Como Abel Ferreira fez ex-Botafogo brilhar na Europa após ligação, "questionário" em apresentação e papo privado

24/12/2023 06:27

Como Abel Ferreira fez ex-Botafogo brilhar na Europa após ligação, "questionário" em apresentação e papo privado

Como Abel Ferreira fez ex-Botafogo brilhar na Europa após ligação,

  • Guilherme Moreno
  • 24 de dez, 2023, 06:00
  • Email
  • Em três anos de Palmeiras , Abel Ferreira conquistou nove taças. Para além dos troféus, o português é reconhecido pelo trabalho feito com os atletas, fazendo com que jogadores questionados pela torcida passem a ter papel fundamental em seu time. É o caso do atacante Murilo.

    Em entrevista ao ESPN.com.br , o ex-atacante do Botafogo , que trabalhou com o técnico no Braga , contou com detalhes o papel que Abel Ferreira teve em sua carreira, sendo fundamental para sua afirmação em solo europeu.

    Ligação de Abel Ferreira e questionário na chegada

    Ao deixar o Brasil, Murilo chegou em Portugal para atuar no Nacional , equipe da cidade de Cristiano Ronaldo . Por lá, o brasileiro marcou 14 gols e deu três assistências em 41 jogos, levando o time na Ilha da Madeira de volta à primeira divisão.

    As boas atuações chamaram atenção de Abel Ferreira e do Braga. Murilo recebeu uma ligação e um 'chamado' do treinador.

    "Eu lembro que me ligou o diretor, e eu falei com ele por telefone, já estava em Braga, já estava prestes a integrar o grupo. Já deu as boas-vindas, me agradeceu por eu ter escolhido o Braga e que basicamente se eu estivesse disposto a aprender daria muito certo. E eu acabei respondendo isso mesmo: 'Mister, prazer, quero mesmo aprender'. Você vê como o cara é detalhista. Cara, quando eu cheguei os primeiros treinos, ele, o pessoal da comissão, ele sabiam a maioria dos jogos que eu tinha feito no Nacional, na segunda Liga".

    Na chegada, porém, o atacante se impressionou e passou por alguns 'protocolos' inusitados, como um questionário.

    "Na chegada com ele, as primeiras conversas, reuniões, uns quadros gigantes na parede, uns desenhos. Dez estilos de formações possíveis. E ele perguntava. Eu respondi um questionário na chegada. 'Se a gente jogar em 4-4-2, marca onde você se sente melhor. Se jogar num 4-2-3-1, onde se sente melhor? Se a gente jogar numa linha de cinco defensivamente, onde você prefere jogar?'. Então me impressionou assim a maneira dele de trabalhar e, principalmente hoje, eu vejo os jogadores do Palmeiras darem as entrevistas. É exatamente o sentimento que eu tinha de ver assim um cara com uma paixão pelo futebol como ele tem, o cara que chegava de manhã e saía e ele saía seis, sete da noite do estádio lá da Pedreira, lá em Braga. Então tinha muita paixão envolvida nele e as pessoas que ele pega pra trazer ao redor dele."

    "Ele também costuma pegar pessoas que têm muita paixão pelo futebol, então ele adora estar desenhando esquema tático. Ele falava um monte de nome, era tudo com iniciais e eu não sabia o que significava. Extremo, ponta. Também português já tem outros nomes de funções dentro de campo, que é diferente da nossa no Brasil. Então ele faz com que cada jogador seja um treinador em campo. É basicamente isso, que o jogador seja um treinador em campo, que saiba se a jogada está do outro lado."

    Conversa privada

    Antes de se tornar peça importante de Abel Ferreira no Braga, Murilo passou boa parte do tempo no banco de reservas. Certa vez, chegou a chamar o treinador para um conversa privada. E a resposta do Mister o impressionou, o deixando ainda mais à vontade e com gana de se provar.

    "Imagina, eu vim do Nacional, cheguei no Braga, um time super montado. Óbvio que não ia chegar um jogador titular. Treinador nenhum faz isso, até porque o Braga já vinha numa estrutura boa financeira, diferente dos nossos clubes brasileiros. Não precisava vender jogador, era manter e reforçar. Lembro uma conversa que eu tive com ele que eu estava treinando muito bem, sempre no banco e não entrava. Às vezes entrava 15 minutos, 20 minutos e incendiava o jogo muito bem. Só que a titularidade não chegava. Aí teve o final de um treino. E você sabe (que está bem), as notícias, matérias e tal, eu o chamei. A gente treinou no estádio mesmo e eu falei: 'Mister, eu posso falar contigo?'. E ele: 'Pode, claro'. E aí eu fui lá no canto, assim fiquei conversando com ele", contou.

    "O chamei para uma conversa e talvez ele fosse achar que eu fosse cobrar alguma coisa. Tipo, por que eu não estou jogando? E eu nunca fui assim. Eu sempre fui um cara respeitador de treinador. Eu simplesmente fiz o caminho inverso. Perguntei: 'Mister, o que que eu posso melhorar? O que eu posso fazer a mais para eu estar mais perto do 11?'. Em poucas palavras, ele falou: 'Mais nada. Tempo'. Entendeu? Então eu sabia que já estava num nível igual a quem estava jogando naquele momento e que estava pronto para jogar simplesmente. Estava pronto, era tempo. E deu duas semanas. Calhou de eu entrar no time e, enfim, já entrei fazendo gol e tudo mais. A gente teve um jogo em Setúbal, se não me engano, foi no primeiro como titular, ou contra o próprio Nacional, 'lei do ex' aí, que eu já marquei, em seguida nos jogos também marcando e dando assistência. E aí em diante com ele não saí mais do time", completou.


    Na temporada 2018-19, Murilo realizou 19 jogos sob o comando de Abel Ferreira. Ao todo, foram três gols e uma assistência, ajudando o Braga terminar o Campeonato Português na colocação, indo para a Europa League .

    Atualmente, o atacante é peça fundamental do Gil Vicente . Na temporada 2023-24, o jogador de 29 anos já anotou um gol e distribuiu duas assistências em 13 jogos.


    2841 visitas - Fonte: espn

    Mais notícias do Palmeiras

    Notícias de contratações do Palmeiras
    Notícias mais lidas

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
    publicidade