Palmeiras cumpre "primeiro protocolo" para confirmar o título

29/11/2023 23:30

Palmeiras cumpre "primeiro protocolo" para confirmar o título

Palmeiras cumpre

O Brasileirão 2023 caiu no colo do Palmeiras! E justificando o posto de equipe mais regular e sólida do país nas últimas três temporadas, o Verdão parece muito próximo de levantar o bicampeonato, o que seria o seu 12º título nacional. Na noite desta quarta-feira, confirmou o favoritismo e venceu sem maiores problemas o rebaixado América no Allianz Parque.

A depender dos resultados de Botafogo, Atlético Mineiro e Flamengo na próxima rodada, o Verdão pode garantir o caneco já no próximo domingo, caso vença o Fluminense, novamente em casa. A exemplo do que já havia feito contra Internacional, Athletico Paranaense e Botafogo, Endrick foi a principal peça do Palmeiras em um jogo nesta arrancada final de competição.

Escalações

Abel Ferreira não teve Mayke, Luan e Gustavo Gómez. Naves entrou na zaga e Rony voltou a receber oportunidade como titular. O esquema com três zagueiros foi desfeito e Marcos Rocha atuou como lateral. Endrick começou aberto pela direita.

O interino Diogo Giacomini montou o América no 5-3-2. Danilo Avelar voltou a equipe e formou a zaga com Éder e Júlio César. Everaldo foi sacado. Juninho foi outro a retornar depois de suspensão. Alê voltou para o banco. Rodriguinho reassumiu a ala-direita no lugar de Daniel Borges.

Como Palmeiras e América iniciaram o jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão 2023 — Foto: Rodrigo Coutinho

Como Palmeiras e América iniciaram o jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão 2023 — Foto: Rodrigo Coutinho

O jogo

Desde o primeiro minuto de jogo o Palmeiras não deu a menor chance para o azar e impôs o seu futebol de líder contra o lanterna do campeonato. O gol de Endrick, marcado ao aproveitar rebote de falta batida por Raphael Veiga na área, serviu para amenizar qualquer tipo de ansiedade de ver no placar a gritante diferença entre os times em campo.

O camisa 9 começou o jogo bem aberto pela direita, com Marcos Rocha preso a Naves e Murilo fazendo a saída de três, mas não demorou a ser deslocado para o centro do ataque com a precoce lesão de Rony. Artur entrou e passou a realizar a função que o fez se destacar em boa parte da temporada.

O ritmo palmeirense chamou a atenção. Não deixou cair a intensidade em nenhum instante. Circulou a bola com velocidade, da forma que está habituado em seu estádio. Encontrou as rotas de ataque pelo meio e pelos flancos. Teve Piquerez atuante pela esquerda. Raphael Veiga preciso entre as linhas, e Marcos Rocha muito bem na distribuição do primeiro passe.

Palmeiras x América-MG, chute de Endrick para abrir o placar — Foto: Marcos Ribolli

Palmeiras x América-MG, chute de Endrick para abrir o placar — Foto: Marcos Ribolli

Zé Rafael e Richard Rios controlaram o centro do campo com e sem a bola. Ganharam duelos, deram agilidade na construção, recuperaram a posse com velocidade no campo rival. O América não conseguiu produzir nada. Não chutou sequer uma bola na meta palestrina. Pisou pouco no campo de ataque e não apresentou oposição ao avanço paulista.

Naturalmente levou o segundo gol, um tento contra marcado por Éder, em mais uma falta lateral levantada por Raphael Veiga na área. Murilo foi fundamental na disputa da bola, e Endrick, o melhor do 1º tempo, sofreu a falta que originou o lance.

Impressionante o entendimento dos demais jogadores para servir e oferecer movimentos complementares a quem estivesse atuando na referência ofensiva do Palmeiras. Com Rony as jogadas fluíam de um jeito. Já com Endrick o entorno funcionava de forma diferente. Só a repetição de meses de treinamento e o conjunto desenvolvido proporcionam isso.

Palmeiras x América-MG, Raphael Veiga — Foto: Marcos Ribolli

Palmeiras x América-MG, Raphael Veiga — Foto: Marcos Ribolli

Giacomini mexeu triplamente em sua equipe no intervalo. Desfez o esquema com três zagueiros ao sacar Éder. Mastriani e Felipe Azevedo também saíram. Alê, Renato Marques e Everaldo foram a campo. O Coelho passou a atuar num 4-3-3, com Juninho a partir do lado direito, circulando para o meio na tentativa de gerar superioridade numérica contra o Palestra. O time melhorou.

Os mineiros conseguiram ser mais competitivos. O Palmeiras passou a marcar mais dentro do próprio campo também, o que contribuiu com o aumento da posse rival. Criar, porém, não foi a realidade, e apenas um chute de Renato Marques assustou Weverton em todo o 1º tempo. Os anfitriões seguiram mais perigosos, mas desta vez nos contragolpes.

Jori impediu um placar maior com algumas boas defesas. Jhon Jhon e Breno Lopes finalizaram mal duas grandes chances, mas ''Flaco'' López não perdoou no final da partida. Completou para as redes um belo contra-ataque construído por Piquerez e Jaílson. E depois marcou de cabeça em cobrança de escanteio e assistência de Jaílson.

Além da vitória expressiva e da ótima atuação, o Palmeiras teve mais uma boa notícia. Artur apresentou um nível não visto há algum tempo. ''Reforço'' de peso para os últimos dois jogos do campeonato.


2421 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade