Palmeiras mantém número baixo de lesões em 2023, mas sofre com perdas de Dudu, Menino e Atuesta

28/12/2023 07:57

Palmeiras mantém número baixo de lesões em 2023, mas sofre com perdas de Dudu, Menino e Atuesta

Palmeiras mantém número baixo de lesões em 2023, mas sofre com perdas de Dudu, Menino e Atuesta

Com o fim de mais uma temporada de títulos, o Palmeiras teve novamente o departamento médico como uma de suas armas para garantir o sucesso em 2023. O balanço feito pelo Espião Estatístico mostra que o Verdão foi o terceiro time que menos sofreu com baixas médicas entre os times da Série A, com apenas 26 casos ao longo do ano, atrás apenas de Vasco (23) e Cuiabá (20).

+ Veja o ranking dos clubes da Série A com mais baixas médicas em 2023

Mesmo com os números positivos, a equipe de Abel Ferreira precisou lidar com desfalques importantes por lesões mais graves na segunda metade da temporada. Foram os casos de Dudu e Gabriel Menino.

O camisa 7 sofreu com uma lesão no menisco e uma ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho direito durante o jogo contra o Vasco e não atuou mais na temporada. Ao todo, foram 20 jogos como desfalque. O volante, por sua vez, teve uma fratura no tornozelo direito no duelo contra o Atlético-MG e ficou fora de 11 jogos consecutivos. Ambos os atletas precisaram passar por cirurgia.

Outro caso bastante grave foi Atuesta , que também sofreu um rompimento do ligamento do joelho direito em um treino ainda no mês de fevereiro e foi desfalque para Abel por 51 jogos oficiais . O volante colombiano foi o atleta com mais jogos como desfalque e só voltou a ser relacionado em novembro.

Atuesta é atleta com mais jogos fora por lesão no Palmeiras; Rony é quem mais foi ao DM — Foto: Espião Estatístico

Atuesta é atleta com mais jogos fora por lesão no Palmeiras; Rony é quem mais foi ao DM — Foto: Espião Estatístico

Rony foi o jogador com mais visitas ao DM: quatro. Foram duas vezes para o tratamento de uma entorse no tornozelo esquerdo e outras duas por conta de fraturas no antebraço direito, uma em abril e outra no fim de novembro. Inclusive, o atleta passou por cirurgia em ambos os casos de fratura. Ao todo, o atacante ficou fora de oito partidas por conta desses problemas.

O levantamento de baixas médicas feito pelo ge foi iniciado em 2016. A temporada de 2022 registrou o menor números de casos do Palmeiras desde o início do balanço. Em 2023, o clube registrou um aumento de 24% em relação ao ano passado, mas ainda abaixo da média das demais equipes da Série A. Veja o número de baixas do clube por ano no gráfico abaixo:

Número de baixas médicas do Palmeiras desde 2016
Fonte: Espião Estatístico

Dos 26 problemas clínicos relatados pelo elenco palmeirense, nove foram na região na coxa, área do corpo com o maior número de lesões registradas. Veja o infográfico abaixo com a distribuição completa:

Locais do corpo com maior incidência de lesão entre o elenco do Palmeiras em 2023 — Foto: Espião Estatístico

Locais do corpo com maior incidência de lesão entre o elenco do Palmeiras em 2023 — Foto: Espião Estatístico

*Colaboraram Camila Alves, Emilio Botta e Thiago Ferri.

Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas no site oficial do Palmeiras e apuradas junto aos setoristas do ge no dia a dia.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2023 até a data da publicação desta matéria: 28 de dezembro. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida oficial por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento. Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos.


4116 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade