O Brasileirão 2023 caiu no colo do Palmeiras! E justificando o posto de equipe mais regular e sólida do país nas últimas três temporadas, o Verdão parece muito próximo de levantar o bicampeonato, o que seria o seu 12º título nacional. Na noite desta quarta-feira, confirmou o favoritismo e venceu sem maiores problemas o rebaixado América no Allianz Parque.
A depender dos resultados de Botafogo, Atlético Mineiro e Flamengo na próxima rodada, o Verdão pode garantir o caneco já no próximo domingo, caso vença o Fluminense, novamente em casa. A exemplo do que já havia feito contra Internacional, Athletico Paranaense e Botafogo, Endrick foi a principal peça do Palmeiras em um jogo nesta arrancada final de competição.
Escalações
Abel Ferreira não teve Mayke, Luan e Gustavo Gómez. Naves entrou na zaga e Rony voltou a receber oportunidade como titular. O esquema com três zagueiros foi desfeito e Marcos Rocha atuou como lateral. Endrick começou aberto pela direita.
O interino Diogo Giacomini montou o América no 5-3-2. Danilo Avelar voltou a equipe e formou a zaga com Éder e Júlio César. Everaldo foi sacado. Juninho foi outro a retornar depois de suspensão. Alê voltou para o banco. Rodriguinho reassumiu a ala-direita no lugar de Daniel Borges.
Como Palmeiras e América iniciaram o jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão 2023 — Foto: Rodrigo Coutinho
Como Palmeiras e América iniciaram o jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão 2023 — Foto: Rodrigo Coutinho
O jogo
Desde o primeiro minuto de jogo o Palmeiras não deu a menor chance para o azar e impôs o seu futebol de líder contra o lanterna do campeonato. O gol de Endrick, marcado ao aproveitar rebote de falta batida por Raphael Veiga na área, serviu para amenizar qualquer tipo de ansiedade de ver no placar a gritante diferença entre os times em campo.
O camisa 9 começou o jogo bem aberto pela direita, com Marcos Rocha preso a Naves e Murilo fazendo a saída de três, mas não demorou a ser deslocado para o centro do ataque com a precoce lesão de Rony. Artur entrou e passou a realizar a função que o fez se destacar em boa parte da temporada.
O ritmo palmeirense chamou a atenção. Não deixou cair a intensidade em nenhum instante. Circulou a bola com velocidade, da forma que está habituado em seu estádio. Encontrou as rotas de ataque pelo meio e pelos flancos. Teve Piquerez atuante pela esquerda. Raphael Veiga preciso entre as linhas, e Marcos Rocha muito bem na distribuição do primeiro passe.
Palmeiras x América-MG, chute de Endrick para abrir o placar — Foto: Marcos Ribolli
Palmeiras x América-MG, chute de Endrick para abrir o placar — Foto: Marcos Ribolli
Zé Rafael e Richard Rios controlaram o centro do campo com e sem a bola. Ganharam duelos, deram agilidade na construção, recuperaram a posse com velocidade no campo rival. O América não conseguiu produzir nada. Não chutou sequer uma bola na meta palestrina. Pisou pouco no campo de ataque e não apresentou oposição ao avanço paulista.
Naturalmente levou o segundo gol, um tento contra marcado por Éder, em mais uma falta lateral levantada por Raphael Veiga na área. Murilo foi fundamental na disputa da bola, e Endrick, o melhor do 1º tempo, sofreu a falta que originou o lance.
Impressionante o entendimento dos demais jogadores para servir e oferecer movimentos complementares a quem estivesse atuando na referência ofensiva do Palmeiras. Com Rony as jogadas fluíam de um jeito. Já com Endrick o entorno funcionava de forma diferente. Só a repetição de meses de treinamento e o conjunto desenvolvido proporcionam isso.
Palmeiras x América-MG, Raphael Veiga — Foto: Marcos Ribolli
Palmeiras x América-MG, Raphael Veiga — Foto: Marcos Ribolli
Giacomini mexeu triplamente em sua equipe no intervalo. Desfez o esquema com três zagueiros ao sacar Éder. Mastriani e Felipe Azevedo também saíram. Alê, Renato Marques e Everaldo foram a campo. O Coelho passou a atuar num 4-3-3, com Juninho a partir do lado direito, circulando para o meio na tentativa de gerar superioridade numérica contra o Palestra. O time melhorou.
Os mineiros conseguiram ser mais competitivos. O Palmeiras passou a marcar mais dentro do próprio campo também, o que contribuiu com o aumento da posse rival. Criar, porém, não foi a realidade, e apenas um chute de Renato Marques assustou Weverton em todo o 1º tempo. Os anfitriões seguiram mais perigosos, mas desta vez nos contragolpes.
Jori impediu um placar maior com algumas boas defesas. Jhon Jhon e Breno Lopes finalizaram mal duas grandes chances, mas ''Flaco'' López não perdoou no final da partida. Completou para as redes um belo contra-ataque construído por Piquerez e Jaílson. E depois marcou de cabeça em cobrança de escanteio e assistência de Jaílson.
Além da vitória expressiva e da ótima atuação, o Palmeiras teve mais uma boa notícia. Artur apresentou um nível não visto há algum tempo. ''Reforço'' de peso para os últimos dois jogos do campeonato.
2421 visitas - Fonte: ge
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador