dá aos volantes a chance de marcarem mais à frente, pressionando a saída do adversário.
5-2-3: novo esquema do Palmeiras, com Veiga como falso nove — Foto: Reprodução
5-2-3: novo esquema do Palmeiras, com Veiga como falso nove — Foto: Reprodução
Veiga como falso nove e Zé Rafael como 2º volante
Com a segurança defensiva garantida, o "novo" Palmeiras ataca melhor. Muita gente credita a entrada de Endrick como fator de sucesso. Mas como a bola chega nele? Com a linha de 3 zagueiros, Luan e Murilo conseguem jogar mais à frente, junto com os pontas. Já Ríos fica mais perto deles e libera Zé para jogar próximo do ataque.
Mas a principal mudança é mesmo o papel de Veiga: super na frente quando o time marca, autêntico camisa 10 quando o time tem a bola. Ele faz a função de "falso nove", jogando nas costas dos volantes quando o Palmeiras ataca e ajudando a dar a bola com qualidade no ataque.
Construção ofensiva do Palmeiras tem Veiga como falso nove — Foto: Reprodução
Construção ofensiva do Palmeiras tem Veiga como falso nove — Foto: Reprodução
Endrick como segundo atacante e Breno na referência
Sem a referência de Rony, o Palmeiras passou a jogar com um ataque móvel. Não há mais um ponto que prende a bola. O time se movimenta mais, incluindo Endrick: a estrela que irá para o Real Madrid no ano que vem joga nas costas dos volantes, nunca perto dos zagueiros. Assim ele pega a bola e tem mais espaço para tabelar ou driblar. Quem faz o papel de prender a zaga adversária é Breno Lopes, jogador "ressucitado" por Abel e fundamental na sequência.
Endrick joga nas costas dos volantes, com mais espaço — Foto: Reprodução
Endrick joga nas costas dos volantes, com mais espaço — Foto: Reprodução
Movimentação maior no ataque
A liberdade dada a Endrick só é possível porque o Palmeiras preenche espaço de forma mais inteligente. Quando ele sai lá da frente e busca a bola, outros jogadores "trocam de posição", como Zé Rafael faz no lance. Assim, a marcação sempre fica presa, o que aumenta as chances de não marcar a jogada de ataque do Palmeiras. Breno Lopes e os alas, mais participativos, contribuem para essa movimentação maior.
Palmeiras tem maior movimentação no ataque no 5-2-3 — Foto: Reprodução
Palmeiras tem maior movimentação no ataque no 5-2-3 — Foto: Reprodução
O Palmeiras terá duas semanas para recuperação e treinos antes de entrar em campo novamente, por conta da pausa para a Data Fifa.
O próximo jogo será contra o Fortaleza, no Castelão, no dia 26 de novembro. Botafogo e Bragantino entrarão em campo até lá para os jogos restantes. Se nenhum deles vencer, o Verdão confirma a liderança do campeonato.
+ Veja outras notícias do Palmeiras
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge
3078 visitas - Fonte: ge
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026