Era noite de quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2023, quando Estêvão afundou as chuteiras no gramado do Mineirão. O sorriso era o mesmo. A ânsia era nova. Pela primeira vez, aos 16 anos, o atacante vestiu a camisa do Palmeiras como profissional e estreou para abrir as portas de uma nova etapa da própria vida: tornou-se campeão brasileiro e principal joia do Verdão para 2024.
Nascido em Franca, no interior de São Paulo e a 400km da capital, Estêvão Willian deixou a cidade aos oito anos para apostar no futebol. Era acompanhado do pai, Ivo Gonçalves, que foi também seu primeiro treinador, organizando atividades e levando-o para os campos. Um pai que não vingou na carreira de atleta e, por isso, ver o filho é como uma realização particular.
– A gente projetou, sonhou, saímos daqui de Franca, e eu sempre colocava isso na vida dele: "Um dia você vai estrear no profissional, um dia você vai jogar". E aconteceu. Eu estava na arquibancada e é uma das maiores emoções que eu tive na vida – contou ao ge.
+ Por que Palmeiras recusou mais de R$ 200 milhões por Estêvão
De férias após título brasileiro, Estêvão curte férias com a família
A primeira oportunidade do meia-atacante surgiu ainda criança, na escolinha de esportes e no campo pelo Cruzeiro. Foi neste período que terminou batizado com o apelido deixado para trás: Messinho. O motivo? Era a velocidade e habilidade no drible curto, além da inspiração do atleta no argentino.
– O Estêvão tem uma qualidade muito diferente com a bola, porque a prende ao pé com muita velocidade, daí o apelido de Messinho – disse João Paulo Sampaio, diretor da base do Palmeiras , ao jornal espanhol AS neste ano.
– Ele não quer o apelido, chama-se Estêvão. Mas é incrível, muito parecido com Léo. Tem potência na bola parada, é canhoto também. Muito parecido. Não fisicamente, mas faz coisas que lembram Messi. É um fenômeno. O próximo Bola de Ouro – completou o empresário do atleta, Andre Cury, também ao AS.
+ Hino, base e Jordan: conheça nova técnica do time feminino
Estevão William ainda criança na base do Cruzeiro — Foto: Reprodução
Estevão William ainda criança na base do Cruzeiro — Foto: Reprodução
Ao completar 14 anos, em 2021, o meia-atacante - que estava sendo citado na polêmica de contratos assinados por Itair Machado, com o Cruzeiro cedendo direitos de crianças - pôde assinar o primeiro vínculo de iniciação esportiva e assim trocou Minas Gerais por São Paulo , para acertar com o Palmeiras .
Estevão Willian usa a 10 e é tratado como grande promessa no Cruzeiro
No Verdão, não demorou a se destacar pela velocidade, capacidade de drible e maturidade nas tomadas de decisão. São seis títulos desde então, entre Paulista Sub-15 e Sub-17, dois Brasileiros e duas Copas do Brasil Sub-17. E assim recebeu a primeira convocação para a seleção e a primeira chamada para disputar o Mundial.
Fez três gols e deu três assistências, até ser eliminado nas quartas de final para a Argentina. Mesmo sem o pódio, Estêvão brilhou e estampou o nome em páginas dos jornais estrangeiros. O Marca, da Espanha, o chamou de "Fenômeno", enquanto o AS comparou o estilo com Neymar e escreveu, após o hat-trick na goleada por 9 a 0 sobre a Nova Caledônia: "O Brasil tem um novo gênio".
Matéria no Marca após atuação de Estêvão no Mundial Sub-17 — Foto: Reprodução
Matéria no Marca após atuação de Estêvão no Mundial Sub-17 — Foto: Reprodução
Não à toa, Estêvão surge no Palmeiras visto com potencial para ser um dos grandes atletas do futebol mundial . Tem contrato profissional desde os 16 anos, válido até abril de 2026 - no tempo máximo permitido pela Fifa nesta idade - e com uma multa de 45 milhões de euros .
O Verdão chegou a receber uma oferta do Paris Saint-Germain, inclusive, mas não quis. O PSG havia oferecido uma proposta casada por Estêvão e Endrick, com 50 milhões de euros fixos e mais 30 milhões de euros em bônus. Pouco depois, Endrick foi vendido ao Real Madrid em uma transferência que pode chegar até 72 milhões de euros.
Com dois gols de Estevão, Brasil vai às quartas do Mundial sub-17
Estêvão tem acompanhamento com nutricionista e preparação física em trabalhos complementares para auxiliar no seu desenvolvimento. Bem quisto por Abel Ferreira, passou a participar dos treinos no fim do Brasileiro, foi relacionado contra o América-MG, dia 29 de novembro, pela primeira vez e estreou uma semana depois, contra o Cruzeiro.
– Tenho muito a aprender no ano que vem ainda e está sendo um contato muito incrível. Eles têm me tratado muito bem, me acolhido muito bem lá dentro – conta o atleta.
O meia-atacante deve integrar o elenco do Palmeiras na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, e voltar a aparecer pelo profissional no Campeonato Paulista. Dando apenas os primeiros passos de uma caminhada que nutre expectativas.
– A geração do Estêvão, Endrick, Luis Guilherme, Fabinho, é muito bem formada. Acredito que o Brasil não sei se agora, mas nos próximos cinco ou 10 anos vai ter uma geração muito boa, mas vai ter que ter paciência para esperar – disse Abel Ferreira, logo após promover a estreia do garoto.
+ Veja outras notícias do Palmeiras
Estêvão com a taça de campeão brasileiro pelo Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Estêvão com a taça de campeão brasileiro pelo Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Mais lidas do ge
fluminense
Esposa de Ganso diz que Haaland se recusou a tirar fotos com filhos de jogadores do Fluminense
fluminense
John Kennedy, do Fluminense, explica luta para andar na linha e quer conhecer o ídolo Romário
corinthians
Diretor do Corinthians diz: 'Acabou a farra de Palmeiras e Flamengo, seremos competitivos'
mundial de clubes
Jornal inglês compara Fluminense a equipe de aposentados
futebol
Renato Gaúcho diz que é contra e critica estilo de Fernando Diniz: 'Roleta-russa'
?? Ouça o podcast ge Palmeiras ??
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge


Palmeiras recebe proposta astronômica por Vitor Roque
Palmeiras e Guarani se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão: Confira onde assistir ao duelo
Palmeiras x Guarani; Saiba onde assistir
Provável escalação do Palmeiras! Abel faz grandes mudanças no time titular para decisão no Paulistão
Palmeiras x Capivariano: onde assistir
BOMBA: Palmeiras apresenta proposta por Nino, do Zenit
GOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O INTER
Investigado! Conselheiro se afasta do Palmeiras após investigações da PF por fraude!
BOMBA: Palmeiras eleva oferta e avança por Nino, do Zenit