"Desesperador": como defesa de Weverton contra Tiquinho Soares inflamou vestiário do Palmeiras

27/12/2023 11:12

"Desesperador": como defesa de Weverton contra Tiquinho Soares inflamou vestiário do Palmeiras

Rogério Godoy não conseguiu acreditar no que viu. Sentiu a ânsia no estômago e estava vidrado na televisão, dentro do vestiário do Nilton Santos, quando Rony derrubou Tiquinho Soares, e o árbitro Braulio da Silva Machado marcou pênalti para o Botafogo.

O preparador de goleiros olhou o cronômetro na tela: 36 minutos do segundo tempo, e o Palmeiras perdia por 3 a 1. Parecia a despedida do sonho.

É um lance desesperador. Eu ajoelhei nos pés da santa e orei.
— conta Rogério, revelando a promessa feita à santa que carregam com o time.
Weverton no aquecimento para Cruzeiro x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Weverton no aquecimento para Cruzeiro x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp

Estava tudo estudado, então restava torcer pela defesa de Weverton, conta o preparador de goleiros do Palmeiras . Sem poder entrar em campo, devido ao limite de vagas para a comissão técnica, Rogério Godoy estava entre os funcionários quando Tiquinho Soares chutou e parou nas mãos do goleiro alviverde.

O vestiário explodiu, estávamos acho que umas oito ou nove pessoas, o pessoal de apoio todos ali esperando a cobrança. Foi como a comemoração de um título.
— recorda.

Aos 37 min do 2º tempo - defesa difícil de Weverton sobre pênalti de Tiquinho Soares do Botafogo contra o Palmeiras

Mais notícias do Palmeiras : + Palmeiras avança pela contratação de Caio Paulista + Rony fala sobre sondagens

Rogério Godoy, preparador de goleiros do Palmeiras, com o técnico Abel Ferreira após o título brasileiro — Foto: Cesar Greco

Rogério Godoy, preparador de goleiros do Palmeiras, com o técnico Abel Ferreira após o título brasileiro — Foto: Cesar Greco

+ Palmeiras vê consultas de europeus por Luis Guilherme aumentarem

E de certa forma realmente o foi. Nos 20 minutos seguintes à defesa de Weverton, as redes balançaram para Endrick, Flaco López e Murilo, selando a virada histórica do Palmeiras , por 4 a 3, sobre o Botafogo, então líder do Brasileirão.

A vitória reduziu a diferença de pontos entre os times para três - o Alvinegro com um jogo a menos -, e marcou o início da arrancada alviverde pela taça.

– Fiz uma promessa e mais uma vez a santa me atendeu. Weverton precisava parar com esse estigma. Estou aqui desde 2020, foram seis ou sete decisões de pênalti. Ganhamos apenas duas, mas de todas que perdemos, apenas uma o Weverton não pegou pênalti. E ele vinha sendo cobrado que em tempo normal não pegava pênalti.

Eu dizia: "Meu filho, a hora certa vai chegar". E não teve como presentear numa hora mais certa, porque se a gente perde para o Botafogo, a diferença ficaria muito difícil de alcançar.
— completa Rogério.

Palmeiras aplica virada épica e diminui distância pro Botafogo

+ Como Palmeiras superou concorrência por Rodrigues

Era dia 12 de novembro de 2023 quando se confirmou a ultrapassagem: o Botafogo empatou com o Bragantino pela 34ª rodada, e o Palmeiras venceu o Internacional para assumir a liderança do Brasileiro, de onde não saiu mais.

O Abel nunca deixou desistir. Ele usa bem as palavras e fala: "Vocês nasceram para fazer história nesse clube. Não sei se a gente vai conseguir repetir em outras casas, mas aqui vocês nasceram para fazer história."
— revela o preparador.

Festa do Palmeiras vira a madrugada; time foi campeão do Brasileirão pela 12ª vez

  • Campanha do Palmeiras após o confronto direto: 14 pontos, sendo quatro vitórias, dois empates e uma derrota (para o Flamengo)
  • Campanha do Botafogo após o confronto direto: cinco pontos, sendo cinco empates e três derrotas (foram oito jogos por conta de um atrasado, contra o Fortaleza.
  • Trabalhando nos bastidores do clube e acolhido pela comissão técnica portuguesa, Rogério Godoy chegou a 10 títulos pelo Palmeiras com o dodecacampeonato. E a promessa, feita aos pés da santa no momento de desespero, está paga.

    Foram algumas cestas básicas para as pessoas que trabalham conosco com o Palmeiras que ganham um pouco menos. A gente tenta ajudar de maneira mais carinhosa.
    — conta Rogério.
    Rogério Godoy, preparador de goleiros do Palmeiras, e Weverton antes do jogo contra o Barcelona-EQU — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

    Rogério Godoy, preparador de goleiros do Palmeiras, e Weverton antes do jogo contra o Barcelona-EQU — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

    Confira outras partes da entrevista com Rogério:

  • Como avalia o desempenho de Weverton no ano?
  • Acho que como todos no futebol a gente vai ter altos e baixos. Nossa equipe teve altos e baixos durante o Brasileiro. Das competições, acontece de estar muito bem em umas situações e não tão bem em outras. Acho que começamos muito bem, o Weverton foi muito decisivo no Paulista e na Supercopa."

    – No Brasileiro, conseguimos render, ter regularidade. É um atleta de muita regularidade. É o conjunto da obra, nossa equipe trabalha forte na marcação, o sistema defensivo começa com os atacantes. Uma colaboração de toda a equipe. 35 jogos de 68 sem tomar gol é uma grande marca. Mostra o comprometimento do Weverton e de todos os atletas.

    – Tem um lema que é nada resiste ao trabalho. Da minha parte, tem que passar tranquilidade, dizer que a hora certa vai chegar, e trabalhar. Esperar acontecer. Aconteceu no melhor momento do ano.

    Craque do jogo, Weverton celebra título de campeão brasileiro: "O preço foi alto"

  • Como é feita a preparação para essas disputas de pênalti?
  • – A gente tem todos os dados no CIP, o Centro de Inteligência do Palmeiras , comandado pelo Rafael (Costa). A gente recebe esses dados e junto faz uma análise. Eu, da minha maneira de trabalhar, sempre vou mostrar as opções que tem, sinalizar percentuais, mas passo ao atleta que a percepção dele no momento é o mais importante.

    – Eu acho que o Tiquinho batia pênalti para o outro lado, não tenho certeza. Mas acho que batia mais do outro lado.

    Tiquinho em Botafogo x Palmeiras — Foto: André Durão/ge

    Tiquinho em Botafogo x Palmeiras — Foto: André Durão/ge

  • A conquista do Brasileiro
  • – Dá para se dizer que foi uma arrancada heroica. Nosso mister, o Abel, bem como sua equipe técnica, João (Martins), (Vitor) Castanheira, (Carlos) Martinho, Tiago (Costa), dá pra dizer que todos somos da mesma casa. Eles não desistem nunca e isso eles vem passando pra gente. O Abel nunca deixou desistir do Brasileiro. Sempre falou que teríamos uma ou outra competição e o Brasileiro é extenso, ainda estaria jogando até a última rodada.

    Abel Ferreira visita biblioteca comunitária em Santo André, São Paulo

  • Os bastidores do vestiário
  • – Fico feliz que tenho essa responsabilidade de dar uma agitada no vestiário, os atletas gostam, a comissão me passa confiança de dar uma aquecida neles, nos motores (risos). Como sai de dentro do coração, as palavras sempre são fortes e entendo que são bem aceitas por todo mundo.

  • Há um discurso que marcou?
  • A deste ano… Acho que todos os anos sempre tem alguma que marca mais. A deste ano foi um jogo antes de a gente tomar a liderança (contra o Internacional, na Arena Barueri). Eu falei: temos que dormir na liderança do campeonato, e a gente assumiu. Os resultados das outras equipes não vieram e a gente acabou ficando de líder."

    Palmeiras vence Internacional e dorme na liderança do Brasileirão

  • Houve momentos difíceis ao longo desta temporada. Como essa comissão trabalha para lidar com a adversidade?
  • Abel usa bem as palavras e ele fala que: "Vocês nasceram para fazer história nesse clube". Ele diz: "Não sei se a gente vai conseguir repetir em outras casas, mas aqui vocês nasceram pra fazer história nesse clube.

    – Realmente é uma família, todo mundo tenta se ajudar, tentar produzir o máximo no dia a dia e na minha opinião a gente sempre vai querer mais. A grandeza do Palmeiras nos cobra títulos e estamos tentando aproveitar esse momento histórico do clube.

    Endrick e Weverton falam sobre virada histórica do Palmeiras

  • Weverton e Lomba são mais conhecidos pela torcida, mas o que se pode dizer sobre Mateus e Kaique?
  • Não posso deixar em branco, não falar do Lomba, exemplo de profissional. Indicação minha, conhecia de enfrentar nos Gre-nais, ele sempre foi muito seguro e estamos muito satisfeitos. Ele colabora com Weverton e com os meninos, dá um toque, ele é mais um treinador também.

    – Mateus é um menino que tem grande potencial, há dois anos fez uma grande Copinha, grande Brasileiro. A gente achou que era importante dar uma rodada pra ficar mais experiente e depois acabou trazendo de volta após o empréstimo. Apesar de ter dois metros de altura, é um guri muito rápido, nos treinos faz grandes defesas. Se ele tiver paciência, o Palmeiras vai ter um grande goleiro.

    – Kaique é talento puro. Goleiro das categorias de base da Seleção, com qualidade diferenciada e ambidestro. Se ele também tiver paciência, que tem que ter um pouquinho, acredito que o Palmeiras ali na frente vai colher frutos com os dois meninos.

    Kaíque durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

    Kaíque durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco

  • E sobre a longevidade de Weverton e Lomba?
  • Quando falo de atletas e vou citar os dois mais experientes, não que os meninos não sejam, são muitos trabalhadores, mas os dois atletas são incansáveis. A gente dá desafios durante a semana, sou meio chato com meu trabalho, a gente tira o couro deles e eles gostam disso. Sabem a necessidade desse trabalho para estarem aptos a fazerem o que querem. São profissionais que com certeza vão estender a carreira por um bom tempo.

  • Que desafios são esses?
  • – Trabalhos de potência, de salto, são trabalhos curtos, mas com intensidade muito alta, então quando começa a semana eu preparo: vai ter isso. São trabalhos que deixam esgotados, não tem condições de fazer um trabalho geral com grupo. Eu divido entre eles, mas é um trabalho que a gente desafia o corpo deles, a mente deles.

    Abel Ferreira discursa para os jogadores do Palmeiras após o título brasileiro — Foto: Cesar Greco

    Abel Ferreira discursa para os jogadores do Palmeiras após o título brasileiro — Foto: Cesar Greco

  • E por último, como é a integração dos profissionais da casa e a comissão técnica portuguesa?
  • Eu tenho que agradecer ao Anderson Barros e Cicero de Souza, ao presidente Galiotte, e ao Buosi, que permitiram que eu continuasse no clube e conseguisse exercer meu trabalho. Agradeço pela oportunidade de continuar naquele momento de transição. Quando há mudanças, tem que mostrar trabalho e acho que foi assim em todas as áreas.

    – É um Jumbo com bons pilotos, comissários, atendentes, porque são ótimos funcionários. Eles começaram a analisar o que tinha e o que não tinha. Se não tivesse bons profissionais, acredito que teriam mudanças.

    – São grandes profissionais e dá pra se dizer, porque ninguém ganha sozinho, eles viram esse grande grupo que estava aqui e do grande trabalho que iriam entregar. Eu vou continuar sendo chato com meus goleiros, sei que gostam da minha maneira de trabalhar, porque queremos vencer.

    – Ao torcedor digo que queremos continuar vencendo. Só fica na história quem vence, quero aproveitar esta grande oportunidade de estar na frente da preparação da Sociedade Esportiva Palmeiras para ser lembrado como um dos grandes preparadores de goleiro da história da academia.

    + Veja outras notícias do Palmeiras

    Abel Ferreira e o preparador de goleiros Rogério Godoy em treino no Palmeiras — Foto: Cesar Greco

    Abel Ferreira e o preparador de goleiros Rogério Godoy em treino no Palmeiras — Foto: Cesar Greco

    Mais lidas do ge

    1
    fluminense

    Esposa de Ganso diz que Haaland se recusou a tirar fotos com filhos de jogadores do Fluminense

    2
    fluminense

    John Kennedy, do Fluminense, explica luta para andar na linha e quer conhecer o ídolo Romário

    3
    corinthians

    Diretor do Corinthians diz: 'Acabou a farra de Palmeiras e Flamengo, seremos competitivos'

    4
    mundial de clubes

    Jornal inglês compara Fluminense a equipe de aposentados

    5
    futebol

    Renato Gaúcho diz que é contra e critica estilo de Fernando Diniz: 'Roleta-russa'

    ?? Ouça o podcast ge Palmeiras ??

    + Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

    50 vídeos


    2679 visitas - Fonte: ge

    Mais notícias do Palmeiras

    Notícias de contratações do Palmeiras
    Notícias mais lidas

    entrevista magistral treinador de goleiro cheio de responsa

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
    publicidade